Introdução e Funções Administrativas Flashcards

1
Q

Administração

A
  • Conceito objetivo: conjunto dos elementos que compõem o processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle).
  • Conceito subjetivo: corpo dirigente de uma organização responsável pela tomada de decisões estratégicas.
  • Conceito de centro administrativo: o local nas organizações onde se tomam providências administrativas, como as relativas a aspectos legais e registros.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Administração - conceitos

A
  • Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais - Chiavenato.
  • Processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais - Samuel Certo.
  • Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos - James Stoner.
  • Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o uso de recursos para alcançar objetivos de desempenho - John Schermerhorn.
  • Alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente graças ao planejamento, à organização, à liderança e ao controle dos recursos organizacionais - Richard Daft.
  • Ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros - Patrick Montana e Bruce Chamov.
  • Processo dinâmico de tomar decisões sobre o uso de recursos, para realizar objetivos - Antônio Maximiano.
  • Conjunto de atividades de planejamento, organização, coordenação, direção e controle realizadas pelos gestores para alcançar os objetivos da organização de forma eficiente (fazer as coisas de maneira correta) e eficaz (atingir os resultados desejados) - Sobral e Peci.
  • Maneira pela qual se utilizam os diversos recursos organizacionais - humanos, materiais, financeiros, de informação e tecnologia - para alcançar objetivos e atingir elevado desempenho por intermédio das competências disponíveis - Idalberto Chiavenato.
  • Conjunto de atividades dirigidos à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas da organização - Reinaldo Silva.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Escolas

A

As várias definições de administração podem ser convenientemente classificadas em cinco categorias:
1. Escola funcional: contém as visões de McFarland, Henri Fayol e George Terry, que podem ser assim consolidados: “Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação e controle, para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos”.
2. Escola das relações humanas: considera a administração como um processo social, porque as ações administrativas são principalmente concernentes ao relacionamento entre pessoas, mais do que ao direcionamento das atividades. Segundo L. A. Appley, “Administração é o alcance de resultados por meio dos esforços de outras pessoas”.
3. Escola da tomada de decisão: contém como visão principal a dos estudiosos Peter Drucker e Stanley Vence. Segundo Drucker, “Administração é simplesmente o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas predeterminados”.
4. Escola de sistemas: pela teoria de sistemas, “as organizações são sistemas orgânicos e abertos, consistindo da interação e interdependência de partes que têm uma variedade de metas”.
5. Escola contingencial: a administração é situacional; não existe um modo melhor de projetar organizações e administrá-las; os administradores deveriam “desenhar organizações, definir as metas e formular políticas e estratégias de acordo com as condições ambientais prevalecentes”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Paradigmas da Administração (Maximiliano)

A

Paradigmas tradicionais:
* Revolução Industrial: substituição e potencialização do trabalho humano por máquinas.
* Classe operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes.
* Trabalhador especializado: operador de máquinas qualificado apenas para a realização de uma tarefa.
* Tarefas burocráticas.
* Emprego e carreira estáveis.
* Grandes estruturas organizacionais.
* Ênfase na eficiência.
* Interesse da empresa e do acionista. Eficiência.

Paradigmas atuais:
* Revolução Digital: substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores.
* Trabalhadores em serviços do conhecimento e profissionais liberais mais numerosos que os operários clássicos.
* Grupo de trabalhadores autogeridos e polivalentes com educação de nível superior.
* Tarefas planejadas e programadas.
* Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal, empreendedorismo.
* Estruturas organizacionais enxutas.
* Ênfase na competitividade.
* Ética e responsabilidade social (ecoeficiência), cidadania empresarial e governança corporativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Paradigmas da Administração (Maximiliano) - principais mudanças

A
  • Mudança no papel dos chefes - Nos paradigmas tradicionais é impossível administrar sem a presença de chefes. A partir dos anos 80, a busca por maior eficiência, as empresas achataram a pirâmide hierárquica, simplificaram os processos de trabalho, promoveram o aumento de produtividade e diminuíram a quantidade de chefes, delegando funções e poderes de decisão para funcionários operacionais (empowerment).
  • Competitividade - A expansão das empresas multinacionais, facilidade de transportes, a eliminação de restrições alfandegárias e tributárias e a formação de blocos econômicos (Mercosul e União Europeia, por exemplo), criaram um mercado competitivo mundial.
  • Interdependência e visão sistêmica mundial - A globalização também tomou os países e empresas nacionais interdependentes. Problemas econômicos em um país deixam de ter raio de alcance local e passam a ser global, criando a necessidade de administração global.
  • Administração informatizada - A partir de 1990, principalmente, a tecnologia da informação passou a estar presente em todos os processos administrativos, produtivos e operacionais. Ela tornou-se uma das pedras fundamentais de sustentação da administração.
  • Administração empreendedora - O desemprego aumentou significativamente desde 1990. Esta perda de emprego e a falta de expectativas estimularam muitas pessoas a abrirem seus próprios negócios. Porém é importante destacar que o pensamento voltado para o empreendedorismo não se limita apenas a abrir novos negócios, mas a desenvolver o espírito visionário a cada dia, de modo a procurar inovações e mudanças que tragam resultados para a organização e seus negócios. Mesmo dentro das grandes empresas, é necessário o espírito empreendedor por parte dos funcionários.
  • Foco no cliente - Até os anos 1950, as empresas não precisavam se preocupar com os clientes, porque o que era produzido era vendido, já que a demanda era bem maior que a oferta. A partir da segunda metade do século XX e, principalmente, dos anos 1990 até os dias atuais, o foco no mercado e no cliente passou a ser critério de sobrevivência. Diversas forças contribuíram para essa mudança: a concorrência nacional e internacional, as leis de defesa do consumidor e a informação da sociedade em relação aos seus direitos. A competitividade tomou o cliente a peça mais importante dentro da organização. É preciso saber quais as preferências e o nível de satisfação dos clientes.
  • Meio ambiente - Desde a Revolução Industrial identificou-se que a poluição vem destruindo o meio ambiente. A degradação do meio ambiente fez com que as organizações passassem a se preocupar fortemente com a sua preservação. As legislações ambientais passaram a considerar o impacto que as embalagens de produtos, a localização de fábricas, a construção de estradas, por exemplo, causam ao meio ambiente e ao ecossistema. Passou-se a fazer controle de eliminação de gases e produtos poluentes, desmatamentos etc. Um ponto importante em qualquer plano de negócios é o estudo de impacto ambiental.
  • Qualidade de vida - Nos primórdios da administração, não havia muitas preocupações com os funcionários. Atualmente, dados os resultados de pesquisas e experiências realizadas em várias empresas, as organizações têm buscado oferecer não somente as condições materiais, mas também as psicológicas no ambiente de trabalho, de modo a proporcionar a qualidade de vida. Ações como planos de saúde, educação do empregado e da família, benefícios, participação no resultados e delegação de tarefas são praticadas nas organizações do século XXI.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Áreas da Administração (Chiavenato)

A

Para administrar, a organização utiliza 5 áreas básicas, cada qual administrando um tipo específico de recurso:
1. Produção ou operações: é a área relacionada com a administração dos recursos materiais e físicos, isto é, relacionadas com a produção de bens ou com a prestação de serviços da empresa. São as funções ligadas à fabricação dos produtos ou à realização dos serviços prestados pela empresa;
2. Marketing: é a área relacionada com a administração dos recursos mercadológicos, isto é, com a comercialização ou venda dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Constitui a área de relacionamento da empresa com seu mercado e com seus clientes;
3. Finanças: é a área relacionada com a administração dos recursos financeiros da empresa, isto é, com a busca e gestão do capital e dos valores monetários;
4. Recursos humanos: é a área relacionada com as pessoas que trabalham na empresa, isto é, com o seu pessoal, desde o presidente até o operário. Recentemente, esta área está recebendo outras denominações, como gestão de pessoas, gestão de talentos, gestão do capital humano para eliminar a ideia de que as pessoas são meramente recursos ou ativos da empresa. São elas que dão inteligência - e não apenas mão de obra - para o negócio da empresa;
5. Administração geral: é a área relacionada com a integração e sincronização de todas as áreas da empresa, visando um trabalho conjunto e integrado de todos os recursos empresariais. Cuida, portanto, da direção e coordenação de todas as áreas empresariais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Áreas da Administração (Djalma de Oliveira)

A

→ Áreas funcionais fim - Englobam as funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação de recursos em produtos e de sua colocação no mercado. Podem pertencer a essa categoria as seguintes áreas funcionais:
∘ Marketing: é a função relativa à identificação das necessidades de mercado, bem como à colocação dos produtos e serviços junto aos consumidores.
∘ Produção: é a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado.
→ Áreas funcionais meio - Congregam as funções e atividades que proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos em produtos e serviços e sua colocação no mercado. Podem ser desse tipo, para uma empresa industrial e comercial qualquer, as seguintes áreas funcionais:
∘ Administração financeira: é a função relativa a planejamento, captação, orçamentação e gestão dos recursos financeiros, envolvendo também os registros contábeis das operações realizadas nas empresas.
∘ Administração de materiais: é a função relativa a suprimento de materiais, serviços e equipamentos, normatização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos da empresa.
∘ Administração de recursos humanos: é a função relativa a atendimento de recursos humanos da empresa, planejamento e gestão desse recurso, de seu desenvolvimento, benefícios, obrigações sociais etc.
∘ Administração de serviços: é a função relativa a transporte de pessoas, administração dos escritórios, documentação, patrimônio imobiliário da empresa, serviços jurídicos, segurança etc.
∘ Gestão empresarial: é a função relativa ao planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistema de informações.

  • Marketing
    ⤷ Produto:
    ∘ desenvolvimento dos produtos atuais;
    ∘ lançamento de novos produtos;
    ∘ estudo de mercado;
    ∘ forma de apresentação;
    ∘ embalagem.
    ⤷ Distribuição:
    ∘ expedição;
    ∘ venda direta;
    ∘ venda por atacado.
    ⤷ Promoção:
    ∘ material promocional;
    ∘ promoção;
    ∘ publicidade;
    ∘ propaganda;
    ∘ amostra grátis.
    ⤷ Preços:
    ∘ estudos e análises;
    ∘ estrutura de preços, descontos e prazos.
  • Produção
    ⤷ Fabricação:
    ∘ processo produtivo;
    ∘ programação;
    ∘ controle.
    ⤷ Qualidade:
    ∘ planejamento;
    ∘ desenvolvimento;
    ∘ controle.
    ⤷ Manutenção:
    ∘ preventiva;
    ∘ corretiva.
  • Administração Financeira
    ⤷ Planejamento de recursos financeiros:
    ∘ orçamentos;
    ∘ programação das necessidades de recursos financeiros;
    ∘ projeções financeiras;
    ∘ análise do mercado de capitais.
    ⤷ Captação de recursos financeiros:
    ∘ títulos;
    ∘ empréstimos e financiamentos (negociações e contratação de recursos);
    ∘ administração de contratos de empréstimos e financiamentos (prestação de contas aos órgãos financiadores, amortização, correção e encargos financeiros dos contratos).
    ⤷ Gestão dos recursos disponíveis:
    ∘ pagamentos (fundo fixo de caixa, controle de vencimentos, borderôs, reajustes de preços);
    ∘ recebimentos (controle de recebimentos, registros);
    ∘ operações bancárias (abertura/encerramento de contas, transferências, conciliações);
    ∘ fluxo de caixa;
    ∘ acompanhamento do orçamento financeiro.
    ⤷ Seguros:
    ∘ análise do mercado securitário;
    ∘ contratação de apólices;
    ∘ administração de apólices;
    ∘ liquidação de sinistros.
    ⤷ Contábil:
    ∘ contabilidade patrimonial (análise, registro patrimonial, correção monetária, depreciação e amortização do ativo fixo);
    ∘ contabilidade de custos (apropriações, rateios, relatórios de custos);
    ∘ contabilidade geral (demonstrações financeiras, relatórios contábeis, contabilidade de contratos de empréstimos e financiamentos, controle de correntistas).
  • dministração de materiais
    ⤷ Planejamento de materiais e equipamentos:
    ∘ programação das necessidades de materiais e equipamentos;
    ∘ análise de estoques;
    ∘ normatização e padronização;
    ∘ orçamento de compras.
    ⤷ Aquisições:
    ∘ seleção e cadastramento de fornecedores (contatos, coleta de dados sobre fornecedores, avaliação etc.);
    ∘ compras de materiais e equipamentos (licitação, emissão de encomendas, acompanhamento de entregas);
    ∘ contratação de serviços e obras.
    ⤷ Gestão de materiais e equipamentos:
    ∘ inspeção e recebimento (verificação de qualidade, quantidade, especificação etc.);
    ∘ movimentação de materiais (transporte);
    ∘ alienação de materiais e equipamentos;
    ∘ controle de estoques (localização física, controle das entradas, requisições, quantidades em estoque, separação de materiais, armazenagem etc.);
    ∘ distribuição e armazenagem dos materiais e equipamentos (entrega ao requisitante ou a outros almoxarifados).
  • Administração de Recursos Humanos
    ⤷ Planejamento:
    ∘ programação de necessidades de pessoal;
    ∘ análise de mercado de trabalho;
    ∘ pesquisa de recursos humanos;
    ∘ orçamento de pessoal.
    ⤷ Suprimento do quadro:
    ∘ cadastramento de candidatos a emprego;
    ∘ recrutamento;
    ∘ seleção;
    ∘ registro e cadastramento;
    ∘ contratação de mão-de-obra de terceiros.
    ⤷ Gestão de recursos humanos:
    ∘ movimentação de pessoal (transferências, promoções, transformação de vagas, admissões, demissões);
    ∘ cargos e salários;
    ∘ controle de pessoal (ponto, distribuição de efetivo, controle de produtividade);
    ∘ acompanhamento de orçamento de pessoal;
    ∘ relações com sindicatos.
    ⤷ Desenvolvimento de recursos humanos:
    ∘ avaliação de desempenho;
    ∘ acompanhamento de pessoal;
    ∘ treinamento.
    ⤷ Pagamentos e recolhimentos:
    ∘ folha de pagamento;
    ∘ encargos sociais;
    ∘ rescisões de contratos de trabalho;
    ∘ auxílios.
    ⤷ Benefícios:
    ∘ assistência médica;
    ∘ empréstimos e financiamentos;
    ∘ lazer;
    ∘ assistência social.
    ⤷ Obrigações sociais:
    ∘ medicina do trabalho;
    ∘ segurança do trabalho;
    ∘ ações trabalhistas;
    ∘ relatórios fiscais.
  • Administração de serviços
    ⤷ Transportes:
    ∘ planejamento da frota de veículos;
    ∘ normatização do uso dos transportes;
    ∘ administração da frota de veículos (controles, alienações, programação do uso, relatórios sobre acidentes, etc.).
    ⤷ Patrimônio imobiliário:
    ∘ cadastro do patrimônio imobiliário;
    ∘ alienação e locação de imóveis;
    ∘ administração do patrimônio imobiliário (reformas, modificações, construção de edificações, documentação, regularização).
    ⤷ Serviços de apoio:
    ∘ manutenção, conservação e reformas;
    ∘ administração de móveis e equipamentos de escritório (normatização, padronização, controle físico, orçamento, inventário);
    ∘ planejamento e operação do sistema de comunicação telefônica;
    ∘ serviços de zeladoria, limpeza e copa;
    ∘ manutenção da correspondência (recebimento, expedição e classificação, serviços de malote);
    ∘ administração dos arquivos (normatização, padronização e organização de arquivos);
    ∘ serviços de gráfica;
    ∘ relações públicas;
    ∘ segurança;
    ∘ serviços jurídicos;
    ∘ informações técnicas e acervo bibliográfico.
  • Gestão empresarial
    ⤷ Planejamento e controle empresarial:
    ∘ planejamento estratégico/tático/operacional;
    ∘ acompanhamento das atividades da empresa;
    ∘ auditoria.
    ⤷ Sistema de Informação:
    ∘ planejamento de sistemas de informação;
    ∘ desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação;
    ∘ processamento de dados.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Funções administrativas - divisão clássica (Fayol)

A
  • Previsão ou Planejamento - Estabelece os objetivos da organização e desenvolve um plano de ações para alcançá-los, servindo como base para as demais funções.
  • Organização - Coordena os recursos humanos, financeiros e materiais da organização de acordo com o planejamento estabelecido.
  • Comando - Garante que os subordinados executem as tarefas necessárias. Requer relações hierárquicas claras, com influência mútua entre administradores e subordinados, além de definir o grau de participação e colaboração de cada um para alcançar os objetivos.
  • Coordenação - Integra conhecimentos, atividades e pessoas em um processo, projeto ou sistema, estabelecendo prioridades e sequência de atividades para um desenvolvimento harmonioso.
  • Controle - Estabelece padrões e medidas de desempenho para garantir que as ações estejam alinhadas com as expectativas da organização. O controle maximiza a conformidade com as regras e normas estabelecidas.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Funções administrativas - divisão moderna

A
  • Planejamento
    ⤷ estabelecer objetivos e missão;
    ⤷ examinar as alterativas;
    ⤷ determinar os recursos necessários;
    ⤷ criar estratégias para o alcance dos objetivos.
  • Organização
    ⤷ desenhar cargos e tarefas especificas;
    ⤷ criar estrutura organizacional;
    ⤷ definir posições de staff;
    ⤷ coordenar as atividades de trabalho;
    ⤷ estabelecer políticas e procedimentos;
    ⤷ definir a alocação de recursos.
  • Direção
    ⤷ conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais;
    ⤷ estabelecer comunicação com os trabalhadores;
    ⤷ apresentar solução dos conflitos;
    ⤷ gerenciar mudanças.
  • Controle
    ⤷ medir o desempenho;
    ⤷ estabelecer comparação do desempenho com os padrões;
    ⤷ tomar as ações necessárias para a melhoria do desempenho.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Processo administrativo (organizacional)

A
  • Cíclico;
  • Contínuo;
  • Dinâmico;
  • Sistêmico;
  • Interativo.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Níveis da Administração

A
  • Nível institucional
    ⤷ Nível estratégico;
    ⤷ É responsável pela definição dos objetivos e das estratégias da empresa e pelas principais decisões empresariais.
    ⤷ Alta administração: responsáveis pela administração global da organização. Estabelecem políticas operacionais e conduzem a interação da organização com seu ambiente.
    ⤷ Corresponde ao nível mais elevado da empresa, composto dos diretores, dos proprietários ou acionistas e dos altos executivos. São denominados CEO (Chief Executive Officer), “Presidente” ou “Executivo Sênior”, mas os títulos variam de uma organização para outra.
    ⤷ É o mais periférico, visto estar em contato com o ambiente externo.
  • Nível intermediário
    ⤷ É também chamado mediador ou gerencial;
    ⤷ Gerentes Médios ou Intermediários: nesse nível, admite-se incluir mais de um nível hierárquico numa organização. São gerentes responsáveis por outros gerentes e, algumas vezes, por alguns empregados operacionais.
    ⤷ Cuida da articulação interna entre os dois níveis que estão colocados, respectivamente, no topo e na base da organização empresarial.
    ⤷ Corresponde à média administração, coordenando e decidindo que produtos ou serviços serão produzidos no médio prazo.
    ⤷ Cuida também da escolha e captação dos recursos necessários, bem como da distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado.
  • Nível operacional
    ⤷ É também denominado nível técnico ou núcleo técnico;
    ⤷ Gerentes de Primeira Linha: são aqueles responsáveis pelo trabalho de empregados operacionais. Não supervisionam outros administradores.
    ⤷ Está localizado nas áreas inferiores da empresa.
    ⤷ Corresponde à supervisão, coordenando a execução das tarefas de todo o pessoal operacional.
    ⤷ É o nível onde as tarefas são executadas e as operações realizadas: envolve o trabalho básico relacionado diretamente com a produção dos produtos ou serviços da empresa.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Competências duráveis do Administrador (CHA)

A
  • Conhecimento (dimensão teórica): Saber. Possuir ideias, experiências e aprendizagens; buscar informações, manter-se atualizado, reciclar-se constantemente para não se tomar obsoleto ou ultrapassado. O conhecimento não pode ser estático, pois o administrador deve continuar a produzir resultados.
  • Habilidade (dimensão prática): Saber fazer. Ter a capacidade de colocar o conhecimento em ação, desenvolver uma maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações; ter uma visão pessoal sobre as coisas. Ou seja, “aplicar o conhecimento na análise das situações, na solução dos problemas e na condução do negócio”.
  • Atitude (dimensão comportamental): Saber fazer acontecer. Possuir comportamento ativo e proativo; dar ênfase na ação e no fazer acontecer; possuir espírito empreendedor e de equipe; ser um líder.

OBS.: O modelo de Chiavenato adiciona ao CHA a questão do julgamento e decisão (CHA + 1):
* Julgamento: é o saber analisar e avaliar cada situação com clareza, obter dados e informação suficientes para julgar os fatos com espírito crítico, ponderar com equilíbrio, definir prioridades e tomar decisões.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Habilidades do Administrador (Katz e Kahn)

A
  1. Habilidade técnica: relacionadas à execução do trabalho, ao domínio do conhecimento requerido; é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.
  2. Habilidade humana: relacionadas ao relacionamento, às equipes; é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, motivá-las e entendê-las, seja como indivíduos ou como membros de um grupo.
  3. Habilidade conceitual: envolve a tomada de decisões complexas; é a capacidade de coordenar e integrar os interesses e as atividades de uma organização; implica ver a organização como um todo e entender como a dinâmica das partes afeta as demais.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Papeis e Habilidades do Administrador (Mintzberg)

A
  • Papéis interpessoais: abrangem as relações interpessoais, dentro e fora da organização e estão relacionados às habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas, influencia seus subordinados e colaboradores, trabalha com os colegas e superiores e relaciona-se com todas as outras pessoas de sua rede de contatos.
    Os papéis interpessoais advêm diretamente do status e da autoridade formal dos gerentes: eles precisam representar a organização em cerimoniais e atos internos e externos, fazer contatos e liderar pessoas. São papéis interpessoais:
    Representação/Símbolo - envolve todas as atividades de representação; o gerente age como um símbolo e representante da organização, ou seja, age como relações públicas. Papel desempenhado em atos e cerimoniais formais (ex.: falar em público, comparecer a solenidades, relacionar-se com autoridades).
    Líder - permeia todas as atividades gerenciais. Representa todas as tarefas que envolvem persuasão, negociação, motivação. O líder é responsável pelo trabalho de outras pessoas. Como os administradores trabalham com e por meio de outras pessoas, são responsáveis tanto pelos atos dos subordinados quanto pelos próprios. Como os dirigentes contam com subordinados e outros recursos, devem realizar mais do que os não dirigentes. Isso significa ser responsável pela motivação e atuação dos funcionários, responsável pela assessoria, treinamento e deveres associados.
    → *Contato/Elemento de Ligação *- envolve a teia de relacionamentos com chefes, subordinados, pares e pessoas de fora da organização. Por meio dessa teia o gerente é capaz de manter sua equipe integrada a outras equipes.
  • Papéis informacionais: descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações. Mostram como o administrador intercambia e processa a informação dentro e fora das organizações. São papeis desempenhados ao obter, processar e divulgar informações.
    Os papéis informacionais são resultados dos contatos interpessoais. Os gerentes podem não saber tudo, mas tipicamente são bem mais informados do que os subordinados. Eles acessam um conjunto tão variado de informações, que se tomam o centro nervoso da unidade organizacional. São papéis informacionais os de:
    Monitor/Coletor - o administrador acompanha ativamente o ambiente intra e extraorganizacional para obter informações que sejam relevantes para o desempenho da organização.
    Disseminador - em que as informações importantes, coletadas do ambiente, são transmitidas aos membros da organização; como elo privilegiado da rede organizacional, o gerente funciona como disseminador de informações aos subordinados, principalmente as táticas e as estratégicas.
    Porta-voz (interlocutor) - é a difusão da informação interna para o ambiente externo. O gerente, em nome da organização, leva informações para fora da sua unidade ou da organização as informações sobre planos, políticos, ações, resultados, etc.
  • Papéis decisórios: envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou opção. Esses papéis requerem tanto habilidades humanas como conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informação em suas decisões.
    O gerente estabelece uma rede de relações, por meio das quais busca informações para tomar decisões. São quatro os papéis decisoriais propostos:
    Empreendedor - atuação como iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas (ou desejadas) em sua organização. O gerente monitora o ambiente para melhorar sua unidade e promover as alterações necessárias, de forma a adaptá-la às mudanças. Para a execução dos seus projetos, ele pode utilizar delegação, autorização e supervisão dos subordinados.
    Solucionador de Distúrbios ou Problemas - controle de situações que estão parcialmente fora do controle gerencial, tais como imprevistos, crises e conflitos.
    Alocador de Recursos/Administrador de Recursos - esse papel reflete as decisões estratégicas da organização e da unidade. Como autoridade formal, o gerente decide como e onde serão alocados os recursos em sua unidade. Esse papel é inerente à autoridade formal e está presente em qualquer decisão que o gerente tome. Compreende três elementos essenciais, como: a) administrar o próprio tempo; b) programar o trabalho alheio; c) autorizar as decisões tomadas por terceiros.
    Negociador - para concretizar suas estratégias, o gerente realiza negociações tanto com pessoas de dentro, como de fora da organização.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Habilidades do Administrador (Mintzberg)

A

Mintzberg identificou 8 habilidades que um grande administrador deve ter e que estão relacionadas aos 10 papéis gerenciais:
1. Relacionamento com os colegas - mesmo nível hierárquico; capacidade de estabelecer e manter relações formais e informais (negociação, comunicação formal e informal, rede de contatos, política de compreensão e sobrevivência dentro da estrutura de poder), especialmente do mesmo nível hierárquico, para atender aos seus objetivos, ou servir a interesses recíprocos.
2. Liderança - orientação, motivação, uso da autoridade; essa habilidade é necessária para a realização das tarefas que envolvem a equipe de subordinados do gerente.
3. Resolução de conflitos - produz tensão e exige tolerância; habilidade interpessoal de arbitrar conflitos entre pessoas e capacidade de tomar decisões para resolver distúrbios. Essa habilidade exige tolerância às tensões.
4. Processamento de Informações - habilidades de comunicação; relacionados a aprender a construir redes informais e desenvolver habilidades de comunicação.
5. Tomar decisões em condições de ambiguidades - saber decidir e lidar com problemas diversos; representa as situações imprevistas que necessitam de um diagnóstico e exige a capacidade de decidir. O gerente, em muitas situações, lida com inúmeros problemas e precisa tomar as decisões certas em curtos períodos. Ambiguidade é o que acontece quando se tem poucas informações para lidar com essas situações.
6. Locação de Recursos - recursos são sempre escassos; em algumas situações, os recursos são limitados e os gerentes devem decidir quais atividades alocar, considerando essa limitação de acordo com as prioridades.
7. Empreendedorismo - envolve a busca de problemas e oportunidades e a implementação controlada de mudanças organizacionais.
8. Introspecção - relaciona-se com a capacidade de reflexão e autoanálise, de forma que o gerente seja capaz de entender seu cargo e seu impacto sobre a organização, aprendendo com a própria experiência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q
A