Técnicas Administrativas Flashcards
Balanced Scorecard (BSC)
BSC
- metodologia de medição e gestão de desempenho baseada em indicadores.
- conjunto de objetivos que proporciona a todos os colaboradores uma visão rápida e abrangente da estratégia da organização, avaliando tanto perspectivas financeiras como perspectivas não financeiras.
- ferramenta de implementação da estratégia (visão em movimento), não para sua formulação. Ou seja, é um instrumento para transformar estratégia em ação organizacional.
BSC - Perspectivas
(1) Perspectiva financeira - analisa o negócio do ponto de vista financeiro. Relaciona-se normalmente com indicadores tangíveis de lucratividade, como receita líquida, margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros. Indica se a estratégia da empresa está se traduzindo em resultados financeiros.
(2) Perspectiva dos clientes (mercadológica) - nesse ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Essa perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que permitirão atingir resultados superiores no futuro.
(3) Perspectiva de processos internos - identifica os processos críticos que a empresa deve focar para ter sucesso. Ou seja, mapeia os processos que causam o maior impacto na satisfação dos consumidores e na obtenção dos objetivos financeiros da organização. Devem ser melhorados os processos existentes e desenvolvidos os que serão importantes no futuro.
(4) Perspectiva do aprendizado e do crescimento - identifica as medidas que a empresa deve tomar de modo a se capacitar para os desafios futuros. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Dessa forma, as empresas devem treinar e desenvolver seu pessoal, desenvolver sistemas melhores e procedimentos que alinhem os incentivos aos objetivos corretos.
BSC - Papeis
(1) Arquiteto:
* alto executivo da organização;
* responsável pela construção e incorporação do BSC;
* educar e orientar.
(2) Comunicador
* responsável pela comunicação;
* precisa conquistar o apoio e a adesão de todos os membros da empresa em prol da implementação do novo sistema gerencial;
* compreender, aderir e apoiar.
(3) Agente de mudanças
* representante do executivo principal;
* reponsável por adaptar a atividade gerencial à nova realidade vivida pela organização.
* adaptar e moldar.
Certo ou Errado
Uma organização que adota o BSC opta por um modelo de gestão composto, exclusivamente, de medidas financeiras articuladas com a estratégia organizacional de longo prazo.
Errado.
Na verdade, o BSC acaba com qualquer exclusividade das medidas financeiras com
a idealização de um sistema balanceado de quatro diferentes perspectivas.
Certo ou Errado
O BSC é um instrumento integrado à estratégia organizacional embasado em indicadores referentes às perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento.
Certo.
Certo ou Errado
A construção de um BSC em uma organização inclui o estabelecimento da visão da empresa e sua decomposição nas perspectivas financeira, de aprendizado e crescimento, do cliente e de processos internos, além do estabelecimento dos objetivos estratégicos para todas essas perspectivas.
Certo.
Certo ou Errado
No modelo de gestão estratégica BSC, a perspectiva mais relevante é a perspectiva financeira, que mostra o desempenho da empresa e sinaliza se vale a pena manter o negócio.
Errado.
São indicadores balanceados, são 4 perspectivas. Não há uma prevalência de uma sobre a outra.
Certo ou Errado
Nos modelos tradicionais, as medições de desempenho estão focadas na estrutura produtiva, enquanto que, no BSC, existe a preocupação de criar medidas para avaliar o desempenho do ciclo de inovação, operação e pós-venda, permeando toda a cadeia de valor da organização.
Certo.
O BSC inova, amplia o escopo por meio de 4 perspectivas.
Certo ou Errado
As relações de causa e efeito, presentes nas medições do BSC, possibilitam o entendimento de como os indicadores não financeiros direcionam os indicadores financeiros na organização.
Certo.
Há uma relação de causa e efeito entres as 4 perspectivas (3 de cunho não financeiro e 1 de cunho financeiro).
Certo ou Errado
Uma empresa, ao utilizar o BSC, pode incluir um objetivo voltado à dimensão de risco da estratégia em sua perspectiva financeira.
Certo.
O risco da estratégia precisa ser avaliado no aspecto financeiro. Como esse risco vai afetar os resultados financeiros, o balanço, as demonstrações de resultado, etc.
Certo ou Errado
A identificação de fatores como tempo, qualidade, desempenho e serviço é importante na concepção dos clientes, de acordo com o BSC.
Certo.
Tudo aquilo que contribui para a satisfação do cliente é importante nessa perspectiva. Se eu atendo no tempo ideal, com a qualidade esperada etc.
Certo ou Errado
No BSC, a perspectiva do cliente consiste em identificar e tratar os processos mais críticos para que os objetivos dos acionistas sejam alcançados.
Errado.
Essa é a perspectiva dos processos internos.
Certo ou Errado
No que tange ao foco nos recursos humanos, a adoção do BSC possibilita a utilização da remuneração variável.
Certo.
Na perspectiva aprendizado e crescimento, sempre com o olhar no rendimento, no resultado, no retorno que o BSC possibilita, nada mais justificável do que utilizar uma remuneração variável, que esteja vinculada ao desempenho.
Certo ou Errado
A elaboração de um mapa estratégico que contemple as perspectivas clássicas de um balanced scorecard de acordo com Kaplan e Norton terá como primeira perspectiva na base do mapa a que se refere a processos internos.
Errado.
A primeira perspectiva é a financeira. Veja a ordem:
1. Financeira.
2. Clientes.
3. Processos internos.
4. Aprendizado e crescimento.
Certo ou Errado
BSC (balanced score card) é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional, visto que seus fundamentos são balizados em um sistema de indicadores.
Errado.
O BSC serve de apoio ao planejamento estratégico.