Informativo 1098 - STF Flashcards

1
Q

É constitucional a previsão legal de que exige prévia autorização do Advogado-Geral da União para que o membro da carreira possa se manifestar sobre assuntos pertinentes à sua função?

A

Considerando-se a natureza do cargo, é constitucional a necessidade de ordem ou autorização expressa do Advogado-Geral da União para manifestação do advogado público sobre assunto pertinente às suas funções, ressalvadas a liberdade de cátedra e a comunicação às autoridades competentes acerca de ilegalidades constatadas.
STF. Plenário. ADI 4.652/DF, Rel. Min. Roberto Barroso, julgado em 13/6/2023 (Info 1098).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Servidores cuja estabilidade foi adquirida pela regra excepcional do art. 19 do ADCT possuem o direito de se aposentarem no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)?

A

Não. Os beneficiados pela estabilidade excepcional prevista no art. 19 do ADCT não dispõem das vantagens privativas dos servidores ocupantes de cargo efetivo, o que afasta a possibilidade de participação no RPPS.

A partir da EC 20/98, que conferiu nova redação ao art. 40 da CF/88, o vínculo no RPPS é exclusividade dos servidores investidos em cargo efetivo, isto é, aqueles aprovados em concurso público.
STF. Plenário. RE 1.426.306/TO, Rel. Min. Rosa Weber, julgado em 13/6/2023 (Repercussão Geral – Tema 1254) (Info 1098).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Somente os servidores efetivos ou todos os servidores estáveis são vinculados ao RPPS?

A

Somente os servidores públicos civis detentores de CARGO EFETIVO (art. 40, CF, na redação dada pela EC 20/98) são vinculados ao regime próprio de previdência social, a excluir os estáveis nos termos do art. 19 do ADCT e os demais servidores admitidos sem concurso público.

STF. Plenário. RE 1.426.306/TO, Rel. Min. Rosa Weber, julgado em 13/6/2023 (Repercussão Geral – Tema 1254) (Info 1098).

PERCEBA: ESTABILIDADE NÃO É A MESMA COISA DE SER EFETIVO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Se um ministro do STF profere um voto, em seguida o processo é alvo de pedido de vistas e no retorno das vistas o ministro que já havia votado está aposentado, o seu substituto tem direito de votar novamente, substituindo o voto do aposentado?

A

Via de regra, não.

Mas se tiver havido fatos novos, SIM.

O STF afirmou que a preservação do voto do ministro sucedido só deve ocorrer se as condições e circunstâncias levadas a julgamento permanecerem as mesmas.
STF. 1ª Turma. QO no INQ 3.515/DF, Rel. Min. André Mendonça, julgado em 6/6/2023 (Info 1098)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

As provas obtidas por hackers devem ser imediatamente destruídas por serem provas de origem ilícita?

A

Não. Somente um juízo aprofundado de apreciação das provas em cotejo com os demais elementos dos autos é capaz de formar a conclusão necessária quanto a ilicitude ou não das provas e só então, através de uma decisão judicial, pode ser ordenada a destruição dessas provas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

V ou F?
A base de cálculo do PIS/COFINS para as instituições financeiras não deve ser a receita bruta operacional porque nesse conceito estão incluídas receitas outras que não aquelas decorrentes de sua atividade fim.

A

Falso. As receitas brutas operacionais decorrentes da atividade empresarial típica das instituições financeiras integram a base de cálculo PIS/COFINS cobrado em face daquelas ante a Lei nº 9.718/98, mesmo em sua redação original, ressalvadas as exclusões e deduções legalmente prescritas.

STF. Plenário. RE 609.096/RS, RE 1.250.200/SP e RE 800.143/MG, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, redator do acórdão Min. Dias Toffoli, julgados em 13/06/2023 (Info 1098).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

V ou F?
É inconstitucional a lei municipal que delega ao Poder Executivo a avaliação individualizada, para fins de cobrança do IPTU, de imóvel novo não previsto na Planta Genérica de Valores, já que tal delegação fere o princípio da legalidade tributária.

A

Falso. É compatível com o princípio da legalidade tributária, desde que fixe os critérios para a avaliação técnica e assegure ao contribuinte o direito ao contraditório, lei municipal que confere à esfera administrativa, para efeito de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a competência para apurar — mediante avaliação individualizada — o valor venal de imóvel novo não previsto na Planta Genérica de Valores (PGV) à época do lançamento do tributo.

STF. Plenário. ARE 1.245.097/PR, Rel. Min. Roberto Barroso, julgado em 5/6/2023 (Repercussão Geral – Tema 1084) (Info 1098).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Diferencie BASE DE CÁLCULO DE UM IMPOSTO da BASE CALCULADA

A
  • Base de cálculo de um imposto (também chamada de base normativa ou em abstrato):

é a grandeza econômica que se pretende tributar (por exemplo, o valor venal). Deve ser prevista na lei, em homenagem ao princípio da legalidade tributária.

  • Base calculada (base em concreto):

refere-se ao montante tributável obtido por meio do lançamento. Assim, é o valor definido após uma atividade eminentemente administrativa. Nenhum imposto tem o seu valor em concreto veiculado em lei. A quantificação da base calculada é sempre realizada mediante atividade administrativa de lançamento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Pode uma lei estadual conceder vantagens e aumento de vencimentos a servidores sem prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro?

A

NÃO!
É inconstitucional — por violar o art. 113 do ADCT — lei estadual que concede vantagens e aumento de vencimentos a seus servidores públicos sem prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro.

STF. Plenário. ADI 6090/RR, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 13/6/2023 (Info 1098).

ADCT - Art. 113. A proposição legislativa que crie ou altere despesa obrigatória ou renúncia de receita deverá ser acompanhada da estimativa do seu impacto orçamentário e financeiro. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 95, de 2016)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly