Improbidade Flashcards
Determinar a contratação de obra pública sem previsão na legislação orçamentária é ato de improbidade administrativa, que causa prejuízo ao erário.
Certo.
Realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares, é ato de improbidade administrativa, que atenta contra os princípios.
Errado. É ato que causa prejuízo ao erário.
Agir ilicitamente na arrecadação de tributo, é ato que causa prejuízo ao erário.
Certo.
Deixar de prestar contas, mesmo estando obrigado a fazê-lo e tendo condições de realizá-lo, com vistas a ocultar irregularidade, é ato que causa prejuízo ao erário.
Errado. É ato que atenta contra os princípios.
Atividade de consultoria para pessoa jurídica com interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão do agente público, é ato que atenta contra os princípios da administração pública.
Errado. É ato que importa em enriquecimento ilícito.
Facilitar, por qualquer forma, a indevida incorporação ao patrimônio particular, de pessoa física ou jurídica, de bens, de rendas e de verbas, é ato que atenta contra os princípios da administração pública.
Errado. É ato que causa prejuízo ao erário.
Constitui ato de Improbidade Administrativa que causa prejuízo ao erário revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.
Errado. É ato que atenta contra os princípios.
É ato de Improbidade que causa prejuízo ao erário perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado.
Errado. É ato que importa em enriquecimento ilícito.
É ato de Improbidade que causa prejuízo ao erário, frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente.
Certo.
Constitui ato de improbidade contra princípios a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de legalidade, de eficiência e de moralidade.
Errado. É a ação ou omissão dolosa que atente contra honestidade, de imparcialidade e de legalidade.
Constitui ato de improbidade contra princípios a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade.
Certo.
Ato que atente contra os princípios da administração, pode acarretar, dentre outras penas, a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos por até 4 (quatro) anos.
Errado. Ofensa a princípios pode acarretar proibição de contratar com a administração por até 4 anos e multa de até 24x a remuneração do agente.
Constitui ato de improbidade administrativa retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício.
Errado. Não há mais a hipótese retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício como ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios.
As sanções da lei de improbidade aplicam-se àquele que, mesmo não sendo agente público, de qualquer forma se beneficie do ato ímprobo.
Errado. O terceiro deve induzir ou concorrer dolosamente para a improbidade, não bastando simplesmente beneficiar-se.
É ato de improbidade, que causa lesão ao erário, a dispensa indevida de licitação mesmo que não acarrete perda patrimonial efetiva.
Errado. Para se configurar improbidade com lesão ao erário, o ato deve acarretar perda patrimonial efetiva.