IAMSPE 2020/19/18 Flashcards
Conduta na colecistite de acordo com a classificação de Tóquio
Tóquio I: colecistite leve, colelap precoce + ATB
Tóquio II: moderada, colelap precoce + ATB. Se piora do quadro enquanto aguarda a cirurgia, realizar colecistostomia (drenagem percutânea da vesícula)
Tóquio III: grave, estabilização ATB + suporte. Conduta inicial é colecistostomia. O foco inicial do tratamento é a resolução da sepse.
Principal causa de hérnia recidivada pós tratamento?
Erro técnico durante cirurgia (por defeito na fixação da tela no púbis)
Anestésicos locais: mecanismo de ação? Sua ação é facilitada ou prejudicada em meio ácido?
- Bloqueio dos canais de SÓDIO nas membranas dos neurônios, impedindo a despolarização e propagação do impulso nervoso, sendo as fibras nervosas menores bloqueadas antes das fibras maiores
- os anestésicos são bases, portanto apresentam dificuldade em meio ácido (em abscessos por exemplo) pois se tornam ionizáveis
Qual a sequência de bloqueio dos anestésicos locais?
Dor - frio - calor - tato - motor
Queloide: raça mais predisposta? Fenômeno de Koebner?
Negros
Surgimento de lesões patológicas não infecciosas na área de cicatrização da pele (ex psoríase, vitiligo)
Hemianopsia heteronima bitemporal: significado? Lesão de onde?
- perda das visões laterais
- lesão do quiasma óptico, que fica próximo a sela turcica (hipófise)
Vantagem de um estudo que usa levantamento por amostragem?
Ter custo menor (seleciona indivíduos representativos de uma população para que a análise da amostra seja análoga à análise da totalidade da população). Dessa forma, não é necessário avaliar todos os integrantes, apenas os selecionados na amostragem
Fórmula da razão de masculinidade
Relação entre o número de homens e o número de mulheres, em determinado espaço geográfico,
O que deve ser avaliado no líquido intra cístico para ajudar no ddx entre neoplasias papilares mucinosas e cisto adenoma mucinoso?
As neoplasias papilares mucinosas intraductais apresentam valores de AMILASE superiores aos dos cistos mucinosos.
Quando é indicado suporte nutricional pré op? (5)
- Perda involuntária > 10% do peso em 6m ou > 5% em 1m
- IMC < 18,5
- albumina < 3
- expectativa de perda de sangue > 500ml durante cx
- doenças de elevado catabolismo (queimadura, sepse, trauma significativo)
3 complicações da CPRE?
- pancreatite
- colangite
- perfuração duodenal (também aumenta amilase): nos casos leves, o tratamento pode ser conservador com ATB + jejum
Técnica do abd aberto pós cirurgia: como deve ser a dieta? Curativo? 1 indicação clássica?
- se TGI estiver funcionado, deve ser utilizado! Se não = NPT
- curativo a vácuo, acelera o processo de cicatrização e fechamento das lesões
- sd compartimental
Diverticulite aguda: é obrigatório uso de ATB? Quando solicitar colonoscopia? Qual quadro com mais risco de gravidade: o 1o episodio ou os subsequentes?
- ATB sempre deve fazer parte do tratamento
- colonoscopia deve ser evitada no período agudo, mas SEMPRE deve ser realizada após resolução do quadro (4-6sem) para afastar câncer
- o 1o episódio de diverticulite aguda tende a ser mais grave e com maior risco de perfuração (parede vai ser tornando mais espessa com novas crises e diminui esse risco)
Qual a necessidade nutricional diária em paciente cirúrgico?
Proteína 1,5 g/kg/dia
Caloria 30 kcal/kg/dia
Reação adversa mais comum na transfusão sanguínea?
Reação febril não hemolítica
Ddx para monoartrite aguda com líquido sinovial purulento (hiperceluraridade com PMN)? (2) se ausência de cristais no líquido sinovial?
- Artrite séptica OU Artrite gotosa
- Se sem cristais no líquido sinovial = artrite séptica, que pode ser causada por gonococo (+ comum) ou stafilos aureus.
Proporção do Número de leitos hospitalares por habitante recomendado pela OMS? Número de médicos por habitantes no Brasil? Definição de Leito de longa permanência?
- 3 a 5 leitos pra cada 1000 habitantes
- 2 médicos para cada 1000 habitantes
- leito hospitalar cuja duração média de internação é > 30 dias
Definição de endometriose profunda? Fibroadenoma da mama: definição? faixa etária? Deve operar?
- Acometimento peritoneal com focos da doença penetrando mais que 5mm
- tumor benigno misto; mulheres jovens; Retirar se: > 3,5cm; >35 anos; hist familiar de ca de mama.
Paciente, 58a, queixa de sangramento anormal. USG com endométrio de 8mm e histeroscopia indicando endométrio atrófico: qual conduta?
Expectante! Histeroscopia é padrão ouro para diag.
Colestase intra hepática na gestação: em que trimestre costuma ocorrer? Causa? QC e evolução? Recorrência?
- No 3o trimestre
- causa desconhecida
- prurido noturno que evolui para icterícia. Sintomas costumam regredir em até 2d pós parto.
- recorrência elevada, até 70%
Crianças que recebem leite de vaca podem ter qual consequência?
Prejuízo no crescimento e maturação neural e da retina - leite de vaca não tem LC-PUFA
Benefício do zinco na diarreia em criança? Ritmo de parada cardíaca mais comum na criança?
- Reduz duração do quadro e diminui risco de recidiva
- assistolia
Lesão associada ao uso excessivo de tesoura no trabalho? outras profissões também associadas? Líquido pleural na TB? VR da ADA?
- tendinite de Quervain
- passadeira, trabalhos que necessitem digitação de teclado
- Exsudato, glicose baixa, linfomonocitário,
Sem eosinófilos e células mesoteliais! - ADA > 40U: muito sugestivo! Tratamento autorizado. BAAR não é sensível
Lesão quando criança é puxada pela mão ou pelo braço? Indicações de retirar um fibroadenoma? Principal infecção pulmonar oportunista em imunossuprimido?
- Subluxação da cabeça do rádio. Tto: redução
- Retirar se: > 3,5cm; >35 anos; hist familiar de ca de mama
- aspergilose