Explicações psicodinâmicas Flashcards

1
Q

Esquizofrênia

A

Papel dos acontecimentos: acontecimentos recentes ao início da psicose (fracassos, lutos, esgotamento, parto, emoções) desempenham apenas um papel de precipitação. Os acontecimentos verdadeiramente significativos são sobretudo os que ocorrem em determinados períodos chaves do desenvolvimento e da evolução pessoal.
Acontecimentos dos períodos chaves:
1. frustrações precoces
2. invasão pubertária: a reativação da pulsão sexual na adolescência vem se chocar com múltiplos obstáculos do Ego.
3. traumas sexuais precoces

Papel dos fatores socioculturais: papel da classe social, sociedade industrial, religião, trocas de cultura, urbanização e diversos fatores ecológicos. existe uma teoria sociológica da esquizofrênia proposta por Devereux de que a esquizofrênia é uma psicose étnica, protótipo das sociedades civilizadas complexas.

Papel da família: papel percebido há muito tempo devido a frequência de traços patológicos nos pais dos esquizofrênicos.

  • se o indivíduo crê que para os outros a situação é lógica e coerente, ele busca interpretações: é o delírio paranóide;
  • se o indivíduo escolhe obedecer ao acaso de maneira liberal, ele parece demente: é a hebefrenia;
  • se ele escolhe bloquear qualquer entrada de comunicação, defendendo-se de qualquer percepção: é a catatonia.

Maioria dos esquizofrênicos (polêmco): homossexualismo, preocupações de culpa, submissos em relação a autoridade, fixação delirante e alcoolismo crônico.

Psicanálise:
frustrações precoces: carência da “mãe encarregada” que leva as gratificações ao lactente, e carência da “mãe terapeuta” que deve permitir as frustrações necessárias. se a mãe não é capaz de realizar esses papeis de alguma forma, forma-se um pseudo-self, em uma busca fusional com os desejos da mãe, que é a origem e a própria definição de alienação, já que, o falso ego é presumivelmente o outro. problemas nessa fase cria fixações e regressões a este nível. a regressão a esses níveis se pré-organiza de maneira psicótica. este esboço de organização abrange toda a fase oral e a primeira parte da fase anal. outros exemplos de problemas das frustrações precoces são: seu lugar na vida dos pais, posição entre os irmãos, sofrimentos pré ou pós natais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Esquizofrênia

A

A história da esquizofrênia é a de uma personificação que se desenvolve mal ou que se desorganiza. Os conflitos levam a mal formação do Ego e a malformação do Ego leva aos conflitos em uma troca incessante e circular.
O mau delineamento das personagens parentais da família leva a uma dificuldade na auto identificação (falta de exemplos).
As condutas frágeis e relações ambiguas da situação infantil conduzem aos fracassos e a esquizofrênia se faz dessas derrotas sucessivas.
O processo esquizofrênico parece que como uma evolução regressiva que corresponde a sintomas negativos (profunda impotência) e sintomas positivos (profunda necessidade): impotência de viver em um mundo real e necessidade de fugir em um mundo imaginário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly