Estômago Flashcards
Quais características e função do estômago?
Parte mais dilatada do TGI responsável pelo processo de digestão, no qual ocorre a quebra de osmolaridade para que o substrato passe com menor osmolaridade para o duodeno.
Qual origem embriológica do estômago e sua importância?
Intestino anterior, importante para entender os mecanismos de dor.
Qual a diferença entre dor visceral e parietal?
-Dor visceral deriva do processo de torção, distensão ou isquemia do órgão alvo juntamente com o peritônio local, sendo assim, a dor visceral é imprecisa e de origem embriológica.
-Dor parietal deriva de um processo inflamatório do peritônio que esta na parede do órgão, causando assim, um quadro de peritonite, ou seja, através de uma inervação sensitiva, temos uma dor de característica precisa e de localização anatômica.
Cite e explique a importância da mobilidade estomacal:
O estômago é fixo nas extremidades na TEG e no piloro, mas suas outras partes são móveis. O ponto positivo é que o estômago consegue se movimentar e ate mesmo tamponar processos inflamatórios (efeito plastrão), todavia, pode ser que ocorra uma movimentação do mesmo em torno do próprio eixo, causando assim, o que conhecemos como volvo gástrico, o qual pode resultar até mesmo em necrose.
Como é a vascularização arterial estomacal e cite ponto positivo e negativo?
Uma rede anastomosada complexa que deriva do tronco celíaco, sendo as principais artérias que ramificam desse tronco: Gástrica esquerda, hepática comum e esplênica. Sendo assim, as gástricas se anastomosam e irrigam pequena curvatura, as gastromentais se anastomosam e irrigam grande curvatura e as gástricas curtas irrigam o fundo.
OBS1: O ponto positivo de ter muita vascularização é que permite uma regeneração rápida, respostas de defesa rápidas e permite desvascularização em procedimentos cirúrgicos.
OBS2: O ponto negativo é que sangra muito gerando muitas hemorragias alta, sendos as causas principais Úlcera duodenal> Úlcera gástrica > Varizes esofágicas.
Como funciona a drenagem venosa do estômago?
A drenagem venosa ocorre de maneira paralela ao sistema arterial, sendo que a drenagem está sendo realizada pelo fígado através da veia porta formada pelas veias: Mesentérica superior, gástrica esquerda e esplênica.
Inervação do estômago, cite e explique:
A inervação parassimpática é realizada pelo nervo vago direito e esquerdo, sendo que esses possuem ação de estimulo secretório e ação motora. Com isso, muitos anos atrás, o procedimento da vagotonia era utilizado para tratar casos de hipercloridria, haja visto que inibia atividade secretória. Entretanto, tem-se que lembrar que, quando era realizado a vagotonia, perdia-se também a função motora que era proporcionada pelo nervo, causando assim, eventos de dismotilidade, etc.
Fisiologia gástricas da cárdia:
Compostas por glândulas cárdicas e células mucosas responsáveis pela produção de muco e bicarbonato.
Fisiologia gástricas do fundo e corpo:
Glândulas oxínticas
Células mucosas: produtoras de muco e bicarbonato
Células parietais: Produzem HCL (que transforma pepsinogênio em pepsina) + fator intrínseco que absorve B12 no íleo.
Células principais: Pepsinogênio (lembrando que na forma ativa pepsina diminui osmolaridade).
Células ECL: Histamina
Células D: Somatostatina
Fisiologia gástricas do antro:
Glândulas pilóricas
Células mucosa: produtoras de muco e bicarbonato
Células D: Somatostatina (diminui estímulos datas células parietais e principais do fundo e corpo)
Células G: Estimula células à atividade secretória
Quais são as substâncias que estimulam e as substâncias que inibem atividades celulares?
ACH pelo nervo vago, histamina e gastrina são as que estimulam.
Somatostatina é a que diminui os estímulos.
Explique a doença ulcerosa péptica:
Doença causada exclusivamente por secreções digestivas, podendo ser gástricas ou duodenais. Vale lembrar que a úlcera atinge no mínimo a submucosa e que pode até mesmo causar perfurações.
Qual importância de realizar biópsia quando se tem uma úlcera?
Haja visto que toda úlcera péptica é gástrica ou duodenal, mas que nem toda úlcera é péptica, ou seja pode ser resultado de outro processo.
Explique a fisiopatologia da úlcera:
Antes acreditava-se que só tinha úlcera quando se tinha um meio ácido, todavia ao longo dos anos descobriram que a úlcera originava-se de um desequilíbrio entre os fatores de proteção e os fatores de agressão.
Cite fatores de agressão e proteção:
Agressão: HCL, Pepsina, tabagismo, H.Pylori e AINE
Proteção: Muco e bicarbonato e epitélio de revestimento ( o qual é prejudicado em baixos níveis de fluxo, como em casos de hipovolemia).
Explique as fases do HCL
Fase cefálica: alimento nem chegou na boca, mas nervo vago já está através da ACH estimulando células parietais.
Fase gástrica: Liberação de gastrina e histamina quando alimento chega no estômago.
Fase intestinal: Liberação de gastrina e histamina quando alimento está indo para o duodeno.
Prevalência de pepsina e gastrina nas úlceras.
Pepsina: aumentada tanto na UG quando na UD
Gastrina: Sempre aumentada na UD
Cite e explique como ocorre a H.Pylori, sua forma de contágio e sua relevância na doença.
É uma bactéria G- espiralada associada a 90% das úlceras duodenais 70% das úlceras gástricas, lembrando que sua forma de contágio é através de água ou alimentos contaminados geralmente na infância. Alguns países utilizam a infecção por H.Pylori como referência de desenvolvimento. Lembrando que é a principal causa de úlcera péptica.