Cirurgias Bariátricas Flashcards
O que são as cirurgias bariátricas?
Procedimentos cirúrgicos/endoscópicos que possibilitam realizar o tratamento da obesidade, lembrando que não possui nenhum fim estético, mas sim fins de promoção à saúde.
Epidemiologia da obesidade no Brasil:
50% em sobrepeso e 20% em obesidade. Vale lembrar que, na região do sudeste tal fato se aplica mais haja visto estilo de vida e crescimento exponencial do estilo de vida ao fast food.
Explique a relação da obesidade infantil:
A obesidade infantil está crescendo cada vez mais devido o sedentarismo e a alimentação inadequada das crianças, sendo assim, aumenta-se drasticamente a chance de ser um adulto obeso, além de colaborar para maior incidência de colelitíase na infância.
Quais as principais etiologias dos casos de obesidade?
Alimentação inadequada e sedentarismo são os principais causadores, todavia, fatores hormonais e genéticos também podem estar associados.
Como classificar os níveis de obesidade?
Grau 1; 30-34,9
Grau 2; 35-39,9
Grau3; 40 (obesidade mórbida)
Super obeso: acima de 50
OBS: Lembrando que, quanto maior o IMC, maior será as chances de comorbidade.
Quando indicar procedimentos cirúrgicos?
IMC acima de 40, IMC acima de 35 com alguma comodidade associada (HAS, DM, estatorreia,etc).
==>Utilizar critério para seleção de pacientes: 16-65 anos, considerando que tem obesidade estável há pelo menos 5 anos e intratabilidade clínica há pelo menos 2 anos.
Em que casos não existe exigências?
Em casos de IMC maior que 50 não temos exigências, nesse caso, o super obeso é indicado rapidamente para cirugia devido os altos riscos que o mesmo corre.
Qual importância de orientar o paciente?
A importância de orientar o paciente está relacionado ao fato de que o mesmo deve ter total ciência do procedimento, do pré e pós operatório, principalmente para evitar complicações, como ocorre em pacientes com tendência ao alcoolismo, haja visto que, o mesmo não possui capacidade de comer como antes, logo, desconta sua “vontade” de comer em bebidas alcoólicas.
Como deve ser a equipe associada ao procedimento da bariátrica como um todo?
A equipe como um todo deve ser multidisciplinar, ou seja, devem abordar vários aspectos sobre o paciente: Cardiologista, anestesista, o próprio cirurgião bariátrica, nutricionista, psicólogo, pneumologista, etc.
Qual comprimento do intestino delgado?
4 a 6 metros.
Quais as técnicas existentes das cirurgias bariátricas?
Restritivas
Disabsortivas
Mistas
Quais são as técnicas restritivas? Qual a eficiência? Como funcionam?
1)balão intragástrico, Gastrectomia em sleeve e Gastroplastia endoscópica.
2) balão serve para reeducação alimentar, pacientes que precisam perder peso (sobrepeso ou obesidade grau I, mas que não possuem indicação cirúrgica), para diminuir peso do paciente para diminuir riscos cirúrgicos, etc. Gastrectomia em sleeve reduz até 30-40% do peso. Gastroplastia endoscópica reduz de 20-30%.
3)
Balão: silicone preenchido de 500 a 800ml, sendo que tal balão preenche espaço no estômago promovendo uma reeducação alimentar. Pode ficar de 6 meses a um ano e após isso deve ser retirado. Tem líquido azul dentro dele que serve para paciente ver se por algum acaso o balão veio a estourar e assim conseguir ver na coloração das fezes.
Sleeve: Gastrectomia em manga, retirando pedaço da curvatura maior do estômago deixando GALT de 200ml, sendo que consiste em uma técnica irreversível, que preserva piloro, mas que pode ser convertida em by-pass. Essa técnica aumenta refluxo.
Gastroplastia endoscópica: Faz um sanfonamento do estômago com pontos internos para diminuir o reservatório gástrico, aumentando assim, refluxo. Indicado para pacientes que não querem operar ou que possuem contra-indicações.
Sobre as técnicas disabsortivas: Quais são? Qual objetivo dessa técnica? Quais consequências? Qual eficácia? Qual a melhor técnica?
A) Scopinaro, duodenal switch e Payne
B) O objetivo dessa técnica consiste em diminuir o trânsito de absorção dos alimentos, ou seja, diminuir o tempo que esse passa sendo reabsorvido no trânsito intestinal, sendo assim, a quantidade que come pode ser normal.
C) Mas temos problemas nutricionais, importante redução de dislipdemia e intolerância à glicose. Além disso uma das consequências seria a diarreia flatulenta sem controle.
D)Diminui até 40% do peso.
E) DUODENAL SWITCH, mas SCOPINARO foi a mais vendida.
Como é a técnica de Scopinaro?
Na técnica de Scopinaro realiza-se uma ressecção de 2/3 do estômago, proporcionando assim, uma diminuição do reservatório gástrico. Conta-se 2,5 metros pda válvula íleo-cecal para cima e secciona, sendo que a boca de baixo vai para o estômago e a boca de cima anastomosada 50cm da válvula íleo-cecal. Lembrando que, essa técnica favorece dumping, mas não favorece gastrite alcalina de refluxo.
DUODENAL SWITCH, como é a técnica?
Nesse caso, a técnica visa diminuir dumping e gastrite alcalina de refluxo. Realiza-se uma ressecção semelhante a de sleeve (em manga). Pega a válvula íleo-cecal de referencia, conta-se 2,5m para cima e secciona, sendo que a boca de baixo vai ser anastomosada no piloro e a boca de cima vai ser anastomosada 50cm da válvula íleo-cecal. Lembrando que, tambem possui diarréias flatulentas e distúrbios nutricionais.