Estática Fetal Flashcards
Defina Atitude.
Atitude consiste na relação das diversas partes fetais entre si. Assim, a atitude fetal depende da disposição dos membros e da coluna vertebral.
Na maioria das vezes, o feto apresenta atitude de flexão generalizada durante toda a gestação e o parto. A coluna vertebral se curva ligeiramente,produzindo uma concavidade voltada para a face anterior do concepto, enquanto os membros se apresentam flexionados e anteriorizados. Assim, configura-se uma formação de aspecto oval ou ovoide, com duas extremidades representadas pelos polos cefálico e pélvico.
Em situações anômalas, pode haver extensão da coluna com deflexão do polo cefálico, o que leva às apresentações defletidas de 1 •, 2• e 3• graus. A ausência persistente de flexão de todos os membros é anormal e pode significar sofrimento fetal grave por perda do tônus muscular.
Defina Situação
A situação consiste na relação entre o maior eixo da cavidade uterina e o maior eixo fetal. Essa relação dá origem a três possibilidades de situação fetal_: longitudinal, transversa e oblíqua._
Quando a situação fetal é longitudinal, há duas possiblidades de apresentação(2).
e Nas situações transversas, por sua vez, duas outras possibilidades ocorrem, nas quais se distinguem as(2).
Quando a situação fetal é longitudinal, há duas possiblidades de apresentação: cefálica ou pélvica, dependendo do polo fetal que ocupa a região inferior do útero
Nas situações transversas, por sua vez, duas outras possibilidades ocorrem, nas quais se distinguem as apresentações córmicas (ou de ombro), em que o dorso fetal se apresenta anterior ou posteriormente .
ou as apresentações dorsais superior e inferior, em que o dorso fetal se apresenta superior ou inferiormente (nestes casos, o plano coronal fetal é perpendicular ao plano coronal materno), extremamente mais raras
Defina Apresentação.
A apresentação é definida como a região fetal que ocupa a área do estreito superior e nela se vai insinuar. Para que exista apresentação, é necessário que o volume da região fetal seja capaz de encontrar obstáculo na sua passagem pelo canal pelvigenital; portanto, não existe apresentação antes do sexto mês ou quando a parte fetal é um membro, visto que os respectivos diâmetros são muito inferiores aos da bacia.
Quais são as variedade de apresentação cefálica fletida e defletidas de 1º, 2º e 3º grau?
A atitude fisiológica da cabeça fetal pressupõe que ela esteja flexionada, com o mento aconchegado ao esterno**, o que se denomina apresentação **cefálica fletida, de vértice ou de occipício.
Pode acontecer que a cabeça se apresente em extensão ou defletida, às custas de afastamentos do mento em relação ao esterno, de graus variados:
No primeiro grau de deflexão, surge, no centro da área do estreito superior, como ponto de referência fetal, o bregma (apresentação de bregma).
No segundo, surge a glabela como ponto de referência fetal (apresentação de fronte).
No terceiro, é o mento que surge como ponto de referência fetal (apresentação de face).
Quais são os tipos de apresentação pélvica e córmica?
Nas apresentações pélvicas, a atitude fisiológica do polo pélvico pressupõe as coxas fletidas e aconchegadas ao abdome, e as pernas fletidas junto às coxas**. Assim, diz-se tratar de **apresentação pélvica completa. As demais atitudes assumidas pelos membros inferiores dão origem às seguintes apresentações pélvicas:
- Modo de nádegas (ou agripina): os membros inferiores apresentam-se estirados e rebatidos de encontro à parede ventral do feto.
- Modo de joelhos e de pés: os joelhos e pés, por se tratarem de pequenas partes fetais, não são capazes de comprimir o colo uterino durante o trabalho de parto e, portanto, são considerados procidências ou procúbitos.
Na gestação a termo, qual situação é mais frequente?
Na gestação a termo, a situação longitudinal do feto é muito mais frequente que as situações transversas e oblíquas. assim como a apresentação cefálica fletida é mais comum do que as restantes.
Esse fato se deve à teoria da acomodação formulada por Pajot, em 1870. que infere que todo sólido de superfícies arredondadas e lisas. contido em outro que apresente alternativas de contração e resolução, procura acomodar-se à forma e às dimensões do continente. Assim ocorre com o feto ao fim da gravidez, ao coincidir seu maior eixo com o maior eixo uterino e ao acomodar o polo pélvico e os membros inferiores fletidos no fundo do útero. de maior volume e capacidade,e o polo cefálico no segmento inferior, ambos de menores dimensões.
O que é a procedência ou prolapso? O que é Laterocidência (apresentação composta)?
Quando uma parte fetal menor (por exemplo, um dos membros) se antepõe à apresentação durante o trabalho de parto, ocupando a vagina ou mesmo se exteriorizando pela vulva, denomina-se procidência ou prolapso. Existe ainda a possibilidade do que se chama de laterocidência, em que a pequena parte fetal em questão desce ao lado e junto de um dos polos fetais, conceituada nessa ocasião como apresentação composta.
Qual a porcentagem de situação longitunial x transversal e de apresentação cefálica x pélvica?
Defina Posição.
Adota-se a definição de posição fetal da escola alemã, que a descreve como a relação do dorso fetal com o lado materno. Assim, diz-se que a posição fetal é esquerda (primeira posição) ou direita (segunda posição).
Qual a melhor localização para a Ausculta Cardíaca Fetal durante o trabalho de parto?
A finalidade da posição é buscar a melhor localização para ausculta cardíaca fetal durante o trabalho de parto, que será ipsilateral a seu dorso na maioria das vezes.
OBS: Exceção é feita para as apresentações cefálicas defletidas de 3o grau, em que os batimentos cardíacos fetais são audíveis com maior nitidez na face anterior do tronco do concepto
O que é a variedade de posição?
A variedade de posição complementa a orientação espacial do concepto ao relacionar um ponto de referência da apresentação fetal com um ponto de referência ósseo da bacia materna, levando-se em consideração as faces anterior, posterior ou lateral da gestante
Condicionou-se, para tal, o emprego de três letras
como nomenclatura definidora de apresentação, posição e variedade de posições fetais:
Quais são os pontos de referência da Bacia Obstétrica? Quais são o 1o e 2o oblíquos?
Quais são os pontos de referência da Apresentação fetal?
Como é a nomenclatura da Variedade de posição?
A primeira letra diz respeito ao ponto de referência da apresentação fetal: O (occipício), B (bregma), N (naso), M (mento), S (sacro) e A (acrômio).
A segunda letra refere-se ao lado materno para o qual está voltado o ponto de referência fetal (posição): D (direita) e E (esquerda). É importante lembrar que essa letra é suprimida nas variedades anteroposteriores (sacral e púbica). De modo geral, as posições esquerdas são mais frequentes.
A terceira letra indica a variedade de posição, conforme o feto esteja voltado para o ponto de referência ósseo da bacia materna: A (anterior) – eminência ileopectínea, T (transversa) – extremidade do diâmetro transverso, P (posterior ou púbis) – sinostose sacroilíaca ou púbis, S (sacro) – materno.