Epidemiologia Flashcards
A variação ou tendência longo prazo é uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que ultrapassam o período de um ano.
V ou F?
FALSO. A assertiva apresenta o conceito de variação ou tendência cíclica.
Variação ou tendência secular ou de longo prazo:
É uma variação na ocorrência de determinada enfermidade observada após LONGOS PERÍODOS DE TEMPO. Essa tendência pode ser influenciada por diversos fatores, mas geralmente resulta de ação humana.
A população pode ser estimada, entre outros, método geométrico, que toma como pressuposto básico que a população cresce a uma razão constante por ano.
CERTO.
A ocorrência de leptospirose humana em consequência de enchentes, quando águas de esgoto contaminadas com urina de ratos infectados entram em contato com a água da inundação, e o agente etiológico tem acesso aos hospedeiros pode ser citada como exemplo de variação _______?
Sazonal.
A análise de dados dos estudos seccionais baseia-se fundamentalmente na comparação das proporções de indivíduos acometidos entre os expostos ao fator e entre os não expostos. V ou F?
VERDADEIRO!!!
V ou F?
Entre outras, são vantagens do estudo de coortes a relativa simplicidade na seleção dos controles e o menor risco de conclusões falsas ou inexatas.
VERDADEIRO!
V ou F.
O coeficiente geral de mortalidade indica a probabilidade que teve um indivíduo daquela população de morrer durante aquele período de tempo.
Verdadeiro
As características do ambiente constituem as condições fundamentais para o comportamento do agente etiológico em uma população susceptível, podendo ser divididas em três categorias:
Físicas,
biológicas e
socioeconômicas.
O que é um Portador convalescente?
É aquele que já não apresenta os sintomas da doença, por ter havido cura clínica, mas continua eliminando o agente etiológico.
Como exemplos podem ser citados os casos da leptospirose, da febre aftosa etc.
V ou F
Erro de amostragem é a discrepância entre o valor obtido com uma amostra e o valor que seria obtido caso fossem examinadas todas as unidades da população.
Verdadeiro.
Em relação à formulação de hipóteses, o método da concomitância consiste em observar se, para várias circunstâncias associadas com a doença em questão, existe um fator comum a todas elas.
V ou F
Falso.
Concomitância
Procura-se detectar o fator cuja ocorrência e intensidade variam concomitantemente à frequência do agravo.
Entende-se por profilaxia o conjunto de medidas adotadas com a finalidade de eliminar um agente etiológico antes da ocorrência de uma enfermidade em determinada população.
V ou F
FALSO.
A profilaxia interrompe a cadeia de transmissão de uma enfermidade e as ações profiláticas podem ser exercidas em qualquer fase da história natural da doença, tanto no período pré-patogênico quanto no período patogênico, quando o processo já está instalado.