Apostila 4 Flashcards
Considerando a IN 57/2013, que estabelece os critérios e requisitos para o credenciamento e monitoramento de laboratórios pelo MAPA, julgue o seguinte item.
O laboratório deve preservar, por um período mínimo de…………, todos os dados relativos a amostras oriundas dos programas e controles oficiais do MAPA, assim como os registros das observações originais, dados derivados e demais informações referentes aos ensaios nelas realizados.
5 anos
Conforme o anexo I da Portaria 265/2017:
Constatado ato não conforme às normas vigentes, considerando aspectos técnicos e administrativos, o responsável estará sujeito a?
SUSPENSÃO CAUTELAR OU CANCELAMENTO da autorização para emissão de GTA, pela Gerência de Trânsito Agropecuário (GTRA), sem prejuízo de outras penalidades.
Considerando a Portaria 265/2017 da ADAPAR
Será suspensa ou cancelada a habilitação para emissão de GTA do médico veterinário habilitado, mediante processo administrativo, quando praticar ato incompatível com o exercício da Medicina Veterinária.
Falso. PRATICAR ATO INCOMPATÍVEL COM O OBJETO DA HABILITAÇÃO
Para o trânsito intraestadual, com finalidade de abate, entre outras exigências, é dispensada a comprovação semestral de vacinação contra brucelose no estabelecimento de criação de origem das fêmeas na faixa etária de 3 a 8 meses.
FALSO. Comprovação semestral de vacinação contra brucelose no estabelecimento de criação de origem das fêmeas na faixa etária de 3 a 8 meses
Suspensão de ensaio é definida como a suspensão permanente de um ou mais ensaios do escopo de credenciamento do laboratório.
V ou F?
FALSO. Suspensão de ensaio: suspensão temporária de um ou mais ensaios do escopo de credenciamento do laboratório;
Nas auditorias no laboratório, para fins de credenciamento ou extensão de escopo, o laboratório terá o prazo máximo de ______ para comprovar a implementação de todas as ações corretivas necessárias à solução das não conformidades evidenciadas.
30 dias
Portaria 265/2017 da ADAPAR
Para o trânsito intraestadual, com finalidade de reprodução, entre outras exigências, encerrada a campanha de atualização de rebanho, realizada nos meses de maio e novembro, a emissão de GTAs estará condicionada a regularidade da exploração pecuária. V ou F?
Verdadeiro.
Portaria 265/2017 da ADAPAR
O prazo para resolução de GTA, seja pela confirmação ou declaração de não recebimento, é de até 3 dias após o seu vencimento, sob pena de bloqueio de novas ações até a resolução das pendências.
CERTO
Portaria 265/2017 da ADAPAR
A critério da GTRA a habilitação do Médico Veterinário para emissão de GTA poderá ser revogada mediante a correção ou esclarecimento da irregularidade cometida. V ou F?
Falso. A suspensão cautelar (e não a habilitação) poderá ser revogada mediante a correção ou esclarecimento da irregularidade cometida.
Portaria 265/2017 da ADAPAR
Para o trânsito interestadual, entre outras exigências, com destino a exposição, feira, leilão e outras aglomerações, os animais não castrados e suínos submetidos à castração imunológicapor meio de vacinas devem estar acompanhados de atestado emitido pelo responsável técnicoda propriedade, informando a sanidade do lote dos animais. V ou F?
FALSO.
Conforme o anexo VII da Portaria 265/2017, não há essa exigência para o trânsito interestadual com destino a Exposição, Feira, Leilão e outras aglomeraçõe
IN 57/2013:
Nas auditorias de monitoramento em que as não conformidades evidenciadas não ocasionarem suspensão imediata do ensaio, o laboratório terá o prazo máximo de ____ para comprovar a implementação de todas as ações corretivas necessárias.
30 dias
Portaria 265/2017:
Os Fiscais de Defesa Agropecuária médicos veterinários da Adapar devem executar os procedimentos de confirmação do recebimento de animais constantes em GTAs que acompanham cargas destinadas ao abate no Estado do Paraná. V ou F?
FALSO!
Os Fiscais de Defesa Agropecuária médicos veterinários da Adapar devem SUPERVISIONAR E FISCALIZAR OS ESTABELECIMENTOS QUANTO AO CUMPRIMENTO DOS PROCEDIMENTOS relacionados a confirmação do recebimento de animais constantes em GTAs que acompanham cargas destinadas ao abate no Estado do Paraná.
Portaria 265/2017 :
Para o trânsito intraestadual, com destino a reprodução, recria para reprodução, não é exigido que suínos não castrados e suínos submetidos à castração imunológicapor meio de vacinas estejam companhados de atestado emitido pelo responsável técnicoda propriedade, informando a sanidade do lote dos animais. V ou F?
VERDADEIROOOOOOOOOOOOO!
Portaria 265/2017:
Para o trânsito interestadual, com destino a Propriedade de Espera de Abate de Equídeos (PEAE) e Propriedade Fornecedora de Equídeos (PFE), entre outras exigências, é necessário atestado de vacinação contra influenza equina ou atestado de não ocorrência emitido por médico veterinário responsável técnico relatando a não ocorrência clínica da doença, no estabelecimento de origem, nos trinta dias que antecederam a emissão do documento de trânsito. V ou F:
FALSO! Para Propriedade de Espera de Abate de Equídeos (PEAE) e Propriedade Fornecedora de Equídeos (PFE) não há essa exigência.
IN nº 45/2004:
V ou F?
O veterinário responsável pelo acompanhamento sanitário da propriedade controlada deve comunicar imediatamente, ao serviço veterinário oficial qualquer suspeita de A.I.E. e adotar as medidas sanitárias cabíveis.
VERDADEIRO!!!
IN 57/2013:
V ou F?
Para solicitar a alteração de nome empresarial, o interessado deverá protocolizar no MAPA, com vistas à CGAL/SDA, entre outros documentos, termo de compromisso de responsabilidade técnica de cada um dos responsáveis técnicos e dos responsáveis técnicos substitutos, com firma reconhecida em cartório.
VERDADEIRO