DTA Flashcards
C. jejuni e C. coli são comensais em bovinos, suínos e pássaros?
SIM
As cepas de E. coli enteropatogênica (EPEC) produzem enterotoxina e citotoxina, necessárias a invasão, aderência e destrituição das vilosidades das células epiteliais. Isso induz uma lesão característica nas células epiteliais, nas quais as microvilosidades são perdidas e a membrana celular subjacente é elevada para a formação de um pedestal que pode estender-se em direção ao exterior por até 10μm. V ou F?
FALSO. As EPEC não produzem qualquer enterotoxina ou citotoxina. Elas invadem, aderem e acabam com as vilosidades das células epiteliais. Isso induz uma lesão característica (A/E, Fig. 4.10) nas células epiteliais, nas quais as microvilosidades são perdidas e a membrana celular subjacente é elevada para a formação de um pedestal que pode estender-se em direção ao exterior por até 10μm.
A Brucella é um cocobacilo Gram-negativo, estritamente aeróbio, que causa a brucelose. V ou F?
Verdadeiro.
Entre outros, os sintomas de infecções causadas por estreptococos do grupo A são: inflamação e irritação na garganta, dores ao engolir, amigdalite, febre alta e dor de cabeça.
V ou F
Verdadeiro
Yersinia enterocolitica:
V ou F
O micro-organismo possui flagelos peritríquios quando se multiplica a 25 ºC, mas não quando se desenvolve a 35 ºC.
Verdade!
A multiplicação ótima do micro-organismo ocorre na faixa de 30 a 37 ºC, entretanto, também é capaz de se multiplicar em temperaturas de refrigeração de alimentos (8 ºC).
V ou F
A virulência do Vibrio parahaemolyticus é associada com a produção de uma hemolisina termoestável (TDH), sem capacidade de invadir os enterócitos.
Falso.
A virulência do Vibrio parahaemolyticus é associada com a produção de uma hemolisina termoestável (TDH), com habilidade de invadir os enterócitos, e talvez com a produção de uma enterotoxina (provavelmente do tipo shigatoxina).
V ou F
Vibrio parahaemolyticus significa víbrio que dissolve o sangue. Esse micro-organismo não é isolado na ausência de NaCl (2 a 3%) e, por isso, não foi cultivado nos primeiros estudos de gastrenterites.
Verdade
O C. jejuni adere à mucosa do intestino delgado e produzem sintomas sem invadi-la, mas produzindo toxinas que atuam nas células mucoides, provocando diarreia .
Falso.
O mecanismo de ação apresentado na assertiva é característico das cepas E. coli enterotoxigênica (ETEC).
O C. jejuni, após colonização da mucosa e adesão à superfície das células intestinais, perturba a capacidade de absorção normal do intestino devido aos danos causados na função das células epiteliais. Isso é resultado tanto de ação direta, que se caracteriza por INVASÃO CELULAR OU PRODUÇÃO DE TOXINA(S), quanto indireta, seguindo o início de uma resposta inflamatória. Além disso, o C. jejuni coloniza o íleo distal e o colo no trato intestinal humano.
O Staphylococcus aureus multiplica-se em uma faixa de atividade de água de 0,83 a 0,99.
Certo
O gênero Streptococcus compreende cocos Gram-positivos microaerófilos, os quais não são móveis e apresentam-se em cadeias ou pares.
Certo