dos crimes praticados por funcionario contra a adm (312 - 327) Flashcards
O ato de servidor público exigir para si vantagem indevida em razão de sua função pública configura o crime de
concussão
lembrar que é pena de reclusão 2 a 12 anos e multa
A reparação do dano no caso de peculato culposo, se precede à sentença irrecorrível, __________; se lhe é posterior, reduz ______ a pena imposta.
extingue a punibilidade; de metade.
lembrar que é pena de detenção 3 meses a 1 ano SEM multa
Rasgar ou, de qualquer forma, inutilizar ou conspurcar edital afixado por ordem de funcionário público; violar ou inutilizar selo ou sinal empregado, por determinação legal ou por ordem de funcionário público, para identificar ou cerrar qualquer objeto, configura crime contra a Administração Pública, com pena de detenção de um mes a um ano ou multa.
correto, trata-se do crime de inutilização de edital ou de sinal.
Na hipótese da pratica do crime de peculato culposo, se o sujeito ativo da conduta proceder com a reparação do dano antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, fará jus o agente a prolação de sentença declaratória de extinção da punibilidade.
certo
O funcionário público quando deixa de praticar ato de ofício cedendo a pedido de outrem, pratica o crime de corrupção passiva privilegiada.
certo lembrar pena de detenção 3 meses a 1 ano ou multa
o crime de corrupção passiva não exige fim específico, apesar de haver dolo.
correto
Excesso de exação é considerada uma espécie de concussão, exigindo-se tributo ou contribuição social.
certo, o excesso de exação é uma qualificadora da concussão, cuja pena é menor, de 3 a 8 anos e multa
O dispositivo penal que trata do crime de concussão prevê a figura do excesso de exação, sendo esta praticada quando o funcionário público exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, não autorizado pela lei.
certo.
o crime de concussão é ____ e o recebimento da vantagem indevida é _______, o crime consuma-se com a __________.
formal; mero exaurimento; mera exigência da vantagem indevida.
O funcionário público que deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício, para satisfazer sentimento pessoal, pratica o crime de ______
prevaricação.
pena de detenção 3 meses a um ano e multa
No crime de corrupção passiva, a pena é aumentada de _______, se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.
um terço,
É possível o agravamento da pena-base nos delitos praticados contra a Administração Pública com fundamento no elevado prejuízo causado aos cofres públicos, a título de consequências do crime
certo, STJ
A notificação do funcionário público, nos termos do art. 514 do Código de Processo Penal, não é necessária quando a ação penal for precedida de inquérito policial.
certo, STJ
De acordo com o STJ, a prática de crime contra a Administração Pública por ocupantes de cargos de ___________ justifica a majoração da pena-base
elevada responsabilidade ou por membros de poder
a elementar do crime de peculato se comunica aos coautores e partícipes estranhos ao serviço público
certo, STJ