artigos 100 a 108 Flashcards
A ação ____ é promovida pelo Ministério Público, dependendo, quando a lei o exige, de representação do ofendido ou de requisição do Ministro da Justiça.
pública.
PRINCÍPIOS DA AÇÃO PENAL PÚBLICA:
Diante de elementos suficientes para o oferecimento da denúncia, deverá o Ministério Público propor a ação penal.
Trata-se do princípio da ________.
obrogatoriedade. Esse princípio sofre mitigação, como quando ocorre transação penal, sursis, anpp.
A jurisprudência do STF é pacífica no sentido da inaplicabilidade do princípio da indivisibilidade à ação penal pública
certo
Na AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA À REPRESENTAÇÃO DO OFENDIDO, deve estar demonstrada a inequívoca manifestação do representante pelo início da persecução penal, ainda que seja feita apenas por meio
oral, por exemplo.
certo.
Nos crimes de ação penal pública condicionada é possível a retratação da representação oferecida, desde que ocorra antes do ________ da denúncia pelo MP.
oferecimento
Uma hipótese de AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA À REQUISIÇÃO DO MINISTRO DA JUSTIÇA é Crime cometido por estrangeiro contra brasileiro em território estrangeiro
certo
aplica-se o prazo decadencial à requisição do Ministro da Justiça? ou seja, ele pode oferecer a requisição a qualquer tempo?
sim, desde que o delito não esteja prescrito ou com sua
punibilidade extinta por outra causa.
O ofendido decide, conforme sua própria vontade, pelo oferecimento ou não da queixa–crime. Ao contrário do Ministério Público (MP), que é obrigado a oferecer a denúncia se identificar elementos suficientes, o particular não está obrigado a oferecer a queixa-crime.
Quais os princípios descritos??
mp- obrigatoriedade
particular - oportunidade ou conveniência.
A renúncia ao direito de queixa extingue a punibilidade do agente
certo
O oferecimento da queixa-crime em relação a um dos autores obriga o particular a oferecer em relação aos demais. No entanto, essa indivisibilidade só deve ser observada se os autores já tiverem sido identificados.
certo
A ação penal privada é disponível, podendo o querelante dela desistir até ________________.
o trânsito em julgado da sentença condenatória
O perdão gera extinção da punibilidade do querelado, mas o perdão é um ato bilateral, ou seja, o perdão somente ocorrerá se o autor do crime aceitá-lo, não é suficiente o oferecimento de perdão por parte da vítima.
certo
A ação penal privada é __________, podendo o querelante dela desistir até o trânsito em julgado da sentença condenatória.
disponível.
No caso de morte do ofendido ou de ter sido declarado ausente por decisão judicial, o direito de oferecer queixa ou de prosseguir na ação passa ao __________
CADI, cônjuge; ascendente; descendente; irmão. Além
disso, existe uma ordem de preferência que segue justamente a ordem disposta no dispositivo, ou seja, o irmão somente oferecerá queixa-crime se nenhum dos outros acima dele oferecê-la ou se não existirem.
Segundo jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), cônjuge possui um sentido amplo, abrangendo também companheiro ou companheira, inclusive em relações homossexuais.
CERTO