DL302 mod 4 Flashcards
Certo ou errado? por quê?
A possibilidade de depositar um pedido internacional de desenho ou modelo industrial segundo o Acordo da Haia é dada a qualquer requerente
Errado.
O direito de depositar um pedido internacional segundo o Acordo da Haia pertence a pessoas naturais ou a entidades jurídicas que tenham um estabelecimento industrial ou comercial real e efetivo, ou um domicílio, ou uma residência habitual, numa das partes contratantes do Acordo da Haia, ou que sejam nacionais de uma destas partes contratantes.
Certo ou errado? por quê?
Através de um pedido internacional de desenho ou modelo industrial, a proteção pode ser obtida em todo o mundo.
Errado.
A proteção só pode ser requerida nos países que são parte do Acordo da Haia.
Certo ou errado? por quê?
Quando recebe um pedido internacional de desenho ou modelo industrial a OMPI efetua um exame da novidade, mas só a pedido expresso do requerente.
Errado.
A Secretaria Internacional da OMPI efetua um exame apenas quanto à forma e não avalia a novidade do desenho ou modelo nem intervém de qualquer modo nessa questão, mesmo se lhe pedirem um exame da novidade. Compete ao instituto de PI de cada país designado pelo requerente determinar se a proteção pode ser concedida aos desenhos ou modelos.
Certo ou errado? por quê?
Compete a cada membro definir os direitos exclusivos derivados do registro dos desenhos ou modelos industriais.
Errado.
O Acordo TRIPS exige que os membros prevejam, no mínimo, a concessão ao titular de um desenho ou modelo industrial protegido o direito de impedir que outras pessoas, sem a autorização do titular, fabriquem, vendam ou importem artigos que exibam ou incorporem
um desenho ou modelo que seja uma cópia, ou em grande parte uma cópia, do desenho ou modelo protegido, se estes atos forem empreendidos com fins comerciais.
Certo ou errado? por quê?
Segundo o Acordo TRIPS, cada membro da OMC deve prever uma duração mínima de proteção de 15 anos para os desenhos ou modelos industriais.
Errado.
A duração da proteção disponível deve totalizar pelo menos 10 anos.
Certo ou errado? por quê?
Os membros da OMC devem conceder a proteção pelo direito dos desenhos ou modelos industriais a todos os desenhos ou modelos industriais.
Errado.
O Artigo 25.1 do Acordo TRIPS autoriza especificamente que os membros da OMC excluam da proteção pelo direito dos desenhos ou modelos industriais os desenhos ou modelos ou modelos resultantes essencialmente de considerações técnicas ou funcionais. Tais
desenhos ou modelos ou modelos podem ser protegidos, por exemplo, pelo direito das patentes.
Certo ou errado? por quê?
O Acordo TRIPS contém disposições especiais que levam em conta as necessidades de certos setores da economia relativamente aos desenhos ou modelos industriais.
Certo.
O Artigo 25.2 reconhece que os desenhos ou modelos ou modelos na indústria têxtil, por exemplo, desenhos ou modelos de tecidos, muitas vezes têm um breve ciclo de vida que pode acabar antes de ser concedida a proteção. Além disso, a indústria tem um enorme volume de desenhos ou modelos ou modelos potenciais; só alguns deles são utilizados, mas todos devem ser protegidos para que os poucos que são escolhidos sejam protegidos. Os membros devem adotar uma proteção cujas exigências, no que diz respeito a qualquer custo, exame ou publicação, não diminuam injustamente a possibilidade das companhias nesta indústria de obter uma proteção eficaz. Isto pode ser feito através da legislação sobre o direito de autor ou de leis especificamente sobre dos desenhos ou modelos industriais.
O instrumento básico que estabelece processos para o registro de desenhos ou modelos ou modelos a nível internacional é:
a) A Convenção de Paris;
b) O Acordo TRIPS
c) O Acordo da Haia
O Acordo da Haia relativo ao Registro Internacional dos Desenhos ou modelos industriais é o instrumento internacional administrado pela OMPI que rege os processos de registro dos desenhos ou modelos industriais no âmbito internacional. A Convenção de Paris e o Acordo TRIPS não tratam de processos de registro, definindo unicamente a norma mínima de proteção que deve ser concedida pelos Estados Membros nos respectivos territórios.
Verdadeiro ou falso?
Desenho ou modelo industrial refere-se a inovações técnicas aplicadas a artigos produzidos em massa.
Falso
Verdadeiro ou falso?
Desenho ou modelo industrial refere-se à aparência visual dos produtos.
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso?
Os desenhos ou modelos industriais protegem unicamente os aspectos bidimensionais de um produto.
Falso
Verdadeiro ou falso?
Um desenho ou modelo industrial ditado essencialmente por considerações técnicas ou funcionais não pode ser registrado.
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso?
Está bem estabelecido que os desenhos ou modelos industriais podem ser utilizados para criar direitos exclusivos sobre peças sobressalentes.
Falso
A sua empresa concebeu um novo pneu para automóveis que contém buracos com 1,2 centímetros de profundidade e 1,4 centímetros de diâmetro, colocados em grupos de quatro, separados uns dos outros de 3,5 centímetros. Um teste científico demonstrou que tal configuração permite uma muito mais eficaz evacuação da água no caso de chuva. Pode este pneu ser protegido pelo direito dos desenhos ou modelos industriais?
A proteção dos desenhos ou modelos ou modelos não é aplicável a formas resultantes essencialmente de considerações técnicas ou funcionais. Neste caso parece que a forma e configuração deste novo pneu não são determinadas por considerações estéticas ou ornamentais, mas pela função a executar. Portanto não podem ser protegidas segundo a legislação sobre os desenho ou modelos industriais se for aplicada a doutrina que considera “funcional” um desenho ou modelo ditado apenas por considerações técnicas; pelo contrário, podem ser registadas como desenhos ou modelos industriais se a doutrina da funcionalidade obrigatória se aplicar. Neste último caso, a proteção dependerá da possibilidade de obter a mesma função através de um desenho ou modelo diferente.
Vantagens do sistema de exame da novidade na legislação sobre os desenhos ou modelos industriais
● Este sistema impede o registro de desenhos ou modelos que não são novos e/ou originais. Deste modo, protege os concorrentes (que se podem basear no registro para saber que desenhos ou modelos ou modelos podem ou não podem ser utilizados livremente) e também os consumidores (que provavelmente economizarão dinheiro se houver mais de uma empresa fabricando um produto segundo um determinado desenho ou modelo).
● Este sistema exigiria funcionários especializados para empreender o exame substantivo e
contribuiria para o desenvolvimento de recursos humanos no domínio dos desenhos ou modelos
industriais.