DL302 mod 2 Flashcards

1
Q

Certo ou Errado?

A Convenção de Paris exige que os produtos e serviços indicados nos pedidos de patente sejam classificados de acordo com o sistema da Classificação Internacional de Marcas (a chamada “Classificação Internacional de Nice”).

A

Errado. A Convenção de Paris não regulamenta as condições do depósito e do registro das marcas. Estas condições são determinadas em cada Estado contratante pelo direito nacional correspondente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Certo ou Errado?

Segundo a Convenção de Paris, você pode obter o registro de uma marca contendo a representação da bandeira do país (A), desde que tal registro seja pedido num país diferente (B ou C).

A

Errado. De acordo com o Artigo 6ter, os membros da Convenção de Paris e da OMC devem recusar ou anular o registro de marcas que consistam em, ou contenham, bandeiras de membros da União de Paris, independentemente do país onde o registro tiver sido pedido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Certo ou Errado?

De acordo com a Convenção de Paris, o fato de o titular não ter registrado ou não ter pedido a renovação da marca no seu país de origem não tem consequências legais sobre o estado da proteção dessa marca no exterior.

A

Certo. O registro de uma marca não pode ser recusado, nem um registro pode ser anulado, devido ao fato de o depósito, o registro ou a renovação não ter sido feito no país de origem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Certo ou Errado?

A proteção concedida pelo Artigo 6ter da Convenção de Paris limita-se a brasões, bandeiras e outros emblemas nacionais dos Estados partes da Convenção de Paris e Estados membros da OMC, assim como a sinais oficiais de garantia e marcas oficiais de autenticidade adotadas por eles. Portanto, as bandeiras de organizações internacionais intergovernamentais não são protegidas segundo a Convenção de Paris.

A

Errado. A proteção concedida pelo Artigo 6ter abrange também brasões, bandeiras, outros emblemas, abreviaturas e nomes de organizações internacionais intergovernamentais, de que sejam membros um ou mais países da União de Paris.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Certo ou Errado?

A proteção concedida pelo Artigo 6ter só é aplicável em relação aos brasões, bandeiras e outros emblemas de Estados acima mencionados que tiverem sido comunicados à Secretaria Internacional da OMPI.

A

Certo. (No entanto, tal comunicação não é obrigatória a respeito de bandeiras de Estados).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Certo ou Errado?

Se os processos de registro de marcas de um país impõem condições de depósito ou registro que são contrárias à Convenção de Paris, esses processos podem ser contestados em tribunal.

A

Errado. A Convenção de Paris declara que não regulamenta as condições do depósito e do registro das marcas nos Estados individuais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Certo ou Errado?

Se eu obtiver um registro no meu país de origem, todos os outros membros da Convenção devem dar-me um registro e não podem recusar o meu pedido seja por que razão for.

A

Errado. O registro pode ser recusado em casos bem definidos, tais como no caso de a marca infringir direitos adquiridos de terceiros, ser desprovida de caráter distintivo, ser contrária à moralidade ou à ordem pública, ou a sua natureza ser suscetível de enganar o público.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Certo ou Errado?

Se a utilização da marca for obrigatória num Estado para conservar o registro, o registro só pode ser contestado por essa razão depois de passado um período razoável, e se o titular não puder justificar a falta de utilização.

A

Certo. Um Estado Membro da Convenção de Paris deve prever um período razoável antes de contestar um registro por não utilização da marca (esse período não é especificado na Convenção de Paris, mas é de pelo menos de três anos no “Acordo TRIPS”) e deve dar ao titular a oportunidade de justificar a falta de utilização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Que proteção adicional é oferecida pelo Acordo TRIPS, em comparação com o que faz a Convenção de Paris?

A

Ao contrário da Convenção de Paris:

  1. o Acordo TRIPS enumera explicitamente um certo número de sinais que são susceptíveis de registro como marca.
  2. o Acordo TRIPS exige que as marcas de serviço sejam protegidas da mesma maneira que as marcas de produtos.
  3. o Acordo TRIPS contém disposições relativas ao âmbito da proteção de que goza o titular (o direito exclusivo de impedir que as outras pessoas utilizem sinais idênticos ou semelhantes em produtos ou serviços que sejam idênticos ou semelhantes).
  4. o Acordo TRIPS especifica que um registro inicial, e cada renovação de registro, deve ser feito para um período de não menos de sete anos. O Acordo TRIPS prevê também que o registro de uma marca pode ser renovado indefinidamente.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Descreva as três fases do processo perante um instituto de marcas que são cobertas pelo Tratado sobre o Direito das Marcas, e como o Tratado simplifica e harmoniza o processo em cada uma das três fases.

A
  1. pedido de registro: enumera o máximo de indicações que uma parte contratante pode exigir de um requerente quando ele deposita um pedido, e permite que o requerente inclua no seu pedido mais de uma classe de produtos e serviços.
  2. processo: Uma lista com o máximo de exigências autorizadas acerca de modificações num pedido ou num registro, tais como o nome, o endereço ou o titular.
  3. renovações de registros: A duração do período inicial e de cada renovação é uniformizada para 10 anos, e é estabelecido um máximo de formalidades. Além disso, o TLT permite que as procurações sejam válidas para vários pedidos e registros.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Descreva os objetivos principais do Tratado sobre o Direito das Marcas de 1994 (TLT) e do Tratado de Singapura sobre o Direito das Marcas de 2006 (Tratado de Singapura).

A

Tanto o TLT como o Tratado de Singapura destinam-se a racionalizar e harmonizar os processos administrativos de marcas através da definição do máximo de exigências formais que o instituto de marcas de uma parte contratante pode aplicar.
O objetivo subjacente é simplificar e melhorar o trabalho dos institutos de marcas, facilitar o acesso aos sistemas de registro de marcas e reduzir os custos da obtenção e da gestão de registros de marcas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Descreva as principais diferenças do Tratado sobre o Direito das Marcas de 1994 (TLT) e do Tratado de Singapura sobre o Direito das Marcas de 2006 (Tratado de Singapura).

A

Enquanto que o TLT se aplica apenas a marcas comerciais e de serviço constituídas por sinais visíveis e não abrange marcas em holograma, o Tratado de Singapura é geralmente aplicável a todos os tipos de marcas que são aceites para registro segundo o direito de uma determinada parte contratante, inclusive novos tipos de marcas, tais como marcas sonoras e olfativas.
Enquanto o TLT se concentra em processos redigidos sobre papel, o Tratado de Singapura contém regras sobre as comunicações em forma electrónica e por meios electrónicos de transmissão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Descreva a razão pela qual a adoção do Tratado de Singapura se tornou necessária.

A

O Tratado de Singapura constitui a atualização necessária, em especial, prever comunicações eletrônicas entre um requerente e um instituto de marcas. Com o estabelecimento de uma Assembleia que pode modificar as regras do Tratado, por exemplo, no que diz respeito a novos tipos de marcas, o Tratado de Singapura representa um quadro jurídico mais dinâmico que pode mais facilmente ser adaptado a
desenvolvimentos futuros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais são as principais vantagens que os titulares de marcas (titulares de marcas registradas, assim como requerentes de registros de marcas) recolherão dos direitos de marcas que se conformam com o TLT e o Tratado de Singapura?

A

Os titulares de marcas podem apoiar-se numa série conhecida de exigências formais estandardizadas para vários tipos de pedidos. Torna-se mais fácil para o titular utilizar sistemas de marcas estrangeiros de
outras partes contratantes, oferecem, deste modo, um acesso mais fácil a sistemas de marcas estrangeiros e aumentam a segurança jurídica.
A harmonização reduz o custo de adquirir e gerir uma pasta internacional de marcas.
Além disso estes tratados prevêem pedidos multi-classe, de maneira que um titular de marca não precisa de depositar um pedido separado para cada classe de produtos ou de serviços.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Os pedidos de marca podem ser recusados por um Instituto de Marcas com base em:

(a) razões absolutas
(b) razões relativas;
(c) razões absolutas e relativas;
(d) nada do que precede mas apenas se forem imorais ou contrárias à ordem pública;
(e) depende das leis nacionais.

A

Resposta: E.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Os direitos resultantes de um registro de marca podem ser exercidos pelo seu titular:

(a) no país do registro;
(b) em todo o mundo desde que o registro tenha sido publicado;
(c) no país do registro e, se a marca for notoriamente conhecida, também em outros países;
(d) no país do registro, desde que a marca tenha sido registrada há menos de cinco anos.

A

Resposta: C.

17
Q

Descreva as vantagens da proteção de uma marca através da sua utilização, comparada com o seu registro como marca de fábrica ou de comércio.

A

Vantagens da proteção de uma marca através da sua utilização:
● não é necessário que o titular execute formalidades de registro para a proteção da marca;
● não há despesas para o titular relativas à proteção da marca;
● podem ser reivindicados direitos de marca antes do registro, a partir da data de utilização.

18
Q

Descreva as desvantagens da proteção de uma marca através da sua utilização, comparada com o seu registro como marca de fábrica ou de comércio.

A

Desvantagens da proteção de uma marca através da sua utilização:
● No caso de conflito com uma marca anterior, a proteção da marca através da utilização é mais fraca do que a proteção através do registro.
● É provável que uma marca registrada seja encontrada pelas empresas que efetuam pesquisas antes de criar suas novas marcas.
● É provável que marca registrada seja encontrada pelos examinadores dos organismos que consideram os motivos relativos de indeferimento de marcas.

19
Q

O Acordo de Madrid e o Protocolo de Madrid:

(a) prevêem um sistema de registro de marcas autônomo para se depositar pedidos de marca junto da OMPI com efeito imediato em todos os Estados Membros;
(b) destinam-se a simplificar e a harmonizar processos administrativos de marca através da definição do máximo de exigências formais que o instituto de um Estado Membro pode aplicar;
(c) proíbem o registro e a utilização de marcas que são idênticas a, ou apresentam certas semelhanças com, brasões, bandeiras e outros emblemas oficiais dos seus Estados Membros;
(d) tornam possível proteger uma marca num grande número de países através da obtenção de um registro internacional que produz efeitos em cada uma das partes contratantes que tiver sido designada.

A

Resposta: D.

20
Q

O conceito de “ataque central” incorporado no sistema de Madrid significa que:

(a) durante os primeiros cinco anos que seguem a data efetiva do registro internacional, a sua validade e o seu alcance dependerão do destino do pedido ou do registro nacional de base;
(b) o titular de uma marca anterior tem de promover um processo de invalidação centralmente junto da OMPI para anular o registro internacional;
(c) ações judiciais por violação de marca baseadas num registro internacional só podem ser bem sucedidas se forem intentadas perante um tribunal do lugar onde que se encontra a sede central do infrator;
(d) ações judiciais por violação de marca têm de ser baseadas no registro internacional, assim como no registro nacional básico subjacente, para serem bem sucedidas.

A

Resposta: A.

21
Q

Considere as vantagens do sistema de Madrid do ponto de vista do requerente e dos institutos de marcas.

A

Requerente: o mesmo resultado pode ser obtido pelo depósito de um único pedido internacional, numa só língua, e pelo pagamento de uma única série de taxas, numa só moeda.

Instituto: instituto de marcas deixar de ter de verificar se as formalidades de pedido foram cumpridas, controlar a classificação dos produtos e dos serviços e publicar a marca. Estes processos são todos realizados pela OMPI. E com o pagamento de uma taxa a favor desse país, o sistema de Madrid constitui uma nova fonte de receitas para o instituto de marcas.