Direito Processual Penal Flashcards
O MP só pode requerer a devolução do IP para novas diligências que sejam …..
imprescindíveis ao oferecimento da denúncia. Observem o art. 16 do CPP:
Art. 16. O Ministério Público não poderá requerer a devolução do inquérito à autoridade policial, senão para novas diligências, imprescindíveis ao oferecimento da denúncia.
Na ação penal pública, o Ministério Público é o titular da ação, que se inicia com a denúncia. Na ação penal privada, o titular é o ofendido, que realmente irá precisar de um advogado para subscrevê-la, e inicia-se com a QUEIXA.
Na questão tava ação penal
§ 4º Nos crimes previstos no art. 171 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal) - crimes de estelionato -, quando praticados mediante depósito, mediante emissão de cheques sem suficiente provisão de fundos em poder do sacado ou com o pagamento frustrado ou mediante transferência de valores, a competência será definida pelo local do …..
domicílio da vítima, e, em caso de pluralidade de vítimas, a competência firmar-se-á pela prevenção.
Decore
Tenham cuidado com as “pegadinhas”.
Art. 155. O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas.
Art. 316. O juiz poderá, de ofício ou a pedido das partes, revogar a prisão preventiva se, no correr da investigação ou do processo, verificar a falta de motivo para que ela subsista, bem como novamente decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem.
O que n pode é decretar prisão preventiva de ofício
Na instrução criminal dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos e nos demais termos desse tipo de processo, observar-se-á o disposto nos capítulos do Código de Processo Penal relativos após processos de rito ……
comum
Súmula 690 - Compete originariamente ao …….. o julgamento de “habeas corpus” contra decisão de Turma Recursal de Juizados Especiais Criminais.
Supremo Tribunal Federal: FALSO
No julgamento do HC 86.834-7/SP (23/08/2006), o STF reviu seu posicionamento sobre o tema e passou a decidir que a competência para julgar HC impetrado contra ato da Turma Recursal é do Tribunal de Justiça (se for turma recursal estadual) ou do Tribunal Regional Federal (se a turma recursal for do JEF).
O habeas corpus, embora classificado pela legislação processual penal brasileira como “recurso penal”, é uma ação de impugnação de natureza …..
constitucional
O HC é classificado como ação autônoma de impugnação.
§ 2o Os …….. têm competência para expedir de ofício ordem de habeas corpus, quando no curso de processo verificarem que alguém sofre ou está na iminência de sofrer coação ilegal.
juízes e os tribunais
Art. 2º À prisão preventiva e à fiança aplicar-se-ão os dispositivos que …
forem mais favoráveis.
Ou seja, vale o mesmo princípio do direito penal e não do processual penal
Art. 318. Poderá o juiz substituir a prisão preventiva pela domiciliar quando o agente for:
I - maior de 80 (oitenta) anos;
II - extremamente debilitado por motivo de doença grave
III - imprescindível aos cuidados especiais de pessoa menor de ……. idade ou com deficiência
IV - gestante
- mulher com filho de até 12 (doze) anos de idade incompletos;
VI - homem, caso seja o único responsável pelos cuidados do filho de até 12 (doze) anos de idade incompletos.
6
……… significa que só é prova testemunhal aquela produzida perante o JUiz, em contraditório.
judicialidade
Sabemos que no processo penal vigora a regra do tempus regit actum (o tempo rege o ato), instituto que está previsto expressamente:
Art. 2º A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior.
Reparem que não há nenhuma exceção referente a normas mais benéficas. Independentemente de ser prejudicial ou não ao réu, a nova lei processual será aplicada desde logo, respeitando-se obviamente os atos praticados sob a vigência da lei anterior.
um dos requisitos para a prisão …..:: quando for adequada à gravidade concreta do crime, às circunstâncias do fato e às condições pessoais do indiciado ( não confundir com a prisão qdo n souber a id , n tem nada a ver aqui)
temporária
ordenado o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer elementos informativos da mesma natureza, o ………. comunicará à vítima, ao investigado e à autoridade policial.
órgão do Ministério Público
Art. 28 (…)
§ 1º Se a vítima, ou seu representante legal, não concordar com o arquivamento do inquérito policial, poderá, no prazo de 30 (trinta) dias do recebimento da comunicação, submeter a matéria à revisão …….., conforme dispuser a respectiva lei ……..
da instância competente do órgão ministerial
orgânica
Caso discorde do arquivamento, a vítima tem um prazo de 30 dias para submeter a matéria à instância revisora, que não é o juiz, mas sim instância superior do próprio Ministério Público, nos termos do art. 28, §1º, CPP.
O defensor constituído, no interesse do representado, poderá ter acesso amplo aos elementos de prova, desde que ……
estejam documentados em procedimento investigatório.
art. 39. Quando a representação é feita ao juiz ou perante este reduzida a termo, deve ser remetida à …..
autoridade policial para que se proceda o inquérito.
Art. 39. O direito de REPRESENTAÇÃO poderá ser exercido, pessoalmente ou por …….., mediante declaração, escrita, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.
procurador com poderes especiais
OU ORAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obs. Se lembre que ele é UM ATOR E ELE VAI REPRESENTAR NO ESPETÁCULO. COMO ELE PODERIA FAZER ISSO POR ESCRITO?
No processo penal, embora a oralidade seja um princípio importante, alguns atos processuais devem ser realizados por escrito. Entre eles, destacam-se:
Denúncia ou queixa-crime – A petição inicial da ação penal deve ser escrita, contendo os requisitos do artigo 41 do Código de Processo Penal (CPP).
Sentença – O juiz deve redigir a sentença de forma escrita e fundamentada, conforme o artigo 381 do CPP e o artigo 93, IX, da Constituição Federal.
Recursos – Embora alguns recursos possam ser interpostos oralmente (como o protesto por novo júri, artigo 607 do CPP), a maior parte deles exige petição escrita, como a apelação (artigo 577 do CPP).
Pedidos de Habeas Corpus – Embora possa ser feito por qualquer pessoa, normalmente é formulado por escrito, especialmente quando envolve tribunais superiores.
Despachos e decisões interlocutórias relevantes – Determinações importantes do juiz precisam ser documentadas para garantir o contraditório e a ampla defesa.
Termos de acordo de colaboração premiada – Esses devem ser formalizados por escrito para garantir validade jurídica.
O atestado da autoridade policial é prova suficiente para atestar pobreza, mas ………
deve ser o da circunscrição em que residir o ofendido.
Art. 32 (..)
§ 2o Será prova suficiente de pobreza o atestado da autoridade policial em cuja circunscrição residir o ofendido.
Art. 62. No caso de morte do acusado, o juiz somente à vista da certidão de óbito, e depois de …….. declarará extinta a punibilidade.
ouvido o Ministério Público
A competência pela natureza da infração é regulada pelas leis de organização………., com exceção dos casos de competência privativa do ………
judiciária
Tribunal do Júri.
A competência será por ……. quando duas ou mais infrações forem praticadas:
1 - Ao mesmo tempo, com várias pessoas reunidas.
2 - Por várias pessoas em concurso, mesmo que o tempo e o lugar sejam diferentes.
3 - Por várias pessoas, umas contra as outras.
Vejam o artigo do CPP:
conexão:
I - se, ocorrendo duas ou mais infrações, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por várias pessoas reunidas, ou por várias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, ou por várias pessoas, umas contra as outras;
II - se, no mesmo caso, houverem sido umas praticadas para facilitar ou ocultar as outras, ou para conseguir impunidade ou vantagem em relação a qualquer delas;
III - quando a prova de uma infração ou de qualquer de suas circunstâncias elementares influir na prova de outra infração.
quando houver mais de um juiz igualmente competente na mesma circunscrição judiciária, a precedência da distribuição fixará pela
competência. Ou seja, o juiz que receber primeiro determinado caso será o responsável por ele.