Direito Penal Flashcards
o art. 7º, II, “a” do CP, que está fundado no princípio da …….., também conhecido como princípio da UNIVERSALIDADE do direito de punir. O agente fica sujeito à lei penal do país em que for encontrado.
Art. 7º (…)
II - os crimes:
a) que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir.
justiça universal
Princípio da …… Também chamado princípio da defesa ou real.
Art. 7º (…)
I - os crimes:
a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da República;
b) contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público;
c) contra a administração pública, por quem está a seu serviço.
proteção
Tem que proteger o Lulinha
O princípio da ……… abrange o crime em razão de o sujeito ativo ou o sujeito passivo ser brasileiro. É fundamento do art. 7º, I, “d” e §3º, CP.
Art. 7º (…)
I - os crimes:
d) de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil.
§3º A lei brasileira aplica-se também ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condições previstas no parágrafo anterior.
personalidade
Acerca da lei penal, suas fontes e sua interpretação
Quanto ao SUJEITO, a interpretação pode ser ….., …… ou ……
acj ( Ana Carolina Ferreira) é….
autêntica, judicial ou científica.
Interpretação autêntica é a feita pelo próprio legislador. Judicial é a feita judicialmente, enquanto interpretação científica ou doutrinária é a feita pelos doutrinadores.
A lei é considerada fonte ………l do direito penal.
Fonte material é a fonte produtora, isto é, o órgão responsável por produzir a norma. A lei é fonte formal. Fonte formal é a fonte de conhecimento, a forma pela qual se materializa a norma
A CF/88 não cria tipo penal
V ou f
apenas define competências e possui mandados de criminalização, que são normas que impõem a criminalização de determinadas condutas, o que deverá ser feito através de lei ordinária.
A CF/88 não cria tipo penal, apenas define competências e possui mandados de criminalização, que são normas que impõem a criminalização de determinadas condutas, o que deverá ser feito através de lei …….
ordinária
Vamos lá, futuros(as) policiais!
O princípio da insignificância foi desenvolvido por Roxin. Para ele, a função do direito penal é a proteção dos bens jurídicos mais importantes da sociedade.
Neste sentido, a tipicidade não se resume à tipicidade formal, que significa a subsunção do fato à norma, abrangendo também a tipicidade material, que indica a lesão ou perigo de lesão a um bem jurídico.
O princípio da insignificância, por sua vez, indica que, quando a lesão ao bem jurídico é tão ínfima, a ponto de ser considerada insignificante, considera-se que não há lesão digna de tutela penal, portanto, exclui-se a tipicidade …..
material
Somente os crimes omissivos …….. não admitem tentativa, porque são ……..
próprios
crimes unissubsistentes. Já os crimes omissivos impróprios são plurissubsistentes, admitindo tentativa.
A omissão imprópria configura uma norma de extensão da ……..
tipicidade.
No crime omissivo impróprio, o sujeito é punido em razão de sua omissão diante da ocorrência do resultado naturalístico previsto no tipo penal violado. Todavia, a violação ao tipo penal não se deu por ação do garantidor; assim, sua conduta, a priori, não se encaixa no tipo penal, de modo que ele só será punido em decorrência de uma norma de extensão da tipicidade, que, no caso da omissão imprópria, é o art. 13, §2º, CP.
O erro de tipo inevitável exclui a ……
conduta, que é elemento do fato típico.
A coação moral irresistível que é excludente da ….
por sua vez, a coação moral resistível é somente …..
culpabilidade;
atenuante genérica.
O erro de proibição, quando evitável, não exclui a culpabilidade, apenas ……
reduz a pena de 1/6 a 1/3, conforme o art. 21, CP:
Art. 21 - O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena; se evitável, poderá diminuí-la de um sexto a um terço.
Exclui a …….
Art. 22 - Se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem.
culpabilidade por ser causa de inexigibilidade de conduta diversa
Quais são as causas de exclusão da …..?
doença, desenvolvimento incompleto ou retardo mental;
menoridade penal;
coação ou ordem hierárquica superior;
não conhecimento do ato ilícito;
estado de embriaguez completa, desde que por motivo fortuito ou força maior.
culpabilidade
Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de …….
um a dois terços
Crimes qualificados pelo resultado ( exemplo……..) se consumam no momento da produção do resultado agravador.
A Súmula 610, STF, indica o momento consumativo do latrocínio, que é exemplo de crime qualificado pelo resultado, devendo-se aplicar a mesma lógica para todos os crimes da mesma espécie.
Súmula 610, STF : “Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima”.
Art. 107 - Extingue-se a ………:
I - pela morte do agente;
II - pela anistia, graça ou indulto;
III - pela retroatividade de lei que não mais considera o fato como criminoso;
IV - pela prescrição, decadência ou perempção;
V - pela renúncia do direito de queixa ou pelo perdão aceito, nos crimes de ação privada;
VI - pela retratação do agente, nos casos em que a lei a admite;
IX - pelo perdão judicial, nos casos previstos em lei.
punibilidade
Quem decide ficar para si livro que pegou legitimamente na biblioteca está cometendo apropriação indebita
Neh furto de coisa comum n
Quem decide ficar para si livro que pegou legitimamente na biblioteca está cometendo apropriação indebita
Neh furto de coisa comum n
Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio eh crime de …..
Peculato
Jamais será de apropriação indebita ( alô funcionário publico)
a figura do tráfico privilegiado é prevista no art. 33, §4º, Lei nº 11343 (Lei de Drogas). Importante destacar que os requisitos previstos no dispositivo legal são cumulativos.
Art. 33 (…)
§ 4º Nos delitos definidos no caput e no § 1º deste artigo, as penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços, vedada a conversão em penas restritivas de direitos , desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa.
Art. 2º Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis de…..
E ação de grupos armados e racismo são crim3s insuscetível de …..
I - anistia, graça e indulto;II – fiança.
I . Prescrição e fiança
O que é a prova da verdade?
Meio de defesa que se faculta ao acusado por crime de calúnia ou de difamação de funcionário público, no exercício das funções, para provar o fato atribuído por ele à pessoa que se julga ofendida e o processou por isso.