Direito Administrativo Flashcards
II. A ……….. de serviço público é delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade CONcorrência ou diálogo competitivo, à pessoa que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.
concessão
III. A permissão de serviço público é delegação, a título precário, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente, à pessoa física, jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, podendo ser dispensada a licitação nos casos previstos em lei.
V ou f
F tem consórcio nenhum n
O STF definiu na Súmula Vinculante 13 a vedação ao nepotismo, todavia, há julgado da Suprema Corte excepcionando esta regra no tocante aos cargos políticos, desde que
o nomeado tenha condições técnicas.
Fundação pública de direito público tem natureza jurídica de …………, sendo também denominada de …………; por gozar dessa qualidade, deve, então, ser criada por ……….
autarquia
autarquia fundacional
lei específica
XIX - somente por lei ………. poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação
específica
Não eh ordinária não eh especial não eh fatídica
É ESPECÍFICA
Art. 38 (…)
I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.
AFASTADO e seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.
Art. 3º - Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas a um servidor público e que tem como características essenciais a criação por …., em número certo, com denominação própria, atribuições definidas e pagamento pelos Cofres do Estado.
Lei
……. existe a possibilidade de a remuneração dos servidores públicos organizados em carreira ser fixada por subsídio.
Sim
A repartição das competências para a prestação de serviço público ou de utilidade pública pelas entidades estatais opera segundo critérios técnicos e jurídicos. Assinale a alternativa que apresenta o elemento de definição que afere se o serviço público é de competência municipal.
Critério de….?
Critério da predominância do interesse.
O tema serviços públicos ganha contornos iniciais no próprio texto constitucional, em que é feita a repartição de competências para prestação de cada serviço público entre os entes federativos. O critério utilizado pela CF/88 para fazer esta repartição é o do predomínio do interesse.
A CF/88 utiliza o critério do ……… para definir a competência dos entes federativos em relação aos serviços públicos.
A CF/88 utiliza o critério do predomínio do interesse. Assim, p. ex., serviço público cujo interesse predominante seja de âmbito local será de competência municipal, tal como o transporte público coletivo de passageiros.
Serviços administrativos são os que a Administração realiza para atender ….
suas necessidades internas.
É uma classificação clássica, de Hely Lopes Meirelles, indicando a classificação de serviço público quanto à finalidade. Ex.: Imprensa oficial.
…… Admite-se a alegação de excludentes de ilicitude para excluir a responsabilidade objetiva do Estado prevista no art. 37, §6º, CF/88
Esta é a diferença entre a responsabilidade objetiva com base na teoria do risco administrativo e na teoria do risco integral. Nesta, não se admitem excludentes de responsabilidade, enquanto naquela se admite.
Os costumes não podem se opor à lei. No Direito Administrativo, os costumes são considerados uma fonte subsidiária e só são aplicáveis quando não há uma norma legal específica que regule a situação. Eles devem sempre estar em conformidade com a legislação vigente.
Art. 37 da CF 88
§ 4º Os atos de improbidade administrativa importarão:
a suspensão dos direitos políticos,
A perda da função pública,
a indisponibilidade dos bens e o
ressarcimento ao erário , na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
Falta 1 sanção que foi adicionada na Lei LIA, qual é ela?
Atenção!!!!!!!!!
A sanção de proibição de contratar com o poder público está tipificada na Lei nº 8.429 (Lei de Improbidade Administrativa), portanto, como não está prevista na própria CF/88, não atende ao pedido no enunciado da questão, sendo a alternativa a ser marcada.
Autarquias são as entidades da Administração Indireta que devem ser destinadas a exercer atividade administrativa típica, a partir de uma descentralização administrativa, sendo criadas a partir de lei …….
Específica
……… é o deslocamento de um cargo efetivo, ocupado ou vago, no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo poder.
Redistribuição
A remoção é que pode ser a pedido ou de ofício, com ou sem mudança de sede.
Vacância não ocorre exclusivamente por aposentadoria. Ela pode ocorrer por diversos motivos, incluindo exoneração, demissão, promoção, aposentadoria, posse em outro cargo inacumulável ou falecimento.
……. é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro de pessoal, COM OU SEM mudança de sede.
Remoção
O deslocamento do servidor para outro órgão ou entidade é caracterizado como …….
redistribuição
…….. é o ato de designar um servidor para exercer temporariamente as atribuições de outro servidor que esteja afastado ou ausente, e não envolve a movimentação entre órgãos ou entidades.
Substituição
Conforme os juristas Gustavo Scatolino e João Trindade, no livro Manual Didático de Direito Administrativo, o poder de polícia …. decorre da hierarquia, pois ……
Não
entre o Estado e particular não há propriamente uma relação hierárquica e sim de supremacia: “para o Estado exercer o poder de polícia, ele usa de seu poder de supremacia que detém em relação aos administrados”.
O poder de polícia tem característica PREVENTIVA, pois atua para …..
evitar que ações de particulares prejudiquem a coletividade, e repressiva, pois aplica sanções as ações que já foram realizadas e que prejudicam o interesse público.
Art. 2º (…)
II - …… de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.
concessão
Teoria do …….. - O Estado deve responder pelos danos causados por suas atividades, independentemente da culpa do agente público, bastando a comprovação do nexo causal entre a conduta estatal e o dano.
Risco Administrativo