Direito Penal - Concurso crimes - Página1 Flashcards
Quais as três modalidades de concurso de crimes? Conceitue brevemente cada um.
a)concurso material: agente pratica mais de uma conduta, que gera dois ou mais resultados (crimes), idênticos ou não;
b)concurso formal: agente pratica uma só conduta que gera dois ou mais resultados (crimes), idênticos ou não
c)crime continuado: agente pratica mais de uma conduta, que gera dois ou mais crimes da mesma ESPÉCIE, que pelas condições de tempo, lugar e maneira de execução, devem os subsequentes ser havidos como continuação do primeiro.
Explique a diferença entre crime continuado e concurso material.
Apesar de ambos consistirem na prática de mais de uma conduta que gera mais de um crime, para ser considerado continuado é necessário que sejam crimes da mesma ESPÉCIE e que pelas condições de tempo, lugar e maneira de execução, os subsequentes são considerados continuação do primeiro.
No crime material não se exige que crimes sejam da mesma espécie, por exemplo, a as condições de tempo, lugar e maneira de execução não indicam que os demais crimes sejam continuação do primeiro.
Diferencie crime material homogêneo de heterogêneo.
a)homogêneo: crimes praticados são idênticos;
b)heterogêneo: crimes praticados são diferentes.
Em crimes materiais, como se dá a fixação da pena?
Aplica-se a regra do cúmulo material, somando-se as penas dos crimes. Primeiro o juiz faz a dosimetria isolada de cada crime e depois realiza o somatório das penas definitivas calculadas.
O que acontece se, em caso de crimes materiais, o juiz fixa cumulativamente uma pena de reclusão e uma pena de detenção?
Executa-se primeiro a pena de reclusão, considerando a regra expressa do CP (art. 76) de que primeiro se cumpre a pena mais grave.
O que acontece se, em caso de crimes materiais, o juiz fixa mais de uma pena restritiva de direito?
Nesse caso, se houver compatibilidade, elas serão cumpridas simultaneamente. As incompatíveis serão cumpridas de forma sucessiva.
Em crimes formais, como se dá a fixação da pena?
Aplica-se a regra da exasperação, aplicando-se a pena de um dos crimes, se iguais, ou a pena do crime mais grave, aumentando, em qualquer caso, de um sexto até a metade.
Diferencie crime formal próprio e de crime formal impróprio.
a) crime formal próprio: não há desígnios autônomos e o agente não age com dolo em relação a todos os resultados. Um dos crimes ncessariamente será culposo. Aqui aplica-se a regra da exasperação;
b) crime formal impróprio: aqui há designios autônomos e todos os resultados de sua conduta são dolosos. Aqui aplica-se a regra do cúmulo material, somando-se as penas.
Diferencie concurso formal homogêneo de concurso formal heterogêneo.
a)homogêneo: aplica-se a pena de um dos crime, já que são iguais, aumentada de 1/6 a 1/2;
b)heterogêneo: aplica-se a pena do mais grave, já que diversos, aumentada de 1/6 a 1/2.
O que é o chamado concurso material benéfico?
Se a regra da exasperação no concurso formal for mais prejudicial ao apenado do que a regra do cúmulo material, prevista para o concurso material, aplicar-se-á esta, eis que a regra da exasperação foi criada para beneficiar o acusado e não prejudicá-lo.
Inclusive a proibição da exasperação menos benéfica está prevista de forma expressa no art. 69 do Código Penal.
Na regra da exasperação do concurso formal, como é fixada a fração de aumento?
O STF e o STJ consolidaram o entedimento de que para se chegar ao máximo de 1/2, o magistrado deve basear-se pela quatidade de crimes cometidos:
2 crimes - 1/6;
3 crimes - 1/5;
4 crimes - 1/4;
5 crimes - 1/3
6 ou mais crimes - 1/2
No caso de concurso de crimes, a pena considerada para fins de fixação da competência do Juizado Especial Criminal será de cada crime individualmente?
Não. A juris do STJ é pacífica no sentido de que para a fixação da competência do JECRIM, em caso de concurso material, é necessário realizar o somatório das penas máximas do delito ou, no caso de crime formal, a exasperação da pena máxima cominada.
Se um agente, em um mesmo contexto fático, pratica roubo contra uma agência bancária, subtraindo as armas dos vigilantes e um carro para fugir, trata-se de hipótese de concurso formal ou material?
Formal próprio. Um ato, vários crimes sem designios autonomos. Isso vem da jurisprudência que afirma que não é crime único porque são bens jurídicos diversos.
Como são aplicadas as penas de multa em concurso de crimes?
São aplicadas de forma distinta e integralmente, ou seja, serão somadas. Salvo em caso de crime continuado que, por ser considerado crime único por ficção jurídica, aplica-se somente uma multa e realiza-se a exasperação de 1/6 a 2/3.
Como se dá a contagem do prazo prescricional em caso de concurso de crimes?
A contagem é feita em relação a cada um dos crimes de forma isolada, não se computando o acréscimo decorrente do concurso formal, material ou da continuidade delitiva.
Em caso de concurso de crimes é possível aplicar a suspensão condicional do processo?
Sim. Desde que pelo somatório, ou pela exasperação, a pena final não ultrapasse o limite de 01 ano. Sumula 243 do STJ
Quais são os requisitos para configuração do crime continuado?
a) agente pratica dois ou mais crimes da MESMA ESPÉCIE;
b) condições de tempo, lugar, maneira de execução indiquem que os subsequentes são continuação do primeiro.
O que são crimes da mesma espécie?
aqueles previstos no mesmo tipo penal, ainda que de forma derivada (um tentado, um consumado, um simples, outro qualificado)
É possível continuidade delitiva entre um crime de furto e um de roubo?
Não. Pois não estão previstos no mesmo tipo penal.
Em crimes continuados, como se dá a fixação da pena?
Aplica-se a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de 1/6 a 2/3. sempre considerando que não pode ser mais prejudicial do que o concurso material.
Em regra, a pena de multa deve ser aplicada através de cúmulo material. E se a pena de multa for aplicada no crime continuado?
Nesse caso, aplica-se o critério da exasperação.
Na regra da exasperação do crime continuado, como é fixada a fração de aumento?
Conforme regra jurisprudencial:
2 crimes - 1/6
3 crimes - 1/5
4 crimes - 1/4
5 crimes - 1/3
6 crimes - 1/2
7 ou mais crimes - 2/3
Segundo a doutrina, para configuração do crime continuado é necessário observar algumas conexões. Quais são elas?
a)conexão temporal: condições de tempo semelhantes, ou seja, não se admite um intervalo excessivo entre um crime e outro;
b)conexão espacial: semelhantes condições de lugar: mesma cidade, ou, no máximo, em cidades contíguas.
c) conexão modal: semelhança entre a maneira de execução, ou seja, padrão análogo de conduta;
d) conexão ocasional: o agente, para executar os crimes posteriores, deve se valer da ocasião proporcionada pelo crime anterior
Sobre a conexão temporal, verifica-se que esta não pode ser excessiva para configurar o crime continuado. Existe um prazo a partir do qual rompe a continuidade e verifica-se a reiteração criminosa do concurso material?
A jurisprudência tem entendido que para configuração do crime continuado o prazo entre os delitos não pode ser superior a 30 dias.
Para os crimes tributários existe entendimento de que esse prazo entre os crimes, para verificação da continuidade, não pode ser superior a 3 meses.