direito constitucional parte 1 Flashcards
IV, ART. 5 CF
V ou F O texto constitucional permite expressamente o anonimato em algumas circunstâncias, em decorrência da inviolabilidade do direito à intimidade.
TEC CONCURSOS #2369219
FALSO.
Art. 5º (…)
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
Segundo a CF/88, o anonimato é VEDADO e não há exceções expressas a isso no texto da Magna Carta.
ART. 2 CF
V OU F Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário são independentes e harmônicos entre si.
TEC CONCURSOS #2520654
VERDADEIRO.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
XI, ART. 5 CF
V OU F
A casa é asilo inviolável do indivíduo e nela ninguém poderá ingressar sem consentimento do morador, salvo por determinação judicial para o ingresso.
TEC CONCURSOS #2224788
FALSO.
A alternativa erra ao omitir as outras exceções constitucionalmente previstas.
XVI, ART. 5 CF
V OU F
Para satisfazer a exigência constitucional de prévio aviso relativamente ao direito de reunião, o grupo interessado em realizar manifestação em local público poderá divulgá-la nas redes sociais, sem a necessidade de uma notificação formal aos órgãos públicos, desde que a veiculação da informação permita ao poder público zelar para que o exercício do referido direito se dê de forma pacífica ou para que não frustre outra reunião no mesmo local.
VERDADEIRO.
LX, ART. 5 CF
V OU F
Como somente a lei pode restringir a publicidade dos atos processuais, é proibido aos tribunais vedar, por exemplo, a degravação de sustentação oral para divulgação em livro acadêmico.
TEC CONCURSOS #104388
VERDADEIRO.
ART. 5, LX - a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;”
LXVIII, ART. 5 CF
V OU F Qualquer pessoa do povo, nacional ou estrangeira, independentemente de capacidade civil, política, idade, sexo, profissão ou estado mental pode fazer uso do habeas corpus, em benefício próprio ou alheio, não sendo permitida, porém, a impetração apócrifa, sem a precisa identificação do autor.
TEC CONCURSOS #106098
VERDADEIRO.
LXVIII, ART. 5 CF
V OU F A ação de habeas corpus não é adequada para proteger o direito dos usuários de internet navegarem por sítios eletrônicos, porque a liberdade de locomoção que ela protege é a física.
TEC CONCURSOS #2796110
VERDADEIRO.
LXVIII, ART. 5 CF
V ou F Segundo o STF, compete originariamente ao tribunal de justiça local o julgamento de habeas corpus contra decisão de turma recursal de juizados especiais criminais.
TEC CONCURSOS #1299308
VERDADEIRO.
LXIX, ART. 5 CF
V OU F É cabível mandado de segurança contra decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo
FALSO.
Art. 5, Lei 12.016/2009: Não se concederá mandado de segurança quando se tratar:
I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução;
II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo;
III - de decisão judicial transitada em julgado.
LXIX, ART. 5 CF
V OU F O parlamentar e o partido político com representação no Congresso Nacional têm legitimidade para impetrar mandado de segurança com a finalidade de garantia do devido processo legislativo, a fim de coibir atos praticados no processo de aprovação de leis e emendas constitucionais que não se compatibilizem com o processo legislativo constitucional.
tec concursos #84422
FALSO.
Apenas o parlamentar possui direito subjetivo de participar de um processo legislativo sem máculas.
LXIX, ART. 5 CF
V OU F A ação de mandado de segurança deve ser proposta contra o órgão ou ente público do qual tenha surgido o ato ilegal.
TEC CONCURSOS #2924848
FALSO.
1. órgão não pode figurar no polo passivo do MS, pois lhe falta capacidade processual, já que desprovido de personalidade jurídica.
2. as pessoas jurídicas delegatárias (v.g., concessionárias de serviço público), bem como partidos políticos – ambos pessoas jurídicas de direito privado – possuem legitimidade passiva para figurar no MS.
LXIX, ART. 5 CF
V OU F Não cabe mandado de segurança contra ato judicial passível de correição.
VERDADEIRO.
Súmula 267 STF: Não cabe mandado de segurança contra ato judicial passível de recurso ou correição.
LXIX, ART. 5 CF
V OU F
O mandado de segurança é o remédio constitucional adequado para garantir o acesso à informação constante de banco de dados de entidades governamentais, uma vez que o direito a informação é direito líquido e certo.
TEC CONCURSOS #694480
FALSO.
Nem sempre o direito à informação será líquido e certo. Segundo o STF, o interessado deve especificar a motivação e os elementos específicos relativos ao interesse do consulente, além de eventual ilegalidade na recusa.
LXIX, ART. 5 CF
V OU F
O parlamentar tem legitimidade ativa para impetrar mandado de segurança em defesa de prerrogativa do Congresso Nacional.
FALSO.
O STF tem admitido a legitimidade dos parlamentares para impetrar mandado de segurança fundamentado na ilegalidade ou inconstitucionalidade do andamento do processo legislativo (direito subjetivo do parlamentar).
LXIX, ART. 5 CF
V OU F Embora não tenham personalidade jurídica própria, os órgãos públicos titulares de prerrogativas e atribuições emanadas de suas funções públicas — como, por exemplo, as câmaras de vereadores, os tribunais de contas e o MP — têm personalidade judiciária e, por conseguinte, capacidade ativa de ser parte em mandado de segurança para defender suas atribuições constitucionais e legais.
TEC CONCURSOS #474301
VERDADEIRO.
Essa capacidade, que decorre do próprio sistema de freios e contrapesos, não exime o julgador de verificar a legitimidade ad causam do órgão despersonalizado, isto é, sua legitimidade para a causa concretamente apreciada.
Nunca órgãos públicos podem figurar nos polos ativo ou passivo de ações ordinárias.
Porém, a doutrina e a jurisprudência reconhecem casos raros de alguns órgãos públicos dotados de capacidade processual especial, também chamada de capacidade judiciária ou “personalidade judiciária”. É o caso da Presidência da República e da Mesa do Senado.
Essa capacidade processual especial restringe-se basicamente à possibilidade de tais órgãos realizarem a defesa de suas prerrogativas em juízos, especialmente em sede de mandado de segurança e habeas data.
Nesse sentido, foi editada a Súmula 525 do STJ: “A Câmara de vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais
LXX, ART. 5 CF
V OU F Mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por associação, entidade de classe ou organização sindical, desde que estejam em funcionamento há pelo menos um ano.
FALSO.
o requisito temporal de funcionamento há pelo menos 1 (um) ano (art. 5°, LXX, “b”, CRFB/1988 e art. 21, caput, Lei n° 12.016/2009) somente se aplica às associações civis legalmente constituídas.
LXX, ART. 5 CF
V OU F A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe é hipótese de legitimidade ativa extraordinária e independe de autorização dos associados, figurando a entidade, nesse caso, como substituto processual.
TEC CONCURSOS #118208
VERDADEIRO.
LXX, ART. 5 CF
V OU F Qualquer cidadão é parte legítima para propor mandado de segurança coletivo que vise anular ato lesivo ao patrimônio público, ou a entidade de que o Estado participe, ou, ainda, que atente contra a moralidade administrativa, o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural.
tec concursos #2588952
FALSO.
Legitimados para propor mandado de segurança coletivo:
1) partido político com representação no Congresso Nacional;
2) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;
LXX, ART. 5 CF
V OU F O mandado de segurança coletivo caracteriza-se por ter dois ou mais impetrantes, que sejam pessoas físicas ou jurídicas, no polo ativo.
tec concursos #593205
FALSO.
o mandado de segurança coletivo não tem “pessoas física” como um dos seus legitimados.
Art. 5º (…)
LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:
a) partido político com representação no Congresso Nacional;
b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;
LXX, ART. 5 CF
V OU F Conforme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, o mandado de segurança contra ato de juizado especial estadual deve ser processado e julgado pelo tribunal de justiça do estado competente.
FALSO.
Compete à turma recursal processar e julgar o mandado de segurança contra ato de juizado especial.
Frise-se que na hipótese de haver impetração contra ato da turma recursal, a competência será da própria turma.
LXX, ART. 5 CF
V OU F Contra o ato praticado por juiz na função judicial é admitida a impetração de mandado de segurança, razão pela qual o STF considera cabível o mandamus contra decisão interlocutória proferida por magistrado no âmbito dos juizados especiais.
TEC CONCURSOS #179623
FALSO.
Segundo a jurisprudência do STF, decisão interlocutória de Juizado Especial é irrecorrível, não cabendo mandado de segurança contra elas, como por exemplo, decisão que põe fim ao processo.
LXX, ART. 5 CF
V OU F é inconstitucional a edição de lei ou ato normativo que vede ou condicione a concessão de medida liminar na via mandamental
TEC CONCURSOS #1939496
VERDADEIRO.
sob pena de violação à garantia de pleno acesso à jurisdição e à própria defesa do direito líquido e certo protegida pela Constituição (ADI 4.296/DF, red. p/ o ac. Min. Alexandre de Moraes, julgamento em 9/6/2021)
LXXI, ART. 5 CF
V OU F O mandado de injunção é ação constitucional de cunho constitutivo, e não condenatório, sendo incabível a cominação de pena pecuniária pela continuidade da omissão legislativa.
TEC CONCURSOS #3192097
VERDADEIRO.
LXXI, ART. 5 CF
V OU F
Na condição de direitos fundamentais, os direitos sociais são autoaplicáveis e suscetíveis de defesa mediante ajuizamento de mandado de injunção sempre que a omissão do poder público inviabilize seu exercício.
TEC CONCURSOS #845844
VERDADEIRO.
art. 5º, LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;