Direito Constitucional Flashcards
A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem alguns fundamentos. Quais são?
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político
SoCiDiVaPlu
Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ___________
diretamente
Essa afirmação contempla a chamada democracia direta e a indireta/representativa, que juntas compõem a democracia participativa
Cite os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil (verbos)
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação
Princípios que regem o Brasil nas suas relações internacionais
I - independência nacional;
II - prevalência dos direitos humanos;
III - autodeterminação dos povos;
IV - não-intervenção;
V - igualdade entre os Estados;
VI - defesa da paz;
VII - solução pacífica dos conflitos;
VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X - concessão de asilo político
A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações. V ou F?
V
A Constituição, no art. 5º, inciso XL, estabelece que a lei penal não retroagirá, salvo para ____________ o réu.
beneficiar
- Ou seja, a retroatividade é vedada em regra, mas permitida se for para beneficiar o acusado.
Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que fizer pedido expresso nesse sentido perante autoridade brasileira competente, ressalvadas situações que acarretem ____________
apatridia
Na teoria do Estado moderno, o Estado é formado por três elementos básicos. Quais são eles?
- Território – Base física onde exerce seu poder.
- Povo – Conjunto de indivíduos ligados ao Estado por vínculo jurídico (nacionalidade).
- Soberania – Poder supremo, independente e autônomo, exercido tanto internamente (domínio sobre território e população) quanto externamente (independência frente a outros Estados).
O que é soberania do Estado e o que ela representa no âmbito interno e no âmbito externo
A soberania é o poder do Estado de se autodeterminar, ou seja, criar e aplicar suas próprias leis e governar sem interferências externas.
- No âmbito interno, ela garante autoridade sobre o território e os indivíduos que nele habitam.
- No âmbito externo, representa a independência do Estado em relação a outros Estados.
O ________ é o titular do poder constituinte, ou seja, é a fonte da soberania, que é exercida pelo Estado em seu nome.
povo
O que significa dizer que o Brasil é um Estado Democrático de Direito?
A Constituição Federal de 1988 define o Brasil como um Estado Democrático de Direito, o que significa que o poder do Estado (ou seja, das autoridades públicas) deve sempre ser exercido de acordo com as leis e as normas constitucionais. Em um Estado democrático de direito, nenhuma autoridade ou administrador público pode agir fora da legalidade, ou seja, suas ações devem estar limitadas pela lei. A vontade dos administradores públicos está sempre circunscrita (ou seja, restrita) aos ditames da lei. Isso garante que as ações do poder público sejam legítimas, transparentes e respeitem os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.
No Estado democrático de direito, a participação consciente e ativa dos cidadãos no processo de formação das políticas públicas é um exercício de _____________
cidadania
A cidadania envolve a participação política e o engajamento social, permitindo que os indivíduos possam influenciar as decisões governamentais que afetam a sociedade. Essa participação pode ocorrer por meio de votação, protestos, consultas públicas, audiências ou até mesmo por meio de atividades de relacionamento institucional e governamental com as autoridades públicas.
Qual a função do preâmbulo da Constituição?
O preâmbulo da Constituição não tem natureza normativa no sentido de criar normas diretamente aplicáveis. Ele tem uma função mais declaratória, apresentando os valores e objetivos que fundamentam a Constituição, mas não pode ser utilizado como base para o controle de constitucionalidade. Ou seja, não é uma norma que se possa aplicar diretamente nos tribunais.
As políticas sociais visam reduzir as desigualdades sociais e alcançar a isonomia entre os componentes da federação e entre as pessoas. Essa isonomia relaciona-se a dois ___________ fundamentais da CF: o de reduzir as desigualdades sociais; e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação
objetivos
Nas relações internacionais, o Brasil adota o princípio da _______________, o que significa que todos os países devem ser tratados de forma igualitária, sem distinção de poder ou influência, embora cada país tenha sua soberania preservada.
igualdade soberana entre os Estados
Isso significa que, em uma reunião internacional, o Brasil tem o mesmo poder de voto e de negociação que outros países, independentemente do seu tamanho ou poder econômico
Na federação brasileira, a soberania é exclusiva da __________
União
Na federação brasileira, a soberania é exclusiva da União, ou seja, apenas a União é soberana, enquanto os estados, o Distrito Federal e os municípios possuem autonomia.
A soberania é um conceito jurídico que diz respeito ao poder supremo de um Estado de se auto legislar e de se auto-organizar, sem subordinação a outro Estado. No caso do Brasil, a soberania é atribuída à União, que representa o Estado brasileiro perante outros países e tem o poder de decidir sobre questões como a defesa nacional e a política externa.
Por outro lado, os estados, o Distrito Federal e os municípios têm autonomia, o que significa que eles têm a capacidade de se auto-organizar, legislar e administrar seus próprios interesses em determinadas áreas, mas sem a soberania da União.
A soberania nacional do Brasil nas relações internacionais se fundamenta na _____________ _______________
independência nacional
A soberania é um dos princípios fundamentais do Estado brasileiro, que garante a autonomia do Brasil para se organizar internamente e se relacionar com outros países. Ela está relacionada ao poder supremo do Brasil, ou seja, o Brasil tem autoridade e poder total sobre seu território e suas decisões internas, sem ser submisso a outros Estados.
O princípio da independência nacional está vinculado à soberania no plano internacional, o que significa que o Brasil, como Estado soberano, tem a capacidade de tomar suas próprias decisões e estabelecer suas relações com outros países sem ser subordinado a outros governos.
A cidadania no contexto constitucional envolve tanto direitos quanto deveres. O que isso significa?
O cidadão tem direitos políticos que lhe permitem influenciar as decisões políticas, como o direito de votar, ser votado, e participar da vida política do país. No entanto, a cidadania também inclui a obrigação de respeitar as decisões políticas, mesmo quando o indivíduo não concorda com elas. Isso significa que, no Estado democrático de direito, a cidadania também implica o cumprimento das leis e o respeito às normas e decisões tomadas pelo governo, conforme o processo democrático, mesmo que não se concorde com todas elas.
A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais por alguns princípios, dentre eles o da não-intervenção. O que ele representa?
A não intervenção significa que o Brasil não interfere nos assuntos internos de outros países. Esse princípio está relacionado à ideia de que cada nação deve ter a sua soberania respeitada e não sofrer ingerência externa em seus assuntos internos.
A dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Quais são as duas dimensões da dignidade?
- Direito de proteção individual: Refere-se ao direito de proteção que a pessoa tem em relação ao Estado e aos outros indivíduos, ou seja, a dignidade humana implica que o Estado deve garantir uma vida com condições mínimas de respeito, liberdade e direitos fundamentais, protegendo o cidadão de abusos de poder, discriminação e condições indignas.
- Dever de tratamento igualitário: Também se apresenta como um dever de tratamento igualitário, significando que todas as pessoas devem ser tratadas com respeito e sem discriminação, independentemente de sua origem, sexo, cor, religião, entre outras características. O Estado e os indivíduos têm o dever de tratar os outros com dignidade e não podem agir de forma a ferir a integridade de outra pessoa.
Qual a diferença entre Diversidade partidária X Pluralismo político?
Embora o pluralismo político esteja relacionado à diversidade de ideias, ele não se confunde com a diversidade partidária. A diversidade partidária é um reflexo do pluralismo político, mas ela é apenas uma das formas de manifestação dessa diversidade, ou seja, os partidos políticos são um instrumento no sistema democrático para representar diferentes grupos e interesses, mas o pluralismo político vai além disso.
O pluralismo político engloba todas as formas de expressão de ideias e valores, não sendo restrito ao número de partidos, e sim ao direito de cada pessoa ou grupo político se expressar livremente e disputar o poder de forma pacífica.
Portanto, o pluralismo político é mais amplo e não se limita à diversidade partidária. A diversidade partidária é apenas uma das manifestações do pluralismo político, que envolve também a liberdade de expressão e o direito de manifestação em um Estado democrático de direito.
Quais os 5 direitos básicos defendidos pelo Art. 5o da CF?
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no
País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade
Quais as diferentes perspectivas de legalidade do ponto de vista individual x administração pública?
Do ponto de vista individual, o indivíduo pode fazer tudo aquilo que a lei não proíbe. Já a administração pública deve fazer tudo aquilo que a lei manda ou autoriza (não é livre para escolher)
É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o ____________
anonimato
É vedado o anonimato porque é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo