Dinâmica de transmissão e distribuição das doenças Flashcards
Qual a diferença entre doença infecciosa e contagiosa?
- Infecciosa: àquela oriunda de patógenos que invadem o hospedeiro.
- Contagiosa: àquela capaz de se propagar por meio do contato direto ou indireto.
Qual diferença entre transmissão direta e indireta?
- Direta: que depende do contato pele a pele (ex.: lesões de DST)
- Indireta: que não depende do contato pele a pele, mas sim de secreções ou fômites (ex.: tuberculose).
A epidemiologia descritiva depende da tríade pessoa-tempo-local. Qual o padrão de comportamento das doenças quando avaliamos a variável TEMPO?
Podem ser:
- Variação histórica: variação da incidência ao longo de longos períodos (décadas, séculos), gerando no gráfico a tendência secular daquela doença
- Variação ciclíca: variações de incidência ao longo de um curto período (meses, semestres). Pode ser ainda: cíclica sazonal ou esporádica.
- Variação cíclica sazonal: variações da incidência em períodos específicos do ano.
- Variação cíclica esporádica (ou irregular): variações inusitadas na incidência das doenças, ou seja, uma epidemia já que são inesperadas.
Qual a diferença entre endemia e epidemia?
- Epidemia: aumento INESPERADO no número de casos de uma doença.
- Endemia: aumento ESPERADO no número de casos de uma doença.
Qual a definição de surto epidêmico em saúde?
- É uma epidemia local, em região bem delimitada. Ex.: surto de sarampo em uma creche. Portanto, surto e epidemia são a mesma coisa, a única diferença é a abrangência geográfica.
Qual a definição de pandemia em saúde?
- Quando ocorrem epidemias em todos os continentes de uma mesma doença, oriundo de contágio local (comunitário). Atenção: deve, necessariamente haver epidemia em todos os continentes para ser caracterizado pandemia. Se em um dos continentes aquela doença estiver em níveis endêmicos não podemos falar em pandemia.
No país A não existe a doença Ebola. Quantos casos, no mínimo, deve surgir no país A para que isto configure uma epidemia?
- Dois casos. (1 caso fonte + 1 caso local).
A dengue é uma arbovirose que apresenta picos de incidência no verão. Logo, podemos concluir que anualmente ocorrem epidemias de dengue nesse período? Defina o comportamento temporal da dengue.
- Não, pois estamos diante de uma endemia (aumento esperado). Ou seja, embora o número de casos tenha aumentado, este acréscimo é sempre esperado devido ao aumento da chuva e calor do verão.
- Variação cíclica sazonal.