Diarreia Flashcards
SÍNDROMES DIARREICAS NA CRIANÇA
alteracao do habito intestinal: frequência, consistência ou volume
modificações do intestino para digestao e absorcao. temos as microvilosidades, glicocálice estrutura que tem água e nutriente onde ocorre a digestão dos nutrientes e transportadores desses nutrientes para dentro do enterócito. , pregas,
IDADE X TGI
Cada criança com a sua respectiva idade tem um tamanho de delgado, dobras, diâmetro e área de absorção.
fluxo de líquido no intestino
entrada: ingestão(2 litros por dia) e secreção (7 litros/dia)
saída. fezes criança = 10 a 20 ml/kg )
LACTENTE
E
padrão evacuatório normal: zero 6 meses de idade. tem um padrão diferente que também tem associação com a dieta, bebês que tomam leite materno tem uma variação muito grande desde constipação até evacuação 10 12 vezes por dia, ja bebes que toam formula Fórmula: 1-3 x/dia (variando 1-7) após um ano, após a dieta complementar, tem um padrão semelhante a de um adulto. leite materno vs fórmula: apesar de serem próximas, elas têm mais proteína e meia lactose, 8 a 10% dos hidratos de carbono tem as FOS que não tem tanto na formula favorecem uma população bacteriana intestinal diferente e por isso esse padrão diferencia.
digestão e absorção de carboidrato
qualquer alteração dos macro podem dar resultado nessa síndrome diarreica
maior ingestão de lactose, dieta completar sacarose e amido. as enzimas são lactase, sacarase e amilase e amilases. ocorre digestão nas microvilosidades, digere esses dissacarídeos, defeitos que podem dar diarréia. o amido é um poli, pâncreas não tem tanta semelhança com o de adulto, não atingiu sua capacidade máxima, amilase pancreática, em qualquer um desses pontos, posso ter defeitos e causar diarreia, como insuficiência pancreática e problemas nas microvilosidades.
proteína
A hidrolise dos peptideos começa no estômago, com a pepsina, e posteriormente enzimas pancreáticas, peptidases, depois esses aminoácidos são absorvidos no enterócito e vão para o sistema porta.
gordura
a
AG essenciais e uma digestão bem complicada na criança pois o mecanismo principal para digestão é o pâncreas, então tem um contigente de lipases supra gástrica (lingual e gástrica) no leite materno: lipase para ajudar essa falta do lactente. sais biliares também são essenciais para favorecer a hidrólise e absorção, essas lipases precisam de menos sal biliar então tá tudo bem! ocorre toda essa hidrólise de lipídeos e a micela vai pro enterócito e ele vai fazer outra transformação para a formação do quilomícron, estrutura com proteína, assim pode circular pela corrente. quando você tem quilomicron o transporte é pelo sistema linfático. se tem problema nele, pode causar diarreia. os defeitos genéticos, aparece nos primeiros anos de vida
aguda
conceito
É aquela início súbito, potencialmente autolimitada, de origem predominantemente infecciosa e de duração ≤ 14 dias.
Normalmente infecciosa, por isso tende a ser autolimitada. diarreia pode ser um mecanismo de defesa e consequência dela. até 14 dias.
Aguda diarreia osmótica
a: rotavírus: efeito citopático direto: infectam seletivamente enterócitos maduros no topo destruindo e causando lesão e atrofia dessa microvilosidade. menor absorção de carbo e alterar a fermentação gastrointestinal aumenta osmolaridade luminal maior água, conteúdo fecal e diarreia osmótica.
resumindo: os enteropatógenos causam lesão do epitélio, diminuindo a produção das dissacaridases, menor absorção dos açúcares ( o que aumenta a fermentação pela flora e maior liberação de hidrogênio), com isso aumenta a osmolaridade lumial levando maior quantidade de água para o lúmen e aumento consequen o conteúdo de líquido fecal.
diarreia secretaria
o agente infeccioso vai produzir uma toxina que vai interferir na troca eletrolítica, na luz intestinal, ativam adenilato ciclase AMMP GMPc e cálcio, ativa proteinoquinases desestabilização proteínas da membrana. diminui absorção de nacl, e aumenta a secreção de cl ( cripta°) líquido para dentro da luz levando a diarreia. como acontece na colera..
resumindo: enterotoxina, ativação de adenilato ciclase, aumentando AMPc, GMPc e calcio que são mediadores de secreção intestinal, isso ativa proteinoquinases levando a uma desestabilização das proteínas da membrana, diminuindo absorção de nacl e aumentando a secreção de cl e por isso causa diarreia.
diarreia inflamatória
Exsudação: mucoproteínas sangue
ex: shigella. uma bateria ou citotoxina, ela vai para o enterócito, mata a célula e provoca uma inflamação, diarréia com sangue, colite, aumento de frequência, líquidas, muco e sangue. invasão èelo agente ou por fatos que ele produz
Alterações de motilidade acometem juntos em algumas situações.
efeito citopático: entra e mato a celula
diarreia alta e baixa
alta: Efeito citopático direto Enterotoxigenicidade- ocorre no intestino delgado
baixa: Invasiva (Inflamatório) Citotoxicidade- intestino grosso e colon
Tratamento da aguda :
: alimentacao, hidratação e medicamentos (algumas situações )
esquemas de hidratação
sodio glicose tem uma proporção ideal que favorece a absorção
Na/glicose = proporção equimolar → Mecanismo de absorção de Na+ acoplado à glicose se mantém intacto na DA
tratamento dietético da aguda
a
. manter dieta habitual, obedecer o apetite, corrigir erros alimentares grosseiros. medicamento normalmente nao sao necessários. usado em casos mais graves, entra em risco como sepse, febre alta,