Diabetes Flashcards

1
Q

Mãe traz criança de 3 meses de idade com hiperglicemia detectada no primeiro mês de vida e que ainda persiste nesse momento. Considerando a principal causa de diabetes permanente nessa faixa etária, qual o tratamento indicado?

A) Esquema basal-bolus de insulina

B) Sulfonilureia

A

Letra B

A principal causa de hiperglicemia sustentada nos primeiros 6 meses de vida é o diabetes neonatal, forma monogênica da doença, que geralmente ocorre de maneira isolada, mas que também pode compor algumas síndromes. Cerca de 50% dos casos são transitórios, com duração de semanas ou meses, podendo haver recidiva na puberdade. Em cerca de 80% dos casos há boa resposta terapêutica à utilização das sulfonilureias

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

No DM1 de aparecimento em crianças abaixo de 5 anos, qual o primeiro anticorpo que se desenvolve?

A) Anti GAD65
B) Anti ZnT8
C) Anti insulina

A

Letra C

Os autoanticorpos relacionados ao DM1 podem preceder o diagnóstico em meses e anos. Podem persistir por até 10 anos após o diagnóstico, em especial o anti GAD65. Em crianças com < 10 anos, os anticorpos anti insulina (IAA) podem preceder os demais anticorpos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

No tratamento do DM2, esquemas que não aumentam o risco de hipoglicemia são preferíveis. Assina-le a alternativa INCORRETA:

A) A acarbose inibe a sucrase, maltase e isomaltase
B) A saxagliptina pode aumentar o risco de hospitalização por insuficiência cardíaca
C) A pioglitazona reduz o processo inflamatório hepático
D) A lixisenatida tem maior efeito na glicemia de jejum do que o liraglutida

A

Letra D

A acarbose inibe as referidas enzimas, tendo um impacto importante no controle da glicemia pós prandial. O estudo SAVOR identificou um aumento do risco de internação por insuficiência cardíaca relacionada ao uso da saxagliptina. A pioglitazona tem sua principal indicação em pacientes com DM2 e esteatose hepática não alcoolica. A lixisenatida e outros análogos de GLP1 de curta duração (exenatida) possuem maior atuação na glicemia pós-prandial, e não na glicemia de jejum.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Sobre os efeitos extraglicemicos das drogas utilizadas no tratamento de DM2, é CORRETO afirmar que:

A) A metformina pode levar a anemia megaloblástica por deficiência de folato

B) A pioglitazona pode levar a edema macular

C) Os agonistas de GLP1 reduzem a frequencia cardíaca.

A

Letra B

A metformina reduz a absorção intestinal de vit B12 em cerca de 30% dos pacientes. No entanto, a anemia megaloblástica é rara.
Efeitos adversos das tiazolidinedionas: ganho de peso, retenção hídrica, insuficiência cardíaca, fraturas esqueléticas, CA de bexiga, eczema e edema macular.
Os aGLP1 estão associados a aumento da frequência cardíaca

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Com relação ao MODY (maturity-onset diabetes of the young) é CORRETO afirmar que?

  • O tipo 3 normalmente se controla inicialmente com dieta e responde bem a sulfonilureias, podendo evoluir para insulinoterapia no decorrer da evolução da doença
A

CORRETO

O MODY são formas monogenicas de diabetes que se caracterizam por padrão de herança autossômico dominante, idade precoce (em geral, antes dos 25 anos) e graus variáveis de disfunção de células beta. Pelo menos 13 subtipos foram identificados.
O MODY tipo 3 (mutação do gene HNF1-alfa) e o MODY 2 (mutação no gene GCK) são os subtipos mais comuns. O MODY 2 manifesta-se com hiperglicemia discreta e não progressiva, evidenciada desde o nascimento. Não requer tratamento medicamentoso, e complicações do DM são raras. O MODY 3 evolui com falência gradativa das células beta, o que resulta em hiperglicemia progressiva no decorrer da vida e associa-se ao desenvolvimento das complicações crônicas do DM. Portadores de MODY 3 tem ótima resposta às sulfonilureias

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly