Crises Financeiras Flashcards
O que é um crise financeira mundial?
É a valorização de um ativo sem sustentação econômica. Em geral, as crises se deram graças o que o mercado chama de “Bolha no mercado acionário”. O que é uma bolha econômico? Supervalorização de um ativo, especulativo, que não é sustentável em certo momento. Portanto, a bolha é quando você tem uma valorização excessiva de algum ativo, sem sustentação econômica. Quando se tem uma base econômica que justifique a supervalorização, então não é uma bolha. Por exemplo, se aumenta a renda per capita, há demanda por um certo ativo, e esse ativo seja “escasso”, então não é uma bolha, há justificativas racionais para o aumento.
Quais as principais crises mundiais?
- Crise de 29 - Bolha do Mercado Acionário
- Petróleo - Década de 70
- Crises Cambiais
+ México - Final da Década de 80
+ Ásia - 97
+ Rússia - 98: País depende da venda de petróleo e Governo com um alto nível de endividamento em moeda estrangeira. Quando o preço do petróleo caí as exportações russas caem e, portanto, dificulta o pagamento da dívida.
+ Argentina - 99 até 2002
+ Brasil - 99 - Bolha da internet: Supervalorização das empresas .com. Devido a grande dificuldade de avaliar os ativos notou-se que as empresas estavam hipervalorizadas.
o As empresas .com pequenas estavam fazendo IPO e as pessoas compravam por motivos emocionais.
o Cada vez mais as pessoas estavam comprando, supervalorizando-o.
o Nasdaq (índice das ações da bolsa nasdaq – concentram as empresas de tecnologia). Quando o mercado percebeu que as eações dessas empresas não valiam tudo isso, a nasdaq caiu. - Crise do Subprime (2007/2008)
- Crise do Euro
O que foi a Crise do Subprime?
A principal causa da crise foi a bolha imobiliária existente. Os imóveis começaram a se valorizar excessivamente. O histórico da parcela representada pelo subprime nos bancos de investimentos para financiamento de imóveis era de 5%. Em 2007 essa parcela atingiu 20%. Além disso, dentro do subprime existiam outros títulos que eram ainda piores em termos de classificação e liberação de financiamento, o Ninja (No income, no job or assests)
Quais as principais causas da crise do Subprime?
- Excesso de crédito para financiamento imobiliário
+ Bancos comerciais e de investimentos
+ Instituições de financiamento imobiliário “pseudo-governamentais” (Fannie Mae e Freddie Mac).
Dívida. - Indexada à taxa de juros
- Parcelas menores nos primeiros anos
- Excesso de crédito para financiamento imobiliário
- Política monetária “frouxa” do FED (Juros baixos)
- Incentivo do governo americano para facilitar financiamento imobiliário (Bill Clinton)
- Surgimento de instrumentos financeiros mais complexo e difícieis de avaliar o risco (CDO e CDS)
- Sistema de bonificação dos bancos - esse sistema de bonificação variável incentivava os gestores a serem agressivos, assumindo grandes riscos
- Efeito Manada – receio de tomar decisão diferente que as demais e errar
- Ganância
- Afrouxamento da regulamentação do sistema bancário americano (Principalmente bancos de investimentos). A filosofia: deixe o mercado agir livremente, q irá se auto regular. Ex. Grau de alavancagem financeira muito acima que o permitido pelos bancos comerciais.
O que são os CDOs e CDS?
- CDO - Collateralized Debt Obligation: Carteira de crédito composta por vários títulos e vendida no mercado como instrumento de investimento.
- CDS - Credit Default Swap: Seguro contra risco de crédito.
Que tipo de Hedge Funds agiram nas principais crises cambiais?
Hedge Funds que investem no câmbio de um país, cujo câmbio é controlado, A qualquer sinal de desvalorização ou valorização da moeda eles apostam contra muitas vezes pressionando o câmbio do país.
Quais as principais consequências da Crise do Subprime no EUA e no Mundo?
- Quebra de várias instituições financeiras
•Bancos de investimentos - Os grandes bancos de investimentos antes da crise: Bear Sterns; Lehman Bros; Merrill Lynch; jP Morgan; Goldman Sachs
•Bancos comerciais
•AIG – Seguritizadora - Secretário do tesouro – Henry Paulson ; Pres. Do FED – Bernanke: dilema se deveria ajudar ou não com o dinheiro público.
•Eles conseguiram algumas soluções para alguns bancos de investimentos. - Lehman Bros – Falência
- Solução do governo: injeção de capital do Governo em bancos, AIG, empresas (principalmente nas montadoras),
*Atuação mais agressiva do FED:
•Diminuição da taxa de Juros
•Injeção de Liquidez na economia - Crise do Euro
- Por que o Dólar valorizou em relação ao Real?
• “Flight to security” (Aumento de aversão ao isco) - Fuga de países emergentes para os EUA. Muitos venderam os seus ativos e adquiriram os títulos americanos.
- Fuga de ativos de maior risco e aquisição de títulos do gov americano gerou valorização do U$ em relação a outras moedas.
- Aumento do desemprego/recessão econômica
- Queda do mercado acionário
Quais as consequências da crise do Subprime no Brasil?
• Risco de recessão (e aumento de desemprego)
o Pol. Monetária mais frouxa
* Redução da Selic (segunda etapa)
* Dim. Do compulsório – aumento da liquidez
* Open Market – aumento da liquidez
o Isenção tributária
o Sistema bancário diminuiu disposição de crédito por causa do risco
* Contraditório a ações que o Bacen tomou, pois ele reduziu a taxa Selic para incentivar empréstimos. Mas, os bancos não quiseram emprestar devido a alto risco.
* Solução do governo: aumento do crédito por parte dos bancos públicos (Banco Brasil, Caixa econômica federal, BNDES)
o Forte desvalorização do R$ perante o dólar (“flight to security”) – fuga do capital do Brasil. – gera inflação
* Em meados de 2007, a cotação do rela perante o dólar estava aproximadamente a R$1,60. Havia muita exportação e altos investimento estrangeiros (financeiro e direto) = altos fluxos de dólar. Mas, com a crise começou a ter a desvalorização do real, gerando perdas com derivativos cambiais de algumas empresas.
o Forte queda da bolsa de valores
O que aconteceu durante a crise com empresas que possuíam derivativos cambiais?
Sadia, Aracruz, Votorantim Papel celulose, etc - juntos aos bancos estruturaram um derivativo em que enquanto o Real estivesse valorizado eles iriam ganhar dinheiro, quando houvesse uma desvalorização ele iriam perder dinheiro. Então com a forte desvalorização do real, fez com que as empresas quase quebrassem.
O que é o Índice Ibovespa?
Ibovespa (é um índice de mercado acionário, ele mede a variação média das ações mais representativas na bolsa, aqueles que tem mais liquidez e valor de mercado), por exemplo, como ele é medido em pontos, antes da crise, vivia um bom período acionário, entretanto quando estourou a crise houve uma queda brusca.
O que foi a crise do Euro?
•Grécia – Gastavam muito e arrecadavam pouco. Altos salários e benefícios. Governo entra em crise. O mesmo ocorreu na Espanha, Portugal etc.