Crescimento e Desenvolvimento Normais Flashcards
Fisiologia do crescimento:
Limites do crescimento normal?
Inicia na fecundação do óvulo e termina na puberdade (com o fechamento das cartilagens de crescimento).
Fisiologia do crescimento:
Fatores que interferem no crescimento?
Exsite uma série de fatores que determinam se o crescimento acontecerá de forma harmoniosa, sendo eles divididos em 2 grupos:
• Fatores intrínsecos: genéticos -> potencial genético (ex.: se a criança tem pais altos espera-se que ela seja alta), anomalia genética (ex.: Sd de Down, criança de baixa estatura mesmo com pais altos). Neuroendócrinos -> GH, TSH, T4L.
• Fatores extrínsecos: nutricionais; ambiente -> doenças crônicas (qualquer doença que acometa a criança pode comprometer o seu crescimento) e falta de afeto (criança pode desenvolver baixa estatura por privação afetiva); atividade física -> estímulo físico é necessário para o crescimento osteoarticular.
Quais são as fases do crescimento?
Fase intrauterina, fase do lactente, fase infantil e fase puberal.
Fase intrauterina do crescimento:
Ritmo de crescimento e fatores que interferem.
Fase de maior crescimento de toda a vida (célula -> bebê), sendo o principal determinante do crescimento o ambiente uterino, condições de saúde materna, condições placentárias (nutrição, oxigenação). Assim, independente dos fatores genéticos (que aqui não são muito relevantes), a maioria das crianças nascem mais menos do mesmo tamanho (cerca de 50 cm), havendo variações de acordo com o ambiente uterino.
Fase do lactente de crescimento:
Ritmo de crescimento e fatores que interferem.
O crescimento é intenso (tirando a fase intrauterina, o primeiro ano vida é período de crescimento mais intenso da nossa existência) e desacelerado (criança vai progressivamente ganhando menos peso e estatura). Também tem pouca influência do potencial genético, de modo que o que continua determinando o crescimento é o aspecto nutricional.
Fase infantil do crescimento:
Ritmo de crescimento e fatores que interferem.
Ritmo de crescimento mais estável (5-7 cm/ano). Potencial genético começa a ter mais importância, ainda que a nutrição e doenças associadas sejam sempre importantes.
Fase puberal do crescimento:
Ritmo de crescimento e fatores que interferem.
Ocorre liberação dos esteroides sexuais, que hajem na cartilagem de crescimento e no do GH, gerando uma aceleração do crescimento. Potencial genético é o que mais interfere no crescimento, ainda que a nutrição e doenças associadas sejam sempre importantes.
Explique quais são e como ocorrem os diferentes tipos de crescimento que o organismo possui.
A maior parte do organismo cresce de acordo com o que foi apresentado no tópico “fases de crescimento” mas não são todos os tecidos que seguem essa lógica. O gráfico abaixo, exemplifica os tipos de crescimento de cada tecido. No eixo horizontal, encontra-se a idade em anos do paciente e no eixo vertical há um percentual, sendo que 100% significa quando atingimos a idade adulta.
Quais parâmetros são importantes para avaliação do crescimento ?
Peso, estatura, perímetro cefálico, IMC. Esse dados devem sempre ser avaliados nas consultas de puericultura e colocados nos gráficos de crescimento da caderneta de saúde da criança.
Avaliação do peso na pediatria:
Importância, técnica, valores esperados.
• É um dado de grande sensibilidade (sempre deve ser avaliado)!
• Sempre retirar a roupa e a frauda da criança. Se criança < 2 anos ou com até 16kg, usar a balança pediátrica, se > 2 anos, usar balança plataforma.
• “Decoreba”: 1 tri 700G/mês, 2 tri 600 G/mês, 3 tri 500G/mês e 4 tri 400G/mês. Peso duplica entre 4/5 meses e triplica no final do primeiro ano de vida.
Avaliação da estatura na pediatria:
Importância, técnica, valores esperados.
• Muito importante, devendo ser avaliado em toda consulta.
• Até 2 anos mede-se o comprimento (é cerca de 0,7 cm > que a altura, pois com o paciente deitado há achatamento dos corpos vertebrais por ação da gravidade), após 2 anos mede-se a altura.
• “Decoreba”: 25 cm/ano, sendo no 1 tri 3,5 cm/mês, no 2 tri 2 cm/mês, no 3 tri 1,5 cm/mês, no 4 tri 1,2 cm/mês. No 1 semestre 15cm e no segundo semestre 10cm.
Avaliação do perímetro cefálico na pediatria:
Importância, técnica, valores esperados.
• Reflete o crescimento cerebral! Tem que ser prioritariamente feita nos 2 primeiros anos de vida, mas não apenas nesse período (não será um dado sensível para diagnóstico precoce mas continua sendo um dado de exame físico).
• Medir da glabela até a parte mais alta da região occipital.
• “Decoreba” criança nasce com cerca de 35 cm, sendo o ganho de cerca de 1 tri 2cm/mês, 2 tri 1 cm/mês, 2 sem 0,5 cm/mês (dica: 1-2, 2-1, 0,5-0,5). Assim, no primeiro ano, a criança tem que ter cerca de 47 cm de PC.
Curvas de crescimento da OMS:
Quais estão disponíveis em cada faixa etária?
• 0-2 anos:
PC x idade
Peso x estatura
Peso x idade
Estatura x idade
IMC x idade
• 2-5 anos:
Peso x estatura
Peso x idade
Estatura x idade
IMC x idade
• 5-10 anos:
Peso x idade
Estatura x idade
IMC x idade
• 10-19 anos:
Estatura x idade
IMC x idade
Defina desenvolvimento.
Capacidade de realizar funções cada vez mais complexas.
Cite os tipos de desenvolvimento.
Motor, Adaptativo (m. fino), Pessoal-social, Linguagem.
Qual a sequência esperada de um desenvolvimento normal?
Crânio-caudal e medial-lateral/ulnar-lateral.
Descreva os marcos do desenvolvimento motor, adaptativo, social e de linguagem até os 4 meses.
Descreva os marcos do desenvolvimento motor, adaptativo, social e de linguagem até dos 6 aos 12 meses.
Definição de adolescência x puberdade.
• Adolescência: período cronológico da vida do indivíduo (10-20 anos) em que ocorrem mudanças físicas, psicológicas e comportamento social.
• Puberdade: parte biológica da adolescência, que pode inclusive ocorrer antes da adolescência.
Fisiologia da Puberdade
Quais fenômenos hormonais marcam o inicio da puberdade ?
Gonadarca e adrenarca.
Explique o que é e como ocorre a Gonadarca.
“Nascimento da gônada”. Representa o início da função hormonal dos testículos e ovários, sendo o resultado da ativação do eixo hipotalálamo-hipofisário-gonadal, que se encontra inativado nos primeiros anos de vida (nos primeiro meses pode estar parcialmente ativado). Em um determinado momento, por mecanismos ainda não muito bem elucidados, o hipotálamo inicia uma secreção pulsátil de GnRH -> estímulo para hipófise liberar FSH e LH -> estímulo aos ovários liberarem estrogênios e testículos liberarem testosterona -> estímulo à uma série de alterações no indivíduo.
Explique o que é e como ocorre a adrenarca.
“Início do funcionamento de uma parte da glândula suprarrenal”. Nos primeiros anos de vida as adrenais estavam produzindo cortisol e mineralocorticoides, e, partir de um momento, por mecanismos ainda não muito bem elucidados, ela passa a produzir androgênios. Ela é responsável por várias achados que ocorrem durante a puberdade, como pilificação, acne, odor característico do adolescente, sendo no sexo feminino todos esses eventos androgênicos ocorrem por conta da adrenarca, enquanto no sexo masculino eles ocorrem pela adrenarca e pelos testículos. O principal androgênio testicular é a testosterona, e da adrenal são o DHEA (di-hidroepiandrosterona), sulfato de DHEA e androstenediona.
Qual a relação temporal da gonadarca com a a adrenarca?
A adrenarca (evento hormonal) costuma ocorrer antes da gonadarca, mas a repercussão clínica da gonadarca (telarca) costuma ocorrer antes da da adrenarca (pilificação).
Crescimento na puberdade:
Fisiologia, padrão, ritmo, o porquê dos homens serem, no geral, maiores que as mulheres.
• Fisiologia: Ocorre aceleração por ação dos esteroides sexuais, os quais são capazes de agir na cartilagem de crescimento e influenciam positivamente o eixo do GH.
• Padrão: crescimento assimétrico, começa nas extremidades.
• Ritmo/explicação da maior estatura masculina: Ocorre aceleração progressiva até se chega ao pico do crescimento, que na puberdade feminina ocorre em M3 e na masculina em G4 (homens fazem pico em estágio mais avançado: cresce por mais tempo), uma das razões pelas quais os homens são maiores do que as mulheres, uma vez que após o pico o crescimento se torna desacelerado.
Puberdade: Cronologia dos eventos na menina
- Telarca – Aparecimento do “broto” mamário;
- Estirão puberal – Aceleração da velocidade de crescimento;
- Pubarca – Início da pilificação pubiana;
- Menarca – Primeira menstruação. Ocorre de 2 anos a 2 anos e meio após a telarca.
Puberdade: Cronologia dos eventos no menino
- Aumento do volume testicular acima de 4ml, com produção de testosterona. Pode ocorrer aos 9 anos, contudo geralmente acontece em torno dos 11 anos.
- Pubarca – Início da pilificação pubiana;
- Desenvolvimento genital;
- Mudança na voz;
- Início do pico da velocidade do crescimento.
Em que consiste a telarca qual seu estímulo hormonal?
É o primeiro evento da puberdade no sexo feminino, significa o desenvolvimento do broto mamário no sexo feminino e ocorre por ação estrogênica (resultado da gonadarca).
Meninos podem ter telarca?
Não, telarca significa o desenvolvimento do broto mamário no sexo feminino. A presença de tecido glandular mamário no sexo masculino é denominada ginecomastia.
(V) ou (F) Justifique
A ginescomastia consiste no aparecimento de tecido glandular mamário em meninos, condição que ocorre somente na puberdade, bastante rara e com prognóstico reservado.
Falso.
Durante a puberdade masculina, é muito comum encontrar ginecomastia (70% dos casos), sendo prognóstico dessa condição ótimo na puberdade, de modo que o tecido glandular mamário permanece durante alguns anos e involui espontaneamente. Além disso, existem algumas fases da vida em que a ginescomastia pode ser manifestação clínica de uma doença subjacente, como é o caso de doenças hepáticas.
(V) ou (F)
Justifique
Para diferenciar ginecomastia puberal daquela relacionada a alguma patologia, basta avaliarmos a idade.
Falso.
Para concluir que é ginecomastia puberal não basta apenas a idade, temos que avaliar o estágio puberal.
Em que consiste a pubarca e qual seu estímulo hormonal?
É o desenvolvimento de pilificação e no sexo feminino ocorre pela ação da adrenal (resultado da adrenarca), enquanto no sexo masculino ocorre pela ação da adrenal e testículos.
Enque consiste a menarca e quando ocorre?
É a primeira menstruação. Os primeiros ciclos são irregulares, costumam ser anovulatorios, mas nada impede que desde a menarca a menina já tenha ovulação. Ocorre em M4, fase de desaceleração.
Puberdade fisiológica;
Início no sexo feminino.
Início entre 8-13 anos, sendo o primeiro sinal a telarca. Na verdade o primeiro sinal real é a aceleração do crescimento, mas é difícil ter essa precisão.
Puberdade fisiológica;
Início no sexo masculino.
Início entre 9-14 anos, sendo o primeiro sinal o aumento testicular (>/= 4mL).
O que é avaliado no Estadiamento de Tanner no sexo feminino?
Faz-se a avaliação do desenvolvimento das mamas, caracterizado pela letra M, e do desenvolvimento da pilificação, caracterizado pela letra P, nos quais há a presença de 5 estágios.
Estadiamento de Tanner: mamas
Características dos estágios, intervalo entre os estágios e correlação entre outros eventos.
M1: pré-puberal (ausência de desenvolvimento de glândulas mamárias);
M2: broto mamário (telarca: tecido mamário subareolar, que com frequência só é percebido mediante palpação cuidadosa da região);
M3: crescimento da mama e aréola (mama semelhante de mulher adulta, mas menor), aqui ocorre o pico do crescimento (8/9cm/ano);
M4: elevação da aréola (sinal do duplo contorno), aqui ocorre a menarca;
M5: estágio adulto.
O intervalo entre cada estágio é de cerca de 1 ano, de modo que entre a telarca e a menarca há um intervalo de 2 anos-2,5anos.
Qual o tempo médio entre a telarca e a menarca?
2-2,5 anos.
Estadiamento de Tanner: Pilificação genital feminina - Características dos estágios
P1: ausência de pelos (pelo infantil); P2: pelos finos, poucos pigmentados, grandes lábios;
P3: pelo mais escuro, mais grosso e mais curvo e já alcança a sinfise púbica;
P4: pelo adulto, em grande quantidade;
P5: pelo adulto que alcança a raiz das coxas.
O que é avaliado no Estadiamento de Tanner no sexo masculino?
Faz-se a avaliação do do volume dos testículos e do pênis e da pilificação genital.
Estadiamento de Tanner: testículos e pênis - Características dos estágios, relação com outros eventos.
G1: infantil;
G2: aumento volume testículo (> 3ml); G3: aumento do comprimento pênis; G4 aumento do diâmetro do pênis, aumento da glande do pênis (observa-se o contorno da glande), é aqui que ocorre o pico de crescimento (9/10cm/ano);
G5: estágio adulto (pénis e testiculos desenvolvidos, já cresceu em comprimento e em diâmetro).
Como é realizada a avaliação do aumento testicular na puberdade?
A avaliação do aumento testicular é feita por meio de algum equipamento que permite avaliação do volume testicular, sendo o mais usado o orquidômetro, o qual é formado por um conjunto de elipses que possuem um número escrito em cada um, representando o volume testicular em mL. Para usá-lo, devemos examinar o paciente e comparar o testículo dele com cada uma dessas peças.
Estadiamento de Tanner: Pilificação genital masculina - Características dos estágios.
P1: ausência de pelos (pelo infantil); P2: pelos finos, poucos pigmentados, base do pēnis;
P2: pelo mais escuro, mais grosso e mais curvo e já alcança a sinfise púbica;
P4: pelo adulto, em grande quantidade;
M5: pelo adulto que alcança a raiz das coxas.
Reflexos primitivos
O que são, noque avaliar, qual a importância.
• Resposta motora estereotipada deflagrada por estímulo externo.
• Avaliar presença, simetria e momento de desaparecimento. Essa ultima característica é importante pois, como ele é uma resposta não pensada pelo bebê, ele vai sendo aos poucos substituído por respostas corticais, ou seja, ele tem que perder o reflexo para ele desenvolver a capacidade de fazer algo por vontade própria. Ex.: Reflexo de preensão palmar, em algum momento tem que desaparecer para que o bebê aprenda a segurar voluntariamente.
Cite 6 reflexos primitivos.
Reflexo de preensão palmar, Reflexo de preensão plantar, Reflexo tônico cervical assimétrico; Marcha reflexa; Reflexo de Moro; Reflexo do paraquedista.
Reflexo de preensão palmar
Em que consiste e quando deve desaparecer
• No período neonatal a mão da criança fica praticamente o tempo todo fechada e, pouco a pouco, vai ficando mais aberta. Nos primeiros 3 meses de vida esse feflexo está presente, e, ao colocar qualquer objeto na mão da criança, ela fecha involuntariamente.
• A partir dos 4 meses, a criança a permanência desse reflexo ou da mão o tempo fechada, é um marcador de doença neurológica. Isso significa que a criança não está apresentando a maturação neural que vai substituir os reflexos involuntários primitivos pelos movimentos voluntários.
Reflexo de preensão plantar
No que consiste, quando deve desaparecer.
• Ao apoiar algum objeto na região plantar da criança ela faz um movimento de preensão, como se estivesse tentando agarrar o objeto com os dedos.
• Deve desaparecer até 14 meses.
Reflexo cutâneo plantar
Em que consiste, resposta esperada na criança
• Ao realizar estimulação da região plantar com superfície romba, observa-se um Reflexo em flexão.
• No primeiro ano de vida o RN pode ter o reflexo cutâneo plantar em extensão, que se permanece a partir do primeiro ano vida passa a ser chamado de sinal de Babinky. Há literaturas que falam que é normal o reflexo em extensão até 18 meses.
Reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA)
Sinônimos, em que consiste
• Reflexo de Magnus Keein / Reflexo do Esgrimista
• Ao realizar movimento de rotação lateral da cabeça da criança ela faz um movimento como se fosse um esgrimista.
Marcha reflexa
Em que consiste
Ao segurar a criança pelas axilas e tocar o calcanhar da criança na superfície de apoio, ela reflexamente realizará um movimento de levantar cada um dos membros, parecendo que ele está andando.
Reflexo de Moro
Em que consiste, diagnóstico diferencial e quando deve desaparecer
• Ao levantar a criança e suscitar uma queda rápida, sem deixá-lo cair de fato/estímulo sonoro -> movimento de adução dos membros seguido e abdução (reflexo do abraço) com choro no final (ideal deixar para fazer por último) (reflexo completo).
• É comum nas consultas a queixa de que a criança está “levando muito susto”, o que nada mais é do que o reflexo de Moro. Faz diagnóstico diferencial com epilepsia.
• Está presente na avaliação de RN, desaparece na forma completa aos 3 meses (só abre um pouco os braços, ao invés de abrir e fechar) e desaparece por completo aos 6m.
Reflexo do paraquedista
Em que consiste e quando surge
• Ao simulador jogar a criança, aproximando ela rapidamente da mesa segunrando-a pela barriga/região ventral e a criança tem o reflexo de extender os braços para proteger o rosto.
• Surge por volta dos 8-9 meses (momento em que a criança começa a andar) e é um reflexo de defesa. O esperado é que ele não desaparece.