Crescimento e Desenvolvimento Normais Flashcards
Fisiologia do crescimento:
Limites do crescimento normal?
Inicia na fecundação do óvulo e termina na puberdade (com o fechamento das cartilagens de crescimento).
Fisiologia do crescimento:
Fatores que interferem no crescimento?
Exsite uma série de fatores que determinam se o crescimento acontecerá de forma harmoniosa, sendo eles divididos em 2 grupos:
• Fatores intrínsecos: genéticos -> potencial genético (ex.: se a criança tem pais altos espera-se que ela seja alta), anomalia genética (ex.: Sd de Down, criança de baixa estatura mesmo com pais altos). Neuroendócrinos -> GH, TSH, T4L.
• Fatores extrínsecos: nutricionais; ambiente -> doenças crônicas (qualquer doença que acometa a criança pode comprometer o seu crescimento) e falta de afeto (criança pode desenvolver baixa estatura por privação afetiva); atividade física -> estímulo físico é necessário para o crescimento osteoarticular.
Quais são as fases do crescimento?
Fase intrauterina, fase do lactente, fase infantil e fase puberal.
Fase intrauterina do crescimento:
Ritmo de crescimento e fatores que interferem.
Fase de maior crescimento de toda a vida (célula -> bebê), sendo o principal determinante do crescimento o ambiente uterino, condições de saúde materna, condições placentárias (nutrição, oxigenação). Assim, independente dos fatores genéticos (que aqui não são muito relevantes), a maioria das crianças nascem mais menos do mesmo tamanho (cerca de 50 cm), havendo variações de acordo com o ambiente uterino.
Fase do lactente de crescimento:
Ritmo de crescimento e fatores que interferem.
O crescimento é intenso (tirando a fase intrauterina, o primeiro ano vida é período de crescimento mais intenso da nossa existência) e desacelerado (criança vai progressivamente ganhando menos peso e estatura). Também tem pouca influência do potencial genético, de modo que o que continua determinando o crescimento é o aspecto nutricional.
Fase infantil do crescimento:
Ritmo de crescimento e fatores que interferem.
Ritmo de crescimento mais estável (5-7 cm/ano). Potencial genético começa a ter mais importância, ainda que a nutrição e doenças associadas sejam sempre importantes.
Fase puberal do crescimento:
Ritmo de crescimento e fatores que interferem.
Ocorre liberação dos esteroides sexuais, que hajem na cartilagem de crescimento e no do GH, gerando uma aceleração do crescimento. Potencial genético é o que mais interfere no crescimento, ainda que a nutrição e doenças associadas sejam sempre importantes.
Explique quais são e como ocorrem os diferentes tipos de crescimento que o organismo possui.
A maior parte do organismo cresce de acordo com o que foi apresentado no tópico “fases de crescimento” mas não são todos os tecidos que seguem essa lógica. O gráfico abaixo, exemplifica os tipos de crescimento de cada tecido. No eixo horizontal, encontra-se a idade em anos do paciente e no eixo vertical há um percentual, sendo que 100% significa quando atingimos a idade adulta.
Quais parâmetros são importantes para avaliação do crescimento ?
Peso, estatura, perímetro cefálico, IMC. Esse dados devem sempre ser avaliados nas consultas de puericultura e colocados nos gráficos de crescimento da caderneta de saúde da criança.
Avaliação do peso na pediatria:
Importância, técnica, valores esperados.
• É um dado de grande sensibilidade (sempre deve ser avaliado)!
• Sempre retirar a roupa e a frauda da criança. Se criança < 2 anos ou com até 16kg, usar a balança pediátrica, se > 2 anos, usar balança plataforma.
• “Decoreba”: 1 tri 700G/mês, 2 tri 600 G/mês, 3 tri 500G/mês e 4 tri 400G/mês. Peso duplica entre 4/5 meses e triplica no final do primeiro ano de vida.
Avaliação da estatura na pediatria:
Importância, técnica, valores esperados.
• Muito importante, devendo ser avaliado em toda consulta.
• Até 2 anos mede-se o comprimento (é cerca de 0,7 cm > que a altura, pois com o paciente deitado há achatamento dos corpos vertebrais por ação da gravidade), após 2 anos mede-se a altura.
• “Decoreba”: 25 cm/ano, sendo no 1 tri 3,5 cm/mês, no 2 tri 2 cm/mês, no 3 tri 1,5 cm/mês, no 4 tri 1,2 cm/mês. No 1 semestre 15cm e no segundo semestre 10cm.
Avaliação do perímetro cefálico na pediatria:
Importância, técnica, valores esperados.
• Reflete o crescimento cerebral! Tem que ser prioritariamente feita nos 2 primeiros anos de vida, mas não apenas nesse período (não será um dado sensível para diagnóstico precoce mas continua sendo um dado de exame físico).
• Medir da glabela até a parte mais alta da região occipital.
• “Decoreba” criança nasce com cerca de 35 cm, sendo o ganho de cerca de 1 tri 2cm/mês, 2 tri 1 cm/mês, 2 sem 0,5 cm/mês (dica: 1-2, 2-1, 0,5-0,5). Assim, no primeiro ano, a criança tem que ter cerca de 47 cm de PC.
Curvas de crescimento da OMS:
Quais estão disponíveis em cada faixa etária?
• 0-2 anos:
PC x idade
Peso x estatura
Peso x idade
Estatura x idade
IMC x idade
• 2-5 anos:
Peso x estatura
Peso x idade
Estatura x idade
IMC x idade
• 5-10 anos:
Peso x idade
Estatura x idade
IMC x idade
• 10-19 anos:
Estatura x idade
IMC x idade
Defina desenvolvimento.
Capacidade de realizar funções cada vez mais complexas.
Cite os tipos de desenvolvimento.
Motor, Adaptativo (m. fino), Pessoal-social, Linguagem.
Qual a sequência esperada de um desenvolvimento normal?
Crânio-caudal e medial-lateral/ulnar-lateral.
Descreva os marcos do desenvolvimento motor, adaptativo, social e de linguagem até os 4 meses.
Descreva os marcos do desenvolvimento motor, adaptativo, social e de linguagem até dos 6 aos 12 meses.
Definição de adolescência x puberdade.
• Adolescência: período cronológico da vida do indivíduo (10-20 anos) em que ocorrem mudanças físicas, psicológicas e comportamento social.
• Puberdade: parte biológica da adolescência, que pode inclusive ocorrer antes da adolescência.
Fisiologia da Puberdade
Quais fenômenos hormonais marcam o inicio da puberdade ?
Gonadarca e adrenarca.