Conceitos Iniciais De Auditoria Flashcards
Quais os tipos de auditoria?
- Auditoria de avaliação da gestão
- Auditoria de acompanhamento da gestão
- Auditoria Contábil
- Auditoria Operacional
- Auditoria Especial
Qual a Auditoria recomendada para certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos e a probidade na aplicação de dinheiro público?
• Auditoria de Avaliação da gestão
Qual a Auditoria recomendada para atuar em tempo real sobre os atos realizados pela gestão?
• Auditoria de Acompanhamento da Gestão
Qual a Auditoria responsável por opinar se os registros contábeis estão em conformidade com a estrutura aplicável?
• Auditoria Contábil
Em uma auditoria contábil o profissional de auditoria governamental deverá verificar se as demonstrações contábeis e outros informes representam uma visão fiel e justa do patrimônio envolvendo questões orçamentárias, financeiras, econômicas e patrimoniais, além dos aspectos de legalidade.
Qual a Auditoria recomendada para emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, economicidade e eficácia?
• Auditoria Operacional
exame de funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades, operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais, serviços e sistemas governamentais com o objetivo de se emitir comentários sobre o desempenho dos órgãos e das entidades da Administração Pública e o resultado das políticas, programas e projetos públicos, pautado em critérios de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente, além dos aspectos de legalidade.
Qual a Auditoria recomendada para o exame de fatos ou situações consideradas relevantes?
• Auditoria Especial
objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades.
Não é objetivo do auditor?
• Assegurar a viabilidade futura da entidade
• atestar eficiência/eficácia dos negócios
• Elaborar demonstrações contábeis (papel da administração)
• Detectar e prevenir erros e fraudes (papel da administração)
• Auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos (Função do auditor interno)
A evidência de auditoria precisa ser?
• Suficiente - quantitativamente
• Adequada - qualitativamente
O que configura o risco de auditoria?
Risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações tiverem Distorções relevantes
O que é o risco de distorção relevante?
Dentro do risco de distorção relevante temos outros 2:
• Risco Inerente: é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil, ou divulgação conter uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, ANTES DE QUAISQUER CONTROLES RELACIONADOS.
• Risco de Controle : É o risco de que uma distorção que possa vir de uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação NÃO SEJA DETECTADA, prevenida ou corrigida tempestivamente pelo CONTROLE INTERNO DA ENTIDADE.
Quais os princípios fundamentais da ética do profissional de auditoria?
São 5:
• Integridade
• Objetividade
• Competência e zelo profissional
• Confiabilidade
• Comportamento (ou conduta) profissional
CETICISMO PROFISSIONAL
- O auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional, reconhecendo que podem existir circunstâncias que causam distorção relevante nas demonstrações contábeis (ver itens A18 a A22).”
O que define que a responsabilidade da preparação das demonstrações contábeis é da administração da companhia a ser auditada é o elemento denominado?
É o relacionamento de três partes:
Temos como partes dessa relação: o auditor independente, a parte responsável e os usuários previstos. Poderão, ainda, estar presentes as figuras do mensurador ou avaliador e parte contratante, a depender das circunstâncias do trabalho.
Parte responsável é a parte responsável pelo objeto. No trabalho de atestação, a parte responsável geralmente também é o mensurador ou avaliador. A parte responsável pode ser, ou não, a parte que contrata o auditor independente para realizar o trabalho de asseguração (parte contratante).
O risco de não ser detectada uma distorção relevante decorrente de fraude é mais alto do que o risco de não ser detectada uma fraude decorrente de erro….
Isso porque a fraude pode envolver esquemas sofisticados e cuidadosamente organizados, destinados a ocultá-la, tais como falsificação, omissão deliberada no registro de operações ou prestação intencional de falsas representações ao auditor. […]
O que é a Indagação para auditoria?
A26. A indagação consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade. A indagação é utilizada extensamente em toda a auditoria, além de outros procedimentos de auditoria. As indagações podem incluir desde indagações escritas formais até indagações orais informais. A avaliação das respostas às indagações é parte integral do processo de indagação.