Coagulopatias Flashcards
Qual é a etiologia da doença do fator de von Willebrand?
Caracterizada por mutações que levam ao comprometimento da síntese (tipos 1 e 3) ou da função do fator de von Willebrand (tipo 2). A doença é autossômica podendo ser recessiva ou dominante.
Como se dá a síntese do fator de von Willebrand?
Ele é sintetizado pelas células endoteliais e pelos megacariócitos. O gene que codifica essa produção está localizado no cromossomo 12.
Quais são as duas importantes funções desempenhadas pelo fator de von Willebrand?
- medeia a adesão das plaquetas às estruturas do subendotélio vascular em sítios de lesão vascular e a agregação plaquetária em condições de alto estresse de cisalhamento
- transporta o fator VIII, protegendo-o da depuração rápida.
Como é a expressão clínica da doença de von Willebrand?
Geralmente leve em pacientes do tipo 1, a gravidade aumenta nos tipos 2 e 3. A gravidade do sangramento se relaciona com o grau de redução da função do FVW e da atividade do fator VIII.
Sangramentos cutâneos (equimoses aos pequenos traumas) e mucosas (epistaxe, menorragia, sangramento em cavidade oral). Predominam mas formas leves. Enquanto hemartroses, hematomas intramusculares, hemorragias pós-traumáticas e pós-cirúrgicas são observadas nas formas graves.
Como diagnosticar a doença de von Willebrand?
O diagnóstico vai se basear na história, nos achados clínicos e nos resultados dos exames laboratoriais.
Deve ser realizados exames de quantificação do antígeno e atividade funcional do FVW; concentração plasmática do fator VIII. Para a determinação dos subtipos, devem-se realizar a agregação plaquetária induzida pela ristocetina e a aviação do padrão multímetro do FVW.
Por que apesar de existir grande número de testes laboratoriais para diagnosticar a doença de von Willebrand nenhum deles apresenta especificidade e sensibilidade suficiente para diagnóstico?
Porque além da variabilidade individual normal, o FVW e o fator VIII são reagentes de fase aguda e seus níveis podem aumentar de uma a três vezes acima do valor basal durante exercícios, estimulação adrenérgica, processos inflamatórios, gestação, neoplasia, entre outros.
Como é feito o tratamento da doença de von Willebrand?
Qualquer agente terapêutico deve corrigir os dois defeitos hemostaticos, isto é, a adesão plaquetária anormal decorrente da redução e/ou disfunção do FVW e baixos níveis de fator VIII associados a defeitos do FVW.
O tratamento se baseia na reposição da proteína deficiente durante os episódios hemorrágicos e antes da realização de procedimentos invasivos. Isso pode ser realizado com o emprego da desmopressina (1-deamino-8-arginina vasopressina - DDAVP) ou de concentrados plasmáticos contendo FVW. Para pacientes refratários ao tratamento com DDAVP é indicado concentrados plasmáticos contendo fator VIII e FVW.
Como ocorre a ação do DDAVP durante o tratamento da doença de FVW e como é administrada a droga?
O DDAVP promove a liberação do FVW dos estoques das células endoteliais. Essa desmopressina é administrada na dose de 0,3 mcg/kg, por via endovenosa (diluído em 50 a 100ml de solução salina) ou subcutânea, elevando as concentração do FVW e do fator VIII. O DDAVP pode ainda ser adm por spray intranasal, em doses de 150 a 300mcg. Terapias adjuvantes incluem drogas antifibrinolíticas, preparados com estrogenos e protestaremos e concentrados de plaquetas.
O que é a hemofilia e qual a sua etiologia?
Hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária que resulta de anormalidades qualitativas ou funcionais dos fatores VIII e IX, A e B, respetivamente. São doenças de caracter recessivo ligado ao X.
Quais são os achados clínicos?
As hemofílicas A e B manifestam-se clinicamente por meio de quadros hemorrágicos que podem ocorrer após traumatismos de mínima intensidade. Entretanto muitas hemorragias características da hemofilia como hemartroses e hematomas musculares, frequentemente ocorrem sem associação com traumatismos evidentes. A frequência e a gravidade das hemorragias geralmente são proporcionais à intensidade da deficiência do fator.
De todos os episódios hemorrágicos, 90% ocorrem nas articulações e nos músculos porém as manifestações hemorrágicas ao diagnóstico geralmente são sangramento em tecidos moles, sangramentos associados a injeções intramuscular e cirurgia, bem como sangramento da cavidade oral por lesão de língua ou lábios.
Como se origina o sangramento dentro das articulações— hemartroses— e quais as manifestações clínicas?
O sangramento dentro das articulações se origina dos vasos sinoviais e a hemorragia ocorre dentro da cavidade articular. As manifestações clínicas variam de acordo com a idade. Em crianças, sinais precoces de sangramento incluem irritabilidade e diminuição do uso do membro associado. Em crianças mais velhas e adultos, os pacientes descrevem a sensação premonitória —aura—, representada pela sensação de formigamento e calor na articulação pouco antes do início do edema e da dor. A seguir incluem desconforto e discreta limitação da mobilidade articular, seguidos de dos, aumento do volume e da temperatura, e limitação da movimentação da articulação acometida. As articulações mais acometidas são joelhos, cotovelos, tornozelos, ombros, coxofemorais e punhos. Sangramentos de repetição levam a destruição da articular devido a diversos mecanismos como componentes inflamatórios da sinoviais e degeneração da cartilagem.
Qual é a classificação das hemofílicas de acordo com o nível de fator e com suas características?
- Grave:
Há ocorrência de epistaxes em pacientes hemofílicos?
Epistaxes são comuns nos hemofílicos graves e, muitas vezes, são desencadeadas por infecções das vias áreas superiores, com congestão nasal.
Como é realizado o diagnóstico da hemofilia?
Investigação cuidadosa da história familiar, particularmente do lado materno da família.
Nos exames o tempo de tromboplastina parcial (KPTT) encontra-se prolongado, do tempo de protrombina e tempo de sangramento. O diagnóstico definitivo é feito pela dosagem de fatores VIII e IX.
O que é a doença de von Willebrand?
Anormalidade hemorrágica causada pela redução e/ou disfunção do fator de von Willebrand.