Citoesqueleto Flashcards
O que é o citoesqueleto (CE)?
Conjunto dinâmico de moléculas proteicas, filamentosas ou tubulares, que assumem aspectos diferentes de acordo com as necessidades da célula
Quais são as funções do CE?
- Define a forma da célula e seu movimento
- Suporta o volume do citoplasma
- Organiza as organelas e seu deslocamento
Quais são os principais constituintes do CE?
Microtúbulos, Filamentos de Actina (Microfilamentos), Filamentos Intermediários e Filamentos de Miosina
Como são constituídos e formados os microtúbulos?
São constituídos por unidades de um heterodímero (2 bolinhas) formado por 2 proteínas α (-) e β-tubulina (+) e formados a partir da polimerização desses heterodímeros, formando protofilamentos
O que são e onde ficam os microtúbulos?
Túbulos ocos de 13 protofilamentos, de espessura fina e comprimento variável, dispersos no citoplasma (cílios e flagelos)
Quais as funções dos microtúbulos?
- Responsável pela movimentação dos cílios e flagelos
- Transporte intracelular de partículas
- Deslocamento dos cromossomos na mitose
- Estabelecem a forma das células
- Responsável pela formação dos centríolos
Como funciona a polimerização e despolimerização dos microtúbulos?
Quando a adição de heterodímeros, polimerização, na extremidade positiva do microtúbulo é mais rápida que a hidrólise de GTP (ligado à β-tubulina), ocorrendo o crescimento da estrutura. A despolimerização é quando a polimerização é mais lenta que a hidrólise de GTP, ocorrendo o encurtamento do microtúbulo. A extremidade negativa tem GDP ligada à α e β-tubulina, porém apenas aqueles ligados à β-tubulina vão hidrolisar. Temperatura, pressão, pH e fármacos podem interferir no processo de polimerização de microtúbulos.
Como é regulada polimerização dos microtúbulos?
Pelas Proteínas Associadas aos Microtúbulos (longa duração) ou pelo Ca++ (curta duração)
Onde são organizadas as polimerizações?
Nos Centros Organizadoes de Microtúbulos (MTOCs). 1.Centríolos - placa equatorial
2.Corpúsculos Basais (dos cílios e flagelos)
3.Centrômeros - separação das cromátides/cromossomos na anáfase
Como são organizados os cílios e flagelos?
9 duplas periféricas e 1 central (Padrão Axonêmico), ligadas por dineína. A dineína (cinesina tbm) é uma família de proteínas que mudam sua forma (a partir da hidrólise de ATP e GTP), conferindo movimento às estruturas ligadas à ela (curvando o microtúbulo, e dando movimento aos cílios)
Como são organizados os centríolos?
9 trincas de microtúbulos (na diagonal), porém durante a formação pode-se encontrar uma dupla central. Encontram-se em pares, dispostos em ângulo reto e envolvidos pelo material pericentriolar.
Como o fármaco Taxol age?
Usado para tratamentos de alguns cânceres malignos, ele acelera a formação de microtúbulos e acaba com o estoque de α e β-tubulina, estabilizando o microtúbulo e impedindo os movimentos de polarização e despolarização. Consequentemente, não ocorre a divisão celular e tumores são inibidos de crescer.
Como o fármaco Colchicina age?
Usado para tratamentos de gota, ele paralisa a mitose na metáfase, interrompendo a divisão celular, ele faz isso se combinando com os dímeros de tubulina e não deixando eles combinarem ente si. Isso causa o desaparecimento do microtúbulo.
Como são constituídos e formados os microfilamentos?
São formados por duas cadeias me espiral de monômeros globosos da proteína actina G, que se polimerizam, por meio da hidólise de ATP, formando o polímero actina F (fibrosa). Essa polimerização também resulta em movimento celular.
Onde ficam os microfilamentos?
Concentrados no citoplasma abaixo da membrana plasmática, formando uma camada conhecida como córtex celular. Em alguns tipos celulares são transcelulares.