CIRURGIA INFANTIL 2 Flashcards
Menina, 14 meses de idade, encaminhada por apresentar abaulamento na região umbilical que aumenta com o choro exame físico: anel herniário umbilical com aproximadamente 5 mm de diâmetro. Qual é a conduta mais adequada? Quando indicar cirurgia?
Observação ! Na criança hérnia Umbilical se resolve até 2 anos!
O tratamento cirúrgico está indicado nas seguintes situações:
- Encarceramento/estrangulamento
- Aumento do colo herniário durante a observação
- Colo > 2 cm
- Se tiver h. inguinal associada – opera junto
Indique a sequência correta de camadas que são dissecadas na laparotomia lateral a linha semilunar:
Pele, subcutâneo, músculo oblíquo externo, músculo oblíquo interno, músculo transverso, fáscia transversal e peritônio.
Estamos diante de um lactente com quadro de dor abdominal e evacuação com muco e sangue (“geléia de framboesa”). O exame físico, com dor e distensão abdominal, associada à palpação de massa palpável no mesogástrio é muito sugestivo de
obstrução intestinal por intuscepção ou invaginação intestinal.
obstrução intestinal por intuscepção ou invaginação intestinal.
Menino, 6 anos de idade, apresenta dor abdominal em cólica e vômitos há 12 horas que evoluiu com distensão abdominal e evacuação muco sanguinolenta, há 2 horas. Realizou USG abdominal que mostrou imagem em “alvo” na fossa ilíaca direita. Qual é a conduta imediata mais adequada?
Na maior parte dos casos em que recebemos pacientes com patologias de tratamento cirúrgico ou intervencionista, uma etapa essencial que precede a cirurgia é a compensação clínica e esse foi o conceito
Menino, 1a, é trazido à consulta de Puericultura pela mãe, que reporta aumento vespertino do lado direito do escroto, indolor e intermitente, desde o nascimento. Exame físico: transiluminação do escroto direito positiva. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
Hidrocele comunicante. Não será aceito apenas hidrocele
Nos casos de hérnia inguinal pediátrica, a cirurgia está indicada ao momento do diagnóstico, a ser realizada em caráter eletivo! Pq?
Isso se deve ao alto risco de encarceramento ou estrangulamento da hérnia.
Lactente, menino, 6 meses, dor abdominal em cólica, intensa, com períodos de acalmia há 6 horas. Exame físico: hipoativo, sem dor na ocasião do exame. Abdome: indolor, flácido, sem resistência à palpação. Ao abrir a fralda, fezes com muco e sem outras alterações. Qual DX? conduta mais adequada?
obstrução intestinal por intuscepção intestinal.
Tratamento de eleição: redução hidrostática por enema, utilizando contraste ou ar, desde de que a criança não apresente instabilidade ou sinais de peritonite, que têm indicação cirúrgica.
- “Sinal do alvo” - Corresponde a camadas concêntricas de ecogenicidades diferentes, em visão transversal à USG;
- “Pseudo-rim” - Corresponde à imagem da secção longitudinal da área de intussuscepção.
Lactente com 8 meses de idade é levado à emergência pediátrica devido a quadro agudo de choro inconsolável e vômitos persistentes, seguidos de letargia e sangue nas fezes. Em relação ao quadro clínico, qual o diagnóstico mais provável e sua principal causa?
Invaginação intestinal – idioPatica