APENDICITE Flashcards
dor em fossa ilíaca direita há um dia. Tem antecedentes de nefrolitíase. Sua temperatura é de 38,5° e apresenta dor à palpação profunda em fossa ilíaca direita com descompressão brusca positiva.O passo seguinte na abordagem dessa paciente é realizar uma?
tomografia computadorizada de abdome e pelve.
Mulher de 32 anos, grávida na 27ª semana de gestação. Há 4 dias de quadro de dor abdominal no flanco direito, com febre, vômitos. USG evidencia apêndice aumentado de volume, com abscesso peri apendicular. Conduta correta é:
Apendicectomia vídeo-laparoscópica.
GRAVIDA PREFERE VIDEO.
A TC notou ausência de pneumoperitônio, não visualizou o apêndice cecal devido ao achado de uma coleção com aproximadamente 8 cm de diâmetro na região pericecal, associada à densificação dos tecidos adjacentes. CONDUTA MENOS INVASIVA?
Drenagem percutânea.
Paciente, sexo masculino, 12 anos de idade. dor à palpação profunda de mesogástrio e fossa ilíaca direita, com sinais de irritação peritoneal. CONDUTA?
Realizar laparotomia por incisão oblíqua em fossa ilíaca direita.
H, 32 A, DOR INTENSA EM QUADRANTE DIREITO.Nega inapetência, vômitos e febre. No exame físico não apresenta nenhum sinal de peritonite. CONDUTA?
DEVE SER TRATADO COM ANTI-INFLÁMATORIOS ORAIS ATÉ MELHORA DA DOR.
PQ É UMA APENDAGITE.
Qual achado acima poderia ser encontrado em uma radiografia simples de abdome?
APENDICOLITO
H, 22 anos apresenta dor epigástrica com irradiação para fossa ilíaca direita (FID), + náuseas e inapetência. Ao exame físico: BEG, abdome globoso, doloroso à palpação de FID com sinais de irritação peritoneal.
Diante da hipótese diagnóstica mais provável, a profilaxia antibiótica deve ser
CEFALOZINA DOSE UNICA, UTILIZADA 30 A 60 MIN ANTES DA CIRURGIA.
H, 30 anos, é submetido a laparotomia exploradora por quadro de dor abd em flanco direito com 5 dias de evolução. No intra-operatório observa-se grande quantidade de secreção purulenta em toda a cavidade abdominal e apendicite aguda com necrose e perfuração da base do apêndice. Quando deve ser iniciado a alimentação desse paciente?
A alimentação oral deste paciente deve ser reiniciada após o retorno dos ruídos intestinais e a eliminação de gases e avançada conforme for tolerada.
Uma paciente gestante de 25 semanas apresenta dor em região de flanco direito há 1 dia, associada a náuseas e vômitos. No hemograma, apresenta uma leucocitose de 11.500 (VR = 10.000). leucocitose indica apendicite?
nesse caso, como é gestante pode ser fisiológico.
-há suspeita de apendicite aguda, devido à localização da dor (apêndice deslocado cefalicamente). Uma ultrassonografia de abdome pode visualizar o apêndice e ajudar a esclarecer o diagnóstico.
2 tipos de bactérias que estão entre as mais frequentemente encontradas/isoladas na apendicite aguda perfurada.
Escherichia coli e Bacteroides fragilis.
Recomenda-se que o procedimento cirúrgico (apendicectomia) pode ser adiado por algumas horas, desde que:
Paciente estável hemodinamicamente, sem sinais de disfunções orgânicas ou resposta inflamatória exacerbada/tempo de história menor que 72 horas/ tomografia computadorizada (TC) que não apresente os seguintes achados: presença de fluido peritoneal, perfuração e fecalito.
A dor abdominal na apendicite aguda costuma migrar para a fossa ilíaca direita quando ocorre isquemia do órgão e sequencialmente necrose e perfuração. FALE O ERRO:
A dor da apendicite, localizada na fossa ilíaca direita, ocorre quando a inflamação envolve o peritônio parietal adjacente, com estímulo dos nervos somáticos (dor parietal). Não há relação com isquemia, necrose ou perfuração apendicular.
A apendicectomia videolaparoscópica está associada a maior incidência de abscesso intraabdominal em casos de apendicites agudas com perfuração e necrose. CERTO OU ERRADO?
CERTO
Antibioticoterapia pós-operatória está indicada para pacientes com apendicite aguda nãocomplicada. CERTO OU ERRADO?
ERRADO. está indicado apenas antibiótico em regime profilático.
QUAL causa de apendicite aguda mais comumente encontrada em adultos?
obstrução por fecálitos