Cirrose Flashcards
Qual a definição da cirrose o que caracteriza a doença?
Lesão hepática resultante de diversos mecanismos de necroinflamação e fibrogênese - o fígado fica mais endurecido - caracterizada por transformação nodular do parênquima hepático resultando em hipertensão portal e insuficiência hepática.
Resultado final de qualquer doença hepática crônica
Ela pode ser macro ou micro nodular porém a micro está mais associada a uma situação específica qual é?
Cirrose de Lenek, associada a etiologia alcoólica
Quais as etiologias da cirrose? (são 10)
-Viral - Hepatite B, C e Delta.
-Álcool.
-Metabólica - Esteatohepatite não alcoólica (associada como manifestação da síndrome metabólica), hemocromatose (aumento do depósito de Fe), doença de Wilson (diminuição da excreção de Cu), define a de a1-anti tripsina, galactosemia e tirosinemia - erros inatos do metabolismo.
-Imunológica - Hepatite autoimune.
-Colestase - Colangite biliar e colangite esclerosante.
-Vascular - Budd-Chiari (trombose da veia hepática), doença veno-oclusiva, congestão hepática (secundária a ICC, fígado fica com aspecto de noz-moscada).
-Tóxica - Geralmente ocupacional, solventes petroquímicos.
Medicamentos - Principalmente medicamentos usados para neoplasia de mama (como Amiodarona, metildopa, metotrexate e tamoxifeno), que quando usados cronicamente podem levar a danos graves no fígado.
-Após cirurgia - Bypass gástrico, por exemplo - depois da cirurgia podemos observar um agravamento do comprometimento do fígado em alguns casos.
-Nutricional - Kwashiorkor
-Idiopática - Esteatohepatite não alcoólica.
A cirrose ocorre por uma lesão hepática crônica que cursa para fibrose hepática o que isso acarreta?
essa fibrose causa uma alteração da estrutura morfológica, que impactam o fluxo sanguíneo - causa hipertensão portal
A cirrose tem lesões necróticas e danos associados que geram uma resposta inflamatória que está associada a que? (etiologia da hipertensão portal)
está associada a ativação da célula estrelada, responsável por sintetizar colágeno - fica depositado entre as células de Kupffer e endotélio - aumento de MEC e tecido cicatricial = Acontece o aumento da pressão local, dificuldade do fluxo sanguíneo, que passa com maior resistência no local. Ocorre também um processo de capilarização dos sinusóides, que ficam mais impermeabilizados, aumentando a pressão intra-sinusal.
O que ocasiona a insuficiência hepática na cirrose?
Aumento da resistência hepática por resistência do fluxo na veia porta, associado a fibrose no órgão, capilarização dos sinusóides, extinção do parênquima hepático
O acúmulo de sangue que ocorre decorrente dessas alterações hepáticas acarretam uma vasodilatação e uma angiogenese que causa quais quadros?
Circulação colateral (varizes também) e Esplenomegalia
Qual seria o mecanismo da cirrose que favorece o surgimento de ascite?
O “represamento” do sangue associado ao fluxo local em vasos dilatados, além do aumento do volume do baço e sequestro específico, causa redução do volume sistêmico - chega menos sangue no coração, é bombeado menos sangue para o corpo > Cursa com uma ativação do SRAA, com retenção de sódio e água, que junto com o status de hipoalbuminemia (por insuficiência hepática) irão favorecer o surgimento de ascite.
Toda sintomatologia da cirrose vem de três principais alterações quais são?
Hipertensão portal.
Insuficiência hepática.
Hiperestrogenismo/hipoandrogenismo.
Na cirrose dividimos na história natural da doença 4 estágios divididos em 2 grupos compensados e descompensados quais são os estágios em cada grupo?
Compensada
Estágio 1 = Sem ascite, sem varizes.
Estágio 2 = Sem ascite, com varizes.
Descompensada
Estágio 3 = Ascite e varizes presentes.
Estágio 4 = Presença de sangramentos = quase 60% evolui para óbito
Qual a história natural da doença? isto é a ordem dos acontecimentos nesse caso até o óbito.
Hepatopatia crônica > Cirrose compensada > Complicações > Cirrose descompensada > Óbito
Complicações = Ascite, hemorragia varicosa, encefalopatia, icterícia.
A cirrose é uma doença de comprometimento sistêmico! É evolutiva, possui diferentes estágios. Possui aspectos heterogêneos - pode ser compensada ou descompensada. Em que estágio geralmente se encontra os pacientes? e como se classifica tanto um compensado recente ou tardio e um descompensado?
Compensada - Corresponde a maior parte dos pacientes, que nem sabem que são portadores de cirrose. Na maioria das vezes a cirrose é um achado nos exames.
Diagnóstico recente = F4 > 12,5 kPa, HVPG: 6-10 mmHg, sem varizes no esôfago, Child A5, MELD < 10.
Diagnóstico tardio = HVPG > 10 mmHg, presença de varizes no esôfago, disfunção plaquetária (< 100.000), albumina < 3,5, Child A6 ou B7.
Descompensada - Escore Child > B7, MELD > 15 - na lista de transplante.
(Verdadeiro ou falso) Em hepatopatas crônicos, a presença de determinados achados clínicos e laboratoriais sugerem a cirrose, tais achados devem ser investigados por métodos invasivos como a biópsia hepática.
Falso- Doenças hepáticas crônicas tem diagnóstico clínico já a cirrose tem diagnóstico histológico porém muitas vezes a biópsia não é necessária pois os métodos não invasivos que devem ser utilizados antes da mesma fazem o diagnóstico.
Qual a história clínica geralmente?
Adinamia, fadiga, anorexia, emagrecimento, dispepsia e dor abdominal, icterícia, colúria e acolia, ascite e edema de membros inferiores. Histórico de hemorragia (por plaquetopenia e redução da síntese de fatores de coagulação) - gengival, nasal, hematêmese, melena, cutânea), redução de libido, impotência ⇒ Antecedentes de etilismo, drogadição, hepatite, icterícia, medicamentos e hereditariedade.
Quais os achados clínicos e laboratoriais mais comuns da doença?
Achados clínicos e laboratoriais - Icterícia, colúria, eritema palmar, spider, ginecomastia (excesso de estrógeno)…
Esplenomegalia > Sequestro esplênico > Hiperfunção do baço > Plaquetopenia > Leucopenia > Anemia > Pancitopenia.
⇒ Insuficiência hepática - ↓ Albumina (< 2,8), ↑ do tempo de protrombina, ↑ bilirrubinas (> 1,5).
⇒ Hipertensão portal - Redução das plaquetas - plaquetopenia.
⇒ Elevação persistente das aminotransferases e relação AST/ALT (TGO/TGP) > 1.