CAP7 - Músculo e movimento Flashcards
O que são as dineínas?
As dineínas são responsável pelo movimento de cílios, flagelos e transporte nos axónio desde a membrana sináptica para o corpo celular, do polo positivo para o polo negativo (transporte retrógrado)
O que é a cinesina?
A cinesina transporta vesículas do corpo celular para a membrana sináptica, do polo negativo para polo positivo (transporte anterógrado).
A cinesina pode transportar vesiculas sinápticas, mitocôndrias. Há um conjunto de proteínas que regulam estes transportes. A cinesina tem uma estrutura semelhante à miosina, sendo que a sua cabeça liga-se a microtubulos e ATP e a cauda liga-se à “carga” a transportar ao longo dos axónios Tem cabeças pesadas, e a extremidade do filamento é onde se vão acumulando os organelos.
Descreve a miosina
Tem duas cabeças pesadas de miosina, e a miosina leve é a parte da cauda. A parte das cabeças é a zona ativa. As cabeças ligam-se à actina e há uma contração muscular. A papaína
separa as cabeças da cauda – S1. A tripsina cliva a cauda e origina S2 (S1+S2 são a meromiosina pesada) e a zona da cauda que chamamos meromiosina leve.
O tipo de miosinas vai variando ao longo do tempo. Como?
O tipo de miosinas vai variando ao longo do tempo, por exemplo, no período embrionário só temos um tipo de miosina conforme a nossa necessidade. Contudo, apesar de haver diferentes classes, todas tem cabeça e cauda, o comprimento é que pode variar. A mais abundante é a família do tipo 2. A zona mais conservada é a S1, tem um grande grau de conservação. Mutações nesta zona S1 podem provocar problemas na contração.
Descreve a actina e a sua principal constituinte.
Na actina, temos a troponina e a tropomiosina. A troponina forma um complexo de 3 segmentos: a troponina I que se liga à actina na região onde se liga à miosina; a troponina C à qual o cálcio se vai ligar; a troponina T liga se ao complexo das tropomiosina. A tropomiosina tem um duplo filamento. Esta e a troponina rodam à volta da actina e podem tapar ou não o centro ativo.
Descreve o músculo esquelético estreado.
O musculo esquelético estreado é um musculo de contração voluntária. As células estreadas tem os núcleos encostados à periferia e podem ser multinucleadas. O citoplasma destas células estão totalmente preenchidos por miofibrilas, por isso é que o núcleo está encostado à periferia.
Como é que o cálcio e libertado para a célula muscular?
O cálcio é libertado para a célula quando a célula é despolarizada. Nas células estreadas, é o nosso cérebro que comunica o PA ao nervo colinérgico e a despolarização depende da libertação de neurotransmissores, nomeadamente, acetilcolina. A despolarização através dos túbulos T passa rapidamente pelos tubos musculares, e o cálcio é disponibilizado e liga-se às fibrilas. Os músculos são agregados em tendões que se ligam aos ossos. Quanto mais pequenos e mais forem os músculos, mais especializado é o movimento, como é no caso da mão.
Descreve o sarcómero.
Temos bandas isotrópicas e inosotrópicas. Os filamentos espessos de miosina alternam com filamentos finos de actina. Assim, o sarcómero é uma organização de filamentos. No meio do sarcómero temos duas caudas de miosinas viradas para cada lado.
O que acontece no sarcómero na contração?
Na contração, o ATP liga-se à cabeça de miosina que se liga à actina, diminuindo o tamanho do sarcómero, havendo contração muscular. Quanto mais cabeças de miosina se ligarem, maior força vou ter na contração. Eu posso encurtar ainda mais o sarcómero, mas não vou ter uma força maior pois o numero de cabeças de miosina ligadas à actina é igual. A ligação entre actina e miosina estabelece-se uma ligação ponte cruzada, e o sarcómero encurta
O ATP é necessário para relaxar?
O ATP é necessário para relaxar, visto que a actina se desliga da miosina. Quando alguém morre, os músculos ficam todos contraídos porque deixou de haver ATP e as cabeças de miosina e actina ficam sempre ligadas – rigor mortis.
Os filamentos de actina podem-se sobrepor?
Posso chegar a um ponto, onde não só os filamentos de actina de tocam, mas podem se sim sobrepor e até chegar a tocar na cabeça de miosina. A tensão é máxima quando todas as ligações transversais estão efetuadas. O número de sarcómeros e o número de fibras musculares determina a tensão máxima de um músculo: efeito aditivo.
O que é a contração isométrica?
A contração isométrica é quando a resistência é superior á força que consigo fazer e por isso não há movimento. A resistência muscular é a capacidade para manter uma ação muscular repetida contra uma resistência exterior submáxima. A potência é levantar uma coisa várias vezes, é o produto entre a força e a velocidade do movimento. CONTRAÇAO ISOTÓNICA
Relaciona quanto mais força fazemos e o comprimento do sarcómero.
Quando o comprimento do sarcómero é máximo, não tenho nenhuma ponte cruzada, logo a força é 0. À medida que estabelecemos pontes cruzadas, fazemos força, tendo 100 por centro das pontes cruzadas em c. Ao fazer ainda mais força, temos sobreposição dos filamentos de actina, e a força
até pode cair para 0. Logo, a tensão máxima só é possível para comprimentos do músculo intermédios. Para comprimentos superiores ou inferiores a produção de força pelo músculo começa a diminuir.
A contração tetânica é o quê?
Os filamentos podem contrair antes de fazer força. A contraçao tetanica -> frequências de potenciais de ação altas. Não consigo aumentar a tensão muscular/força do musculo quando todas as fibras musculares estão ativadas e todas as cabeças de miosina estão ligadas à actina. Para eu conseguir levantar mais peso do que o meu máximo, tenho de estimular as fibras musculares que recrutam mais fibras, aumentar as miofibrilas, promovendo a síntese proteica.
O que acontece na contração se eu remover o cálcio? E o ATP?
Se eu remover o cálcio há uma perda de tensão, pois a actina fica tapada. Preciso do ATP para haver desfosforilação. Quanto maior concentração de cálcio, maior a força relativa do musculo, maior nº de miofibrilas ativadas para formar ligações cruzadas. Contudo, há um limite, pois eventualmente todos os sítios ativos da actina vão estar envolvidos em pontes cruzadas. Aumenta a concentração de cálcio e a atividade ATPase aumenta. Se eu remover o ATP, a contração continua. O relaxamento acontece quando tenho ATP, ao contrário da contração que precisamos de cálcio e atp. O cálcio aumenta a atividade da ATPase. A água destilada contém níveis superiores de Ca2+ do que o mioplasma.