CAP1 - Homeostase Flashcards
Mecanismos de homeostase
Define homeostase.
A homeostase ou Homeostasia homeo = igual; stasis = ficar parado) é a tendência dos sistemas biológicos resistirem a mudanças e permanecerem em estado de equilíbrio.
Qual a finalidade da homeostase?
Tem como finalidade manter o meio interno do corpo dentro decertos limites fisiológicos mediante, múltiplos ajustes deequilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulaçãointerrelacionados.
Enumera 4 exemplos da homeostase em mamíferos
-A regulação da quantidade de água e minerais no corpo, conhecida como osmorregulação . Tem lugar principalmente nos rins;
-A remoção de resíduos metabólicos , conhecida como excreção;
-A regulação da temperatura corporal;
-A regulação dos níveis de glicose no sangue, realizada principalmente pelo fígado e pela insulina segregada pelo pâncreas .
Enumera 3 mecanismos de homeostase:
ESTRUTURAIS : o animal possui características fisiológicas particulares que ajudam a sua sobrevivência em ambientes hostis (tipos de revestimentos).
FUNCIONAIS : o metabolismo do animal é capaz de se ajustara alterações das condições á medida que forem detectadas.
COMPORTAMENTAIS : as ações e inter ações com outros ajudam a sobrevivência no seu ambiente particular (hábitos nocturnos; cor).
Como são regulados estes mecanismos de homeostase?
Quando ocorre a mudança de uma variável, o sistema pode reagir segundo dois tipos de feedback: feedback negativo e positivo
O que é o mecanismo de feedback negativo?
O feedback negativo é a reação pela qual o sistema responde de modo a reverter a direção da mudança. Por outras palavras, o estímulo bloqueia o seu próprio estimulador. O aumento da temperatura por exemplo.
O que é o mecansimo de feedback positivo e como é que este funciona?
No feedback positivo , a resposta amplifica a mudança da variável. Isto tem um efeito desestabilizador, pelo que não contribui para a homeostase . É menos comum nos sistemas naturais do que o feedback negativo, mas tem as suas aplicações. Por exemplo, nos nervos , um potencial elétrico limite desencadeia a geração de um potencial de ação muito mais elevado. Um mecanismo destes, isoladamente, levaria à exaustão ou esgotamento energético do sistema. Por isso o feedback positivo está sempre acoplado a feedback negativo.