CAP2 - Fisiologia Digestiva Flashcards
Hábitos alimentares; Métodos de alimentação; Sistemas de alimentação; Canal Alimentar
O que entendes por peso vivo?
O peso vivo do animal aumenta conforme uma curva sigmoide. Conforme à crescimento, há uma diminuição de tecido muscular e um aumento de tecido adiposo.
Quais as classificações dos animais quanto aos seus hábitos alimentares?
De acordo com os hábitos alimentares na natureza, os animais são classificados como:
* Herbívoros
* Carnívoros
* Omnívoros
* Detritívoros
Explicita as necessidades nutricionais do gato e como ocorre esta alteração. Explica o que precisam e o que não conseguem sintetizar.
O gato é carnívoro, visto que a capacidade de digerir hidratos de carbono é limitada. Assim, convém que o amido seja gelatinizado. Fazem neoglicogénese, ou seja, usam aminoácidos como fonte de energia. Além disto, os gatos não conseguem regular as enzimas hepáticas que regulam os aminoácidos, havendo sempre catabolismo de aminoácidos. Por isso é que precisa de constante proteína. O gato também não consegue sintetizar taurina, acido araquidónico nem vitamina A. Por fim tem uma capacidade limitada de converter triptofano em niacina.
Como foi sustentada a aquacultura alterando os hábitos alimentares de peixes carnívoros, por exemplo a truta?
A truta é carnívora. A farinha de peixe tem proteínas de elevado valor biológico, ou seja, elevada proporção de azoto absorvido que o animal consegue reter. Mas como não é sustentável utiliza-se fontes proteicas vegetais (bagaço de soja).
Quais são as hipóteses de vivência para os animais?
Vida em grupo vs Vida solitária: Dependendo dos fatores do ambiente, pode ser preferível um em relação ao outro. Os animais optam pela opção que lhes permite obter alimento com o menor fator de risco possível.
O comportamento alimentar está também dependente de…
tamanho da presa, do predador, a técnica da caça.
Fatores que condicionam o comportamento animal?
Nomeadamente a existência ou ausência de determinadas características como:
* Força;
* Patas;
* Garras;
* Dentes;
* Técnica de salto;
* Morte da presa por asfixia;
* Estamina (velocidade ou endurance);
* Entre outros.
Influencia das características morfológicas no comportamento alimentar. Diz exemplos
O tipo de dentição está adaptado à natureza alimentar do animal, assim como a forma do bico. As ovelhas tem uma fenda labial. Diz se que o gato é um animal petisqueira pois faz muitas refeições durante o dia e a noite. Por oposição, os cães fazem poucas refeições e de maior quantidade. Os labradores tem uma persistente motivação alimentar. Para contrariar isto podemos alterar teor e fonte de fibra da dieta.
Quais os métodos de alimentação sésseis? E os móveis?
Podem ser sésseis através de absorção, filtração e captura, ou móveis por procura, perseguição, ataque, captura e morte.
Como funciona a absorção como método de alimentação?
O método de alimentação mais rudimentar é a absorção através da superfície corporal exterior. Não está dependente da captura especializada nem de mecanismos digestivos. O animal alimenta-se de moléculas simples diretamente a partir da superfície corporal exterior. Muitos destes animais vivem em contacto com os fluidos digestivos do hospedeiro. Temos como exemplo os protozoários, endoparasitas e invertebrados aquáticos.
Como funciona a endocitose como método de alimentação?
A endocitose já é mais ativa. Ocorre a nível celular, pode ser por fagocitose ou pinocitose. Independentemente da forma, há formação de vacúolos digestivos que se fundem com lisossomas que contem enzimas. As enzimas digerem a partícula alimentar. O material digestível é aproveitado pelas células (citoplasma) e o material indigestível é expulso.
Como funciona a filtração como método de alimentação? Explicita os exemplos
Tira partido do efeito Bernoulli, à medida que aumenta velocidade do fluxo diminui a pressão, logo conseguem capturar de forma mais eficiente. Nas esponjas, a água entra pela ostia e sai pelo ósmio, aumenta velocidade, diminui pressão, e as partículas são captadas
pelos planócitos. A digestão nas esponjas ocorre nos coanócitos, que também aumentam a corrente de água por serem flageladas. Nos bivalves, o batimento ciliar ajuda a criar uma corrente de água através do sifão inalante que é depois conduzida às brânquias; Partículas alimentares capturadas pela boca com ajuda do muco segregado pelas brânquias. Este método é eficiente e ocorre em animais grande, como as baleias. Têm placas ósseas na boca que suportam filamentos paralelos que funcionam como filtros. O krill nas baleias é retido nos rastros branquiais. O movimento do bico auxiliado pela língua consegue peneirar o alimento nos flamingos.
Como funciona a alimentação de fluídos como método de alimentação? Explicita os exemplos
Platemintos, nematodes, anelídeos (sanguessuga) e artrópodes (mosquitos e piolhos) picam e sugam o alimento no estado líquido do organismo de outros animais. Muitos deles segregam anticoagulantes ou enzimas que lançam ao hospedeiro como a hirudina que é um inibidor da trombina e a hirustasina que é um analgésico e anti-inflamatório. Estas substâncias que são libertadas podem por vezes ser usadas em terapias com a hirudoterapia, cirurgias e cirurgias plásticas. Morcegos vampiros (morcegos hemarófagos) e lampreias são animais que cortam e lambem outros animais para se alimentar. Estes animais produzem anticoagulantes e anestésicos para anestesiar a vítima.
Como funciona a apreensão como método de alimentação? Explicita os exemplos
Alguns animais rasgam e esmagam, como a lagosta. Acessórios bucais como as aranhas. Invertebrados não tem dentes, logo usam aparelhos bucais ou estruturas quitinosas.
Alguns vertebrados não mamíferos tem dentes indiferenciados, mas há exceções, como as cobras. Herbívoros dependem dos incisivos e os carnívoros dependem dos dentes carnáceos. Os felinos, alem dos dentes, usam as garras. As aves não tem dentes, mas tem bicos adaptas às presas que consomem.
A localização da boca do peixe indica a presa que consomem: pode ser posição inferior (alimenta-se no fundo), terminal ou sub-terminal (alimenta-se de organismos que estão a meio do corpo), superior (alimenta-se à superfície). Isto influência a dieta que fazemos para o peixe, pois temos de ter um granulo que afunde ou não conforme a posição de consumo do peixe. Dente faríngeos são comuns em peixes que se alimentam de moluscos.
Há peixes que tem capacidade de projetar a boca e aumenta a eficiente de captura. A presença de apêndices sensoriais abaixo da boca é comum em peixes farejadores. Os peixes filtradores possuem rastros branquiais longos e numerosos, funcionando como uma peneira para reter o alimento.
Alguns animais produzem toxinas que atuam no sistema nervoso da presa. O predador injeta proteínas na presa, mas depois produz enzimas proteolíticas que as degrada ao consumir. Os nematocistos injetam toxinas paralisantes. O polvo azul produz a tetrodoxina.
Os herbívoros tem acessórios bucais especializados na ingestão de material vegetal. Entre os incisivos e os molares, os herbívoros não tem dentes, apenas um espaço chamado barra ou diastema.
O caracol é um gastrópode que possui a rádula, quer permite raspar o alimento. Nos mamíferos herbívoros, a dieta é fibrosa, não tem caninos (o cavalo tem mas não são usados). Os ruminantes tem incisivos na mandibula, e tem um espaço chamado barra ou diastema. O movimento mandibular é vertical nos carnívoros e omnívoros, e é lateral nos herbívoros para ajudar nas fibras vegetais. Os roedores tem incisivos de crescimento continuo.
De que diferentes maneiras os herbívoros estão equipados para o seu tipo de alimentação?
o Nos mamíferos do tipo herbívoro, a dentição está adequada à preensão e moenda dos alimentos grosseiros que constituem a fração mais importante da sua dieta alimentar.o Os herbívoros têm acessórios bucais especializados na ingestão de material vegetal. Entre os incisivos e os molares os herbívoros não têm dentes, apenas um espaço chamado barra ou diastema. Apresentam ainda incisivos muito rudimentares, sendo que este tipo de dentição é adaptado ao seu regime alimentar.o Gastrópodes apresentam a rádula que permite que o animal raspe o alimento de rochas.o Roedores como os ratos têm dentes de crescimento contínuo que precisam de ser desgastados. Algo que na natureza os animais fazem instintivamente.o Os movimentos bucais em carnívoros e omnívoros são para cima e para baixo, enquanto em herbívoros, estes movimentos são laterais e para a frente e para trás.
Diferentes tipos de sistema de alimentação…?
- Reator Batch: O sistema de alimentação de reator de batch apresenta apenas um orifício pelo qual ocorre a captura e a excreção de alimento de forma pulsátil. Não há absorção nem excreção continua de alimento, pelo que a composição sealtera ao longo do tempo. Um exemplo é a hidra.
- Reator de tanque agitado de fluxo continuo: Este sistema de alimentação tem dois orifícios, um deles recebe o alimento e o outro excreta os produtos. A absorção e a excreção são feitas de forma contínua, sendo que no ponto de equilíbrio a composição do sistema é constante. Um bom exemplo deste sistema é o rúmen de um animal ruminante.
- Reator de tomada: Este sistema tem uma entrada e saída de alimento contínua, no entanto, a digestão do alimento ocorre ao longo do tubo digestivo. A composição do conteúdo é uniforme em cada secção do tubo, no entanto, esta não é constante ao longo do tubo. Um exemplo deste tipo de sistema é o intestino delgado.
Como é que o tempo de digestão se relaciona com a qualidade do alimento?
O tempo de digestão varia consoante a digestibilidade do alimento, por exemplo, o intestino de um herbívoro é maior que o de um carnívoro uma vez que o alimento ingerido por herbívoros necessita de mais tempo para ser digerido. Quanto maior a digestibilidade do alimento, maior é a sua qualidade.Presença de
Como é que o comprimento do intestino varia com a alimentação do animal? Explicita!!
Um alimento de elevada qualidade é facilmente digerido. Este alimento não tem de permanecer tanto tempo no tubo digestivo. O contrário acontece com alimentos de baixa qualidade. Os alimentos de origem vegetal tem menor digestibilidade, logo o animal herbívoro tem um intestino mais comprido para o alimento ter mais contacto com as enzimas. Assim, nos herbívoros, os alimentos de menor qualidade que ingerem, tem um maior comprimento do intestino com mucosa pouca pregueada, maior superfície de contacto com as enzimas, maior eficácia na digestão, que acaba por compensar baixo valor nutritivo do alimento ingerido.
O oposto acontece com os carnívoros, pois os alimentos de maior digestibilidade que ingerem passam por um intestino mais curto com mucosa com pregas numerosas e profundas, tem um transito intestinal mais lento e uma maior absorção de nutrientes. Os cecos pilóricos tornam o transito intestinal ainda mais lento.
Para que serve a válvula espiral em certos peixes?
A válvula espiral, assim chamada porque contém dobras membranosas normalmente dispostas na forma de uma espiral. A sua função é reduzir a velocidade de circulação do alimento, o que aumenta a duração da digestão e, ao mesmo tempo, aumenta a superfície de absorção de nutrientes sem alongar o intestino. Permite ainda conservar espaço para o fígado e para a reprodução. Ex: tubarões e raias.
Quais os tipos de pregas da mucosa intestinal?
Existem dois tipos de pregas no intestino:* Pregas longitudinais: que aumentam o trânsito intestinal;* Pregas transversais: que diminuem o trânsito intestinal.Os peixes conseguem alterar a estrutura e propriedades absortivas do seu sistema digestivo em resposta a mudanças na dieta. Outro facto que condiciona a morfologia das pregas no intestino é o tipo de substratos dos quais o animal é mais dependente. Por exemplo, animais omnívoros e herbívoros ingerem mais hidratos de carbono, o que se traduz em pregas de maior comprimento.
O trânsito intestinal varia com o quê?
Tempo de permanência do alimento no intestino: transito intestinal varia com a massa corporal e tª. Quanto maior for a massa corporal, maior é o transito intestinal. Quando o alimento é escasso, diminui tª e aumenta o transito intestinal para aumentar a eficácia da digesta. Quando é abundante, aumenta a tª, aumenta taxa metabólica, diminui transito intestinal e obtêm mais energia e nutrientes.
Como é a organização do canal alimentar ?
O canal alimentar apresenta uma organização tubular, o que lhe permite:* Ter regiões especializadas em tarefas digestivas particulares;* Ocorrência simultânea de secreções ácidas e alcalinas;* Diferentes tipos de ação digestiva.
Quais as subdivisões do canal alimentar?
Assim, este apresenta várias subdivisões:* Headgut (Região cranial): com a função de receber o alimento;* Foregut: com função de condução, armazenamento e digestão;* Midgut: com função de digestão e absorção; Hindgut: com função de absorção de água e armazenamento do material indigestível.
Quais as estruturas na região cranial do canal alimentar?
Na região anterior ou cranial, o alimento é recebido, seguindo-se a alimentação e a deglutição. Este processo é efetuado por uma série de estruturas:* Partes bucais;* Cavidade oral (bucal);* Faringe;* Dentes;* Bico;* Língua.
Para que serve a língua? Explicita
A língua é útil para a apreensão, digestão mecânica, quimiorreceção e deglutição. Assim, é um órgão com função motora com grande flexibilidade e direção de movimento, como a retração, a protusão, a elevação e a depressão. No caso das vacas, a língua é longa e áspera, permitindo ao animal agarrar as plantas quando dobra a língua e arrancá-las com o movimento da cabeça. Tem ainda função sensorial, através das papilas gustativas que percebem o doce, o amargo, o ácido e o salgado e através da elevada enervação que permite perceber a temperatura, o toque, a dor e o sabor. Nas cobras consegue ainda recolher amostras odiferas do ar