CAP4 - Metabolismo Flashcards
O que é o metabolismo?
O metabolismo → são sucessões de reações bioquímicas → catalisadas e reguladas por moléculas orgânicas → há transformação de energia.
Que fatores podem afetar o metabolismo?
- Temperatura corporal;* Eficiência inferior a 100%: perdas sob a forma de calor → visto como desperdício → pode ser útil em situações de frio → calor perdido → aquece o animal;* Massa corporal: animais mais pequenos → taxas de metabolismo maiores quando expressas em unidades de massa → Em termo absolutos, animais maiores têm taxas de metabolismo maiores;* Atividade muscular;* Comportamento;* Reprodução: produção de gametas e os cuidados parentais → acarretam custos energéticos elevados.
Quais os dois tipos de vias metabólicas que podem existir?
- Via anabólica: substâncias simples → substâncias complexas; processo que necessita de energia; relacionado com reparações, regeneração e crescimento* Via catabólica: Substâncias complexas → substâncias mais simples; liberta energia → armazenada sob a forma de ATP;
O que é a energia bruta?
Designa-se por energia bruta (EBruta) → toda a energia que o alimento contém → a energia que o animal consome.
Toda a energia consumida é digerida pelo animal?
Nem toda a energia consumida é digerida pelo animal. As maiores perdas de energia são as que ocorrem por meio das fezes (Efezes) e a energia que sobra e que vai ser processada pelo animal chama-se energia digerível (EDigerível). Desta forma: 𝐸𝐷𝑖𝑔𝑒𝑟í𝑣𝑒𝑙 = 𝐸𝐵𝑟𝑢𝑡𝑎 − 𝐸𝐹𝑒𝑧𝑒𝑠 . A energia digerível pode ainda ser perdida por: urina, gases (ruminantes) e, no caso dos peixes, branquias (Energia perdida nas brânquias principalmente por excreção de amónia). Energia metabolizável (EMetabolizável): 𝐸𝑀𝑒𝑡𝑎𝑏𝑜𝑙𝑖𝑧á𝑣𝑒𝑙 = 𝐸𝐷𝑖𝑔𝑒𝑟í𝑣𝑒𝑙 − (𝐸𝑈𝑟𝑖𝑛𝑎 + 𝐸𝐺𝑎𝑠𝑒𝑠 + 𝐸𝐵𝑟𝑎𝑛𝑞𝑢𝑖𝑎𝑠)
Para que é usada a energia metabolizável?
A energia metabolizável é usada para realizar trabalho, é armazenada sob a forma de energia química e pode ser dissipada na forma de calor → produção de calor usado como índice da taxa metabólica.
Qual o nome da parte da energia metabolizada perdida?
Esta parte da energia metabolizável que é perdida chama-se incremento de calor → trabalho de digestão (apreensão, consumo e digestão do alimento) e a eficácia dos processos metabólicos → depende do alimento. Esta energia abandona o organismo na forma de calor, sendo considerada desperdício, com exceção de um animal homeotérmico numa situação de frio.
Como se divide a energia metabolizada limpa?
Depois de tudo isto, sobra a energia met (energia metabolizável limpa) →energia utilizada pelo animal → usada para os processos vitais do animal, dividindo-se em duas categorias: energia de produção e energia da manutenção (energia basal). Energia da manutenção → convertida em calor a partir dos processos de manutenção →não é desperdício.
O que é a taxa metabólica?
taxa metabólica → conversão de energia química em calor → medida através do calor libertado ou a partir do consumo de O2 e produção de CO2 do animal. A taxa metabólica representa:* As necessidades energéticas;* Os mecanismos de conversão e dissipação do calor;* O custo energético das diferentes atividades;* O uso de recursos alimentares no ecossistema
O que é taxa metabólica basal?
Taxa metabólica basal (BMR): taxa metabólica em repouso, na ZNT, em jejum, em homeotérmicos. A BMR → soma de todos os processos que ocorrem nos tecidos, sendo que os componentes celulares e bioquímicos são de especial importância. Por exemplo, a bomba de H+ e a bomba de Na+ /K+ representam um gasto significativo de energia.
O que é a taxa metabólica standard?
A taxa metabólica standard é a taxa metabólica basal mas aplicada a animais que nao conseguem manter a sua temperatura, os poiquilotérmicos
O que é a field matabolic rate?
Field metabolic rate dá-nos mais informação pois é muito difícil ter um animal em repouso, logo fornece-nos a taxa média de utilização de energia em condições de atividades normais.
O que é a ZNT?
ZNT → zona de neutralidade térmica → zona de conforto térmico do animal onde este não tem de ativar mecanismos adicionais para produzir ou dissipar calor → produção mínima e constante de calor. Na ZNT, a taxa metabólica de animais endotérmicos é baixa e independente da temperatura ambiente. Se a temperatura diminui, o animal adota posturas que impedem a dissipação de calor como o agrupamento de animais e a ingestão de mais alimento → estes comportamentos só são eficazes até certo ponto a partir do qual são precisos mecanismos adicionais →nem sempre são eficazes, existindo uma certa temperatura a partir da qual o animal entra em hipotermia. Se a temperatura aumenta → o animal adota posturas que lhe permitem dissipar o calor como esticar/estender-se no chão → só são eficazes até um certo ponto, a partir do qual o animal começa a arfar e a aumentar a ventilação.
Compara as zonas de ZNT.
A zona de neutralidade térmica nao será sempre a mesma, pois cães de diferentes raças, com pelo longo a zona desloca-se para temperatura mais frias. Atividade física (maior atividade fisica suporta o frio), idade (bebes suportam melhor o frio devido a produção de tecido adiposo castanho nos primeiros dias de vida, mas recém-nascido lidam muito mal com o frio), maior ou menor percentagem de tecido adiposo, a espessura do pelo, as dimensões do animal (quando maior a área de superfície mais perde calor), alimentação (Animal em jejum
lida pior com o frio pois nao tem incremento de calor. A composição da dieta também afetara. Quanto maior densidade energética, melhor tolerara o frio).
Os ruminantes e equinos (herbívoros nao ruminantes) fazem fermentação extensa ao nível do intestino grosso. Alimentos fibrosos são pouco energéticos, mas quando são fermentados produzem mais calor. Assim, tem uma zona de znt mais larga. A znt em suínos e em aves é mais estreita: Os ruminantes e equinos lidam melhor quer com o frio, quer com o calor, pois tem uma zona de neutralidade mais alargada. Além disto, os suínos tem glândulas sudoríparas mas a maioria nao é funcional ao contrario dos ruminantes e equino, dai os últimos se darem melhor com o calor. A sudorese é uma perda grande de calor.
Como é que a temperatura ambiente influência a taxa metabólica?
Vacas em climas temperados (esquerda) e vacas em climas tropicais (direita) → metabolismos diferentes → vacas de climas temperados têm um metabolismo maior → característica de animais que se adaptam melhor a climas mais frios.
Como é que as hormonas influênciam a taxa metabólica?
Hormonas: A tiroxina tem um efeito a longo prazo e aumenta a taxa metabólica. A adrenalina produz um aumento da atividade metabólica por curtos períodos de tempo
Como é que o sexo influência a taxa metabólica?
Sexo: Fêmeas têm uma taxa metabólica menor que machos → característica importante para a produção de carne → são preferidos machos inteiros (diferentes dos castrados) uma vez que crescem mais depressa e depositam menos gordura. À medida que avança na idade → o animal aumenta o peso vivo (na maturidade estagna) → passa a depositar menos músculo e mais gordura. Os animais têm uma capacidade máxima de deposição de músculo → a partir da qual, o animal deixa de produzir músculo e passa a depositar gordura. Um macho tem uma taxa de deposiçãode músculo maior que as fêmeas
Como é que a idade influência a taxa metabólica?
Idade: Animais mais jovens têm uma taxa metabólica superior a animais mais velhos.
Como é que o estilo de vida influência a taxa metabólica?
Estilo de vida: Quanto mais ativo for o estilo de vida do animal →quanto mais exercício físico fizer → maior será a taxa metabólica.
Como é que a gravidez influência a taxa metabólica?
Gravidez: Fêmeas gestantes têm uma taxa metabólica maior → importante no último terço da gravidez → altura em que o feto se encontra na fase exponencial de crescimento.
O que é a aerobic metabolic scope?
É a relação entre a taxa metabólica basal e a taxa metabólica máxima (impomos a máxima atividade física para alcançar a máxima taxa metabólica). Alguns insetos especialmente durante o voo podem atingir uma taxa aerobic scope de 100 das maiores no reino animal.