Biologia Molecular - Lipídeos Flashcards
De que maneira a definição de “lipídeo” difere dos tipos de definição utilizados para outras biomoléculas, como os aminoácidos, os ácidos nucleicos e as proteínas?
As estruturas dos lipídios são apolares, diferente da dos carboidratos e da maior parte das proteínas, além disso conseguem ser armazenados como fonte de energia, já os outros dois não.
Ácidos graxos de cadeia ramificada são encontrados em alguns lipídeos de membrana
bacterianos. A sua presença aumenta ou diminui a fluidez das membranas (i.e., aumenta ou diminui o ponto de fusão dos lipídeos)? Por quê?
Ácidos graxos com cadeia ramificada aumentam a fluidez das membranas, pois diminuem o grau de empacotamento lipidíco na membrana.
Quais os fatores que influenciam as características físicas dos lipídeos?
O tamanho da cadeia e a quantidade de ligações duplas. Assim, quanto maior a cadeia e menor a quantidade de ligações duplas, mais insolúvel e maior o ponto de fusão.
A hidrogenação catalítica, utilizada na indústria
alimentícia, converte as ligações duplas nos ácidos graxos dos triacilgliceróis de óleos em —CH2—CH2—. Como isso afeta as propriedades físicas dos óleos?
A reação de hidrogenação influencia diretamente nas propriedades físicas das gorduras, uma vez que as ligações simples irão apresentar um menor valor biológico, já que se transformarão em ácidos graxos saturados. Isso reduzirá a densidade destas moléculas, o que facilitará sua deposição no fundo de vasos sanguíneos, corroborando para a existência de placas de ateroma.
Qual a constituição dos lipídeos?
São compostos orgânicos formados por C, H e O, em que sua constituição se dá da união de ácido graxo + glicerol por ligações esteres.
Porque o armazenamento de lipídeos, principalmente na forma de triacilglicerídeos, é mais fácil e eficiente?
Pois não há necessidade de solubilização, isto é, de água para hidratar as gorduras armazenadas. Além disso, formam uma fase separada de gotículas microscópicas de óleo no citosol aquoso, servindo como depósitos de combustível metabólico.
Quais as principais funções dos lipídeos?
Atuam como reserva energética; Proteção: Isolante térmico, elétrico e mecânico;
Estrutural (colesterol);
Hormonal (testosterona);
Impermeabilizante (ceras).
Em que forma é mais comum encontrar lipídeos insaturados?
Na forma insaturada cis, uma vez que a trans é obtida através da hidrogenação parcial, processo industrial que aumenta a validade dos produtos e realça o sabor, bem como aumenta o risco de doenças cardiovasculares (acúmulo na parede dos vasos).
De que forma a gordura é armazenada?
Células especializadas, chamadas de adipócitos (células do tecido adiposo), os quais possuem enzimas lipases, armazenam grandes quantidades de triacilgliceróis em gotículas de gordura que quase preenchem
a célula.
Quais as vantagens significativas em se usar triacilgliceróis para o armazenamento de
combustível, em vez de polissacarídeos, como o glicogênio e o amido?
A quantidade de energia liberada na oxidação de os átomos de triacilgliceróis ser maior;
A independência de água para hidratação no armazenamento, já que são hidrofóbicos.
Em que consiste o plasmalogênio?
Lipídeo com ligação éter presente no tecido cardíaco, o qual possui resistência a fosfolipases que clivam ligações éster.
Qual lipídeo éter é um potente sinalizador molecular?
O fator ativador de plaquetas, o qual é liberado de leucócitos (basófilos) e estimula a agregação de plaquetas e a liberação de serotonina (um vasoconstritor), além de exercer papel na inflamação e na resposta alérgica no fígado, no músculo liso, no coração e nos tecidos uterinos e pulmonares.
Quais lipídeos não contem glicerol?
Esfingolipídeos
Qual o principal precursor estrutural dos esfingolipídeos?
As ceramidas
Quais esfingolipídeos estão associados a tipagem sanguínea?
Os gangliosídeos estão concentrados na superfície externa das membranas plasmáticas das células, onde apresentam pontos de reconhecimento para moléculas extracelulares ou superfícies
de células vizinhas.