Biofísica Flashcards
Quais são os dois tipos básicos de transporte molecular que ocorrem na membrana celular?
Transporte passivo, ou difusão (a favor do gradiente de concentração), e transporte ativo (contra o gradiente de concentração).
De que forma o processo de difusão pode ser classificado?
Ele pode ser classificado em dois gêneros diferentes: difusão simples e difusão facilitada.
Como ocorre a difusão simples?
A passagem das moléculas ocorre por meio de canais intermoleculares (proteínas canais) ou aberturas presentes na membrana celular, sempre a favor do gradiente de concentração.
Como ocorre a difusão facilitada?
Semelhante a difusão simples, é favorecida pelo gradiente de concentração, mas depende da presença de proteínas transportadoras para que ocorra.
Quais são os fatores que podem afetar a velocidade de uma difusão?
Diferença de concentrações intracelular e extracelular, potencial elétrico de membrana, diferenças pressóricas e a pressão osmótica.
O transporte ativo contém dois subtipos baseado em suas fontes energéticas. Quais são?
Transporte ativo primário (degradação de ATP) e transporte ativo secundário (energia derivada de um movimento secundário a favor do gradiente de concentração).
De que maneira ocorre o transporte ativo primário?
Por meio de proteínas transportadoras especializadas e da quebra de ATP, a célula consegue manter diferentes concentrações de um certo íon nos meios extra e intracelular. Dessa forma, violando a comodidade do gradiente de concentração (EX: Bomba de Na+ e K+).
O transporte ativo secundário possui dois tipos diferentes. Quais?
Cotransporte e contratransporte.
Como ocorre o transporte ativo secundário por cotransporte?
O próprio movimento a favor do gradiente de concentração de certos íons por proteínas transportadoras gera energia a ser utilizada no processo de deslocamento de outro íon contra o gradiente de concentração. No cotransporte, ambos os íons seguem direções semelhantes.
De que maneira se dá o transporte ativo secundário por contratransporte?
Ele segue o mesmo padrão do secundário por cotransporte, mas difere-se, pois ambos os íons seguem caminhos diferentes.
O que é o potencial de membrana e como é gerado?
Nada mais é do que a diferença de cargas positivas e negativas entre os meios intra e extracelular gerados por meio de transportes passivos ou ativos.
Como calcular o potencial de membrana para um íon específico?
Equação de Nernst: FEM (mV) = + 61 x Log Ci/Ce, se o íon for negativo e – 61 x Log Ci/Ce, se o íon for positivo.
Como calcular o potencial de membrana para vários íons?
Equação de Goldman: FEM (mV) = - 61 x Log (CNa+i x PNa+ + CK+i x PK+ + CCl-e x PCl- / CNa+e x PNa+ + CK+e x PK+ + CCl-i x PCl-). Para os íons Na+, K+ e Cl-, por exemplo.
Como ocorre a bomba de Na+ e K+?
Através da degradação de uma molécula de ATP, a proteína transportadora especializada elimina 3 íons Na+ do meio intracelular e internaliza 2 íons K+ do meio extracelular contra seus respectivos gradientes de concentração.
Cite a importância da bomba de Na+ e K+ para o metabolismo celular:
O controle do volume celular, por manter os níveis de Na+ intracelular estáveis, e sua capacidade de gerar um potencial de membrana para atividades básicas do organismo (contração muscular e impulsos nervosos).
Retrate uma junção neuromuscular (mioneural):
A junção entre o terminal de um axônio motor com uma placa motora.
O que é uma placa motora ou sinapse neuromuscular?
Local da membrana plasmática de uma fibra muscular onde nervo e músculo se encontram permitindo a transmissão do impulso nervoso.
Há dois tipos básicos de receptores sinápticos. Quais?
Receptores ionotrópicos e receptores metabotrópicos. Sua nomenclatura é em função da substância exógena com a qual tem afinidade e o neurotransmissor do qual sofre ação. Ex: Receptor ionotrópico colinérgico nicotínico (acetilcolina e nicotina).