Aula 4 - Economia da Saúde Flashcards
Qual a pertinência da economia do estudo da saúde?
- relevância do tema devido à magnitude e crescimento do setor, uma vez que grande parte do orçamento das famílias e do Estado é direcionada à Saúde
- particularidades face a outros setores da economia
- necessidade de intervenção do governo na reposição do equilíbrio.
Em que consiste a Organização e Poder de Mercado no setor da saúde?
O mercado saúde caracteriza-se por:
- especificações da produção (custos fixos elevados, know-how não acessível, ensino…)
- fins não lucrativos
- barreiras à entrada
- heterogeneidade do bem
- restrições à publicidade
- várias formas de organização: monopólios ou oligopólios
- poder de mercado: preços elevados e quantidades baixas
Em que consiste a Informação Assimétrica no setor da saúde?
Os agentes económicos do mercado não têm todos o mesmo nível de conhecimento e informação:
- falta de informação por parte dos utentes, que têm dificuldade em avaliar a qualidade dos serviços prestados e para os quais a saúde é um bem de reputação, ou seja, os preços baixos são vistos como sinal de má qualidade o que pode fazer aumentar os preços, assim como o aumento do número de produtores. Existe uma heterogeneidade de bens e serviços e baixa informação sobre os preços. Existe uma relação de agência, no sentido em que o profissional de saúde tem de ajudar o consumidor a satisfazer as suas necessidades, pois este não tem conhecimentos suficientes.
O que define a Incerteza na economia da saúde?
Várias incertezas caracterizam a saúde: a ocorrência e imprevisibilidade da doença, o custo e qualidade de tratamento, perdas de salário, etc…. Existindo uma aversão ao risco, muitas pessoas acabam por optar por ter seguros de saúde privados, que trazem problemas associados, como o risco moral, a seleção adversa e a seleção de riscos:
- risco moral: o consumidor tende a utilizar mais recursos de saude por não pagar (solução: co-pagamentos)
- seleção adversa: as seguradoras não têm informações sobre os seus assegurados e acabam por atrair pessoas com mais probabilidade de usar serviços (pessoas de maior risco). Ao subirem preços para evitar esta situação, os assegurados de baixo risco abandonam os seguros, o que exacerba ainda mais este fator.
- seleção de riscos: quando as seguradoras selecionam os seus assegurados, excluindo as pessoas de riscos mais elevados.
O que são externalidades?
Externalidades são situações que afetam o bem-estar de terceiros não envolvidos diretamente numa atividade. O consumidor não suposta a totalidade dos custos nem dos benefícios do seu consumo e não internaliza as consequências das suas ações.
Positiva: A vacinação de uma pessoa não só protege essa pessoa contra a doença, mas também reduz a probabilidade de transmissão da doença para outras pessoas, criando um benefício para a comunidade
Negativa: Fumar em locais públicos pode causar problemas de saúde para os não-fumadores expostos ao fumo, resultando em custos adicionais para o sistema de saúde
Bens públicos na Saúde
Bens que podem ser beneficiados por todos e o consumo deste bem por um indivíduo não limita o consumo pelos outros (não rivalidade). Ninguém pode ser privado do seu consumo (impossibilidade de exclusão).
Equidade
Nem sempre os mercados produzem uma distribuição considerada justa, podendo existir desigualdades no acesso e no consumo. Os problemas na saúde prendem-se com:
- como formular uma política de justiça social?
- como medir a iniquidade na doença, no acesso, na utilização e no financiamento?
Como é que o estado pode intervir para repor o equilíbrio do mercado?
Aumento da eficiência:
- eliminar externalidades
- promover a concorrência
- produzir bens públicos
- regular
- divulgar informação
Aumento da equidade:
- uso de impostos e despesa para redistribuição dos rendimentos
Promoção da estabilidade macroeconómica e crescimento:
- redução do desemprego
- controlo da inflação
- uso da política monetária e fiscal para promover o crescimento económico
O que é o custo?
O custo é “o valor de todos os recursos utilizados na produção e distribuição de bens e serviços”. Não é apenas o valor pago pelo recurso, mas também inclui os benefícios perdidos (custo-oportunidade - custos de dedicar recursos na produção de um bem/serviço são os benefícios perdidos por não usar esses recursos na melhor opção alternativa).
Análise normativa e positiva
Positiva: descrição do comportamento dos indivíduos a partir de factos reais, que podem ser testados empiricamente (apenas uma descrição dos dados) Ex.: previsão do impacto de políticas
Normativa: uso de juízo de valor, ideologias, opiniões acerca das opções ou escolhas
Ex.: teorias de justiça social