ASCARIDÍASE Flashcards
Qual o agente etiológico da ascaridíase?
Ascaris lumbricoides.
Na ascaridíase quem é o nematódeo maior, o macho ou fêmea?
Fêmea. Infestam o intestino do homem, geralmente no jejuno e/ou íleo.
Ciclo e transmissão da ascaridíase:
O ciclo do A. lumbricoides é o protótipo dos vermes que fazem o ciclo pulmonar de Looss, portanto incriminados na síndrome eosinofílica pulmonar de Löeffler.. A duração média de vida dos vermes adultos é de doze meses. Quando os ovos embrionados encontram um meio favorável (umidade e temperatura entre 25-35oC), tornam-se bastante resistentes, permanecendo viáveis e infectantes durante anos. Após 10-15 dias, desenvolve-se um embrião ou uma larva no interior do ovo, momento no qual ele está infectante. São ingeridos através da água ou alimentos contaminados, ou ainda pelo contato das mãos com solo contaminado (mecanismo comum em crianças). Após passar pelo estômago, as larvas eclodem no lúmen intestinal, penetrando na mucosa e seguindo pela corrente sanguínea ou linfática indo parar nos pulmões, após cerca de cinco dias da ingestão dos ovos. Chegando em seu leito vascular, atraídas pelo O2, as larvas provocam rotura dos capilares pulmonares, alcançando os alvéolos. Após se maturarem durante dez dias, “sobem” pela árvore traqueobrônquica, levadas pelos movimentos ciliares, atingindo a glote e sendo então deglutidas. Estas larvas resistem à passagem gástrica, alcançando o intestino delgado, onde são amadurecidas até a fase adulta, completando o ciclo.
O A. lumbricoides, tal como os outros helmintos, não se multiplica no organismo humano. Portanto, o número de vermes depende exclusivamente de quantas vezes o paciente ingeriu ovos infectantes deste verme. V ou F?
Verdadeiro.
Qual a verminose mais frequente do mundo?
A ascaridíase é a verminose mais frequente no mundo. Estima-se que existam cerca de 1,5 bilhões de pessoas infestadas por este verme, correspondendo a 25% da população. As populações de baixo rendimento socioeconômico estão mais propensas a conviverem com más condições de higiene e saneamento básico, apresentando uma prevalência mais alta.
Quadro clínico da ascaridíase:
Maioria assintomática, mas pode se manifestar por dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Pode afetar alteração nutricional.
Sintomas atípicos da ascaridíase:
Obstrução intestinal por bolo de áscaris, mas é comum nas obstruções pediátricas. Invasão, causando pancreatite aguda, ou invasão biliar.
O que representa a síndrome de Loeffer?
Em virtude do ciclo pulmonar da larva, alguns pacientes apresentam manifestações pulmonares como tosse seca, broncoespasmo e imagens radiológicas de infiltrados intersticiais múltiplos e migratórios. O quadro clínico é brando e efêmero; o laboratório habitualmente acusa uma importante eosinofilia (10-30%), que costuma ceder ou diminuir após o término do ciclo pulmonar larvário.
Como ocorre o diagnóstico da ascaridíase?
Identificação dos ovos de áscaris nas fezes, pelos métodos de sedimentação de Lutz ou de Hoffman (para ovos inférteis) ou métodos de suspensão, como o de Faust (para ovos férteis).
Quais sinais patognomônicos de ascaridíase observados em exames radiológicos do tipo baritado?
Falha de preenchimento.
Tratamento da obstrução biliar ou pancreática por áscaris?
Retirada endoscópica.
Tratamento das formas não complicadas:
1ª opção – Albendazol (ovocida, larvicida e vermicida), 400 mg/dia, em dose única para adultos; em criança, 10 mg/kg, dose única; contraindicado em gestantes. Eficácia: quase 100%.
Alternativas – Mebendazol, 100 mg, 2x/dia, durante 3 dias; contraindicado nas gestantes. Eficácia: 95%. – Ivermectina, 150-200 mcg/kg, em dose única. Contraindicado em gestantes.
levamizol, 150 mg, VO, em dose única para adultos; crianças abaixo de 8 anos, 40 mg, e acima de 8 anos, 80 mg, também em dose única. Eficácia: 77-96%.
Tratamento da forma complicada da ascaridíase:
1ª opção – citrato de piperazina (capaz de imobilizar o sistema muscular do verme), 50- -100 mg/kg/dia, máximo de 3,5 g, durante 2 dias. Associar óleo mineral 40-60 ml/dia, antiespasmódicos, hidratação e cateter nasogástrico. As drogas citadas nas formas não complicadas, antes de matar o verme, podem causar agitação destes, não sendo indicado.
Tratamento de escolha para grávidas:
Pamoato de pirantel, 11 mg/kg, máximo de 1 g, dose única. Eficácia: 90%. Medicamento de escolha em grávidas.
Como controlar a cura na ascaridíase?
Sétimo, 14º e 21º dias através de exames parasitológicos.