Apendicite Aguda Flashcards
Qual a etiopatogenia da apendicite aguda?
Geralmente ocorre obstrução devido à hiperplasia linfoide da submucosa do apêndice ou devido à fecalito. A obstrução leva ao aumento da pressão intraluminal e huperproliferação bacteriana. Ocorre congestão venosa e isquemia arterial que determinam a inflamação seguida de infecção.
Qual o quadro clínico da apendicite aguda?
Inicialmente ocorre dor tipicamente visceral, localizada no epigástrio e depois, com o comprometimento do peritônio parietal, a dor se localiza na fossa ilíaca direita. Pode haver febre, anorexia (90%), vômitos (70%). O exame físico revela defesa na fossa ilíaca direita e dor à descompressão brusca no ponto de McBurney.
O exame retal pode mostrar dor ao toque do lado direito, massa palpável nos casos de abscesso, sinal de Rovsing (dor na fossa ilíaca direita ao se palpar o quadrante inferior esquerdo do abdome).
Como é ondiagnostico diferencial de apendicite aguda?
O diagnóstico diferencial é feito com doença inflamatória pélvica, cisto de ovário roto, pielonefrite, cólica nefrética, gastroenterite, linfadenite mesentérica e diverticulite de Meckel.
O que mostram os exames laboratoriais na apendicite aguda?
Leucocitose.
O que mostra no exame radiológico da apendicite aguda?
Sinais indiretos: apagamento da linha do psoas, escoliose antálgica, níveis líquidos na fossa ilíaca direita, pneumoapêndice. A USG e TC podem ser empregadas em casos duvidosos, sendo a TC mais sensível e específica do que a USG.
Quais são as fases que o apêndice pode apresentar quando inflamado?
- Edematosa ou inflamatória: apenas inflamação da parede. Ocorre nas primeiras 24 horas, com evolução geralmente favorável.
- Purulenta ou flegmonosa ou supurativa: há pus no apêndice, ocorre entre 24-48 horas de evolução. Pode ter evolução mais arrastada e complicações.
- Necrótica: há necrose do apêndice. Evolução maior que 48 horas. Pode haver abscesso periapendicular e evolução com complicações intracavitárias.
- Perfurativa: consequência evolutiva da fase anterior.
Quais as complicações da apendicite aguda?
- abcesso de parede: geralmente entre o 5º e o 7º dia de PO. Tratamento: ATB e drenagem.
- abscesso intra-abdominal: ocorre entre o 7º e o 10º dia de PO, principalmente nos casos purulentos e com necrose. Pode ser tratado clinicamente se menor do que 5cm, por punção percutânea ousada laparotomia.
- Fístula colo-cutânea: decorrente da deiscência do coto apendicular. Tratada geralmente de forma conservadora, com bons resultados.