Antiparasitarios Flashcards
Homem, 52 anos, professor, retornou de recente viagem a região amazônica relatando novo episódio de malária. Informa que já se submeteu a tratamento por 3 vezes no passado. Para tratamento da malária por plasmodium vivax foi utilizada a associação de cloroquina com primaquina. Sobre a cloroquina, assinale a correta:
Impede a fagocitose de moléculas de glicose/frutose, interferindo no mecanismo energético
Impede a formação de hemozoína
Liga-se a fração globina da hemoglobina, impedindo sua utilização pelo Plasmodium
Liga-se a hemoglobina impedindo a sua utilização pelo Plasmodium
Impede a formação de hemozoína
Homem, 40 anos, residente de uma região tropical, procura atendimento médico devido a sintomas crônicos que o incomodam há vários anos. Ele relata inchaço recorrente nas pernas, sensação de peso e fadiga, além de episódios frequentes de febre baixa. Ele também menciona ter notado nódulos dolorosos em suas virilhas. O paciente apresenta edema simétrico, envolvendo principalmente as pernas e os tornozelos. A pele sobre a área edemaciada parece espessada e com hiperpigmentação. Ao palpar as virilhas, são encontrados linfonodos aumentados, firmes e sensíveis ao toque. Não há sinais de infecção secundária ou úlceras nas pernas. Para confirmar o diagnóstico de filariose linfática, é solicitado um teste de microfilárias no sangue periférico. O resultado é positivo, com a presença de microfilárias da Wuchereria bancrofti. Além disso, uma ultrassonografia dos membros inferiores revela dilatação dos vasos linfáticos e tecido conjuntivo fibroso, confirmando o diagnóstico de linfedema. Assinale a alternativa que contém fármaco adequado para o tratamento deste paciente e seu mecanismo de ação:
Albendazol; abertura de canais de Ca2+, causando paralisia do parasita
Metronidazol; bloqueio despolarizante da junção neuromuscular, causando paralisia do parasita
Niclosamida; inibição da polimerização da beta-tubulina, impedindo divisão celular
Ivermectina; abertura de canais de Cl-, causando paralisia do parasita
Ivermectina; abertura de canais de Cl-, causando paralisia do parasita
Mulher, 32 anos, residente em uma área rural, procura atendimento médico com queixa de dor abdominal, náuseas e perda de peso inexplicável nos últimos meses. Ela também notou a presença ocasional de vermes nas fezes. Não fez viagem recentemente. A paciente apresenta sinais vitais dentro dos limites normais. O exame abdominal revela distensão moderada, sensibilidade à palpação em região epigástrica e no quadrante superior direito, sem massas palpáveis. Não há sinais de inflamação da pele ou irritação anal. Exames laboratoriais: hemograma com leucocitose e eosinofilia; parasitológico de fezes com presença de ovos de Ascaris lumbricoides. Recebe prescrição médica com medicação cujo mecanismo de ação é inibir a polimerização dos microtúbulos, impedindo as funções dependentes destes no agente patológico.
Nomeie o medicamento prescrito para tratar a paciente. (Será considerado apenas o primeiro citado).
Cite outras duas helmintoses que também são tratadas com este medicamento. (Serão consideradas as 2 primeiras citadas).
Albendazol ou Mebendazol
Se respondeu albendazol:
Tricuríase, ancilostomose, enterobiose (oxiuríase), hidatidose, teníase (cisticercose)
Se respondeu mebendazol:
Tricuríase, ancilostomose, enterobiose (oxiuríase)
Mulher, 43 anos, balconista de farmácia. Procura atendimento devido a quadro de tosse produtiva há 1 semana e febre há 3 dias. Relata que se automedicou com Norfloxacina, por 3 dias, sem melhora. Não faz uso de nenhuma medicação. Exame físico: REG; PA=130/80mmHg; FC=90bpm; FR=20mrpm; saturação de O2 em ar ambiente=94%; Temperatura axilar=37,5ºC. Tórax: frêmito toracovocal aumentado na base direita e submacicez à percussão na mesma região. À ausculta pulmonar: presença de crepitações finas na base direita e ausculta da voz aumentada na mesma região. Após avaliação clínica e laboratorial, o médico fez diagnóstico de Pneumonia Adquirida na Comunidade e prescreveu, para uso oral: Amoxicilina associada a Azitromicina, por 7 dias. Analise o caso e responda às questões:
A qual classe de antibióticos pertence a Norfloxacina?
Quais os RESPECTIVOS mecanismos de ação da Amoxicilina e da Azitromicina?
Classe das quinolonas → 100%.
Mecanismo de ação da Amoxicilina: inibe o crescimento das bactérias ao interferir na reação de transpeptidação da síntese da parede celular bacteriana. → 50%
Mecanismo de ação da Azitromicina: inibe a síntese proteica por ligação reversível às subunidades ribossômicas 50S. → 50%