Anestesia Flashcards
SDRA
Parâmetros de ventilação protetora
Volume corrente <6 ml/peso predito (ATS: 4-8)
Ajuste adequado da PEEp
Hipercapnia permissiva - tolerar pco2 até 70-80, desde que pH>7,2
Pressão de platô <30
Drive pressure <15
Posição prona se P/F<150
BNM se P/F <120
Paciente no pré operatório com HB de 10. Transfundir sangue ?
Sim
Quando transfundir plaquetas ?
<10 mil se assintomático
<50 mil se sintomático
Quando transfundir hemácia ?
Para todos : HB<7
Coronariopatia HB<8
Pré operário HB<10
Quando não transfundir plaqueta?
PTI, PTT e SHU não é para transfundir
Quando transfundir plaqueta mesmo que paciente tenha níveis aceitáveis de plaqueta?
Paciente com sangramento em uso de AAS ou doença que cause plaqueta ruim
Quando Não transfundir plasma
Plasma Não melhora cicatrização, não repõe albumina baixa e não faz expansão volemica
a adição de adrenalina (aumenta ou diminui)o pH local, causando diminuição da velocidade de ação da droga, ou seja, aumenta o tempo de latência.
a adição de adrenalina diminui o pH local, causando diminuição da velocidade de ação da droga, ou seja, aumenta o tempo de latência.
Succinilcolina: agente despolarizante. Quando não devemos utilizá-la?
Em casos de hipercalemia, rabdomiólise, miopatias e distrofias hereditárias.- Rocurônio: agente não despolarizante. Deve ser usado no paciente com contraindicação à succinilcolina.
E os sedativos?- Midazolam: é o mais clássico de todos. Tem ação sedativa, amnéstica e anticonvulsivante, mas não analgésica. A desvantagem é que
causa importante depressão miocárdica e respiratória.
- Propofol: hipnótico com propriedades broncodilatadoras, antieméticas e anticonvulsivantes. Sua grande desvantagem é a…
Depressão miocárdica
- Etomidato: sedativo e hipnótico sem ação analgésica. Ótima droga na instabilidade hemodinâmica. Um efeito colateral cobrado nas provas é a
é a inibição da síntese de esteroides pela adrenal, por isso, não pode ser usado em infusão contínua.
é o único agente de indução intravenosa que aumenta a pressão arterial e frequência cardíaca e diminui o tônus broncomotor**
cetamina
é de curta ação, sendo o agente indutor de escolha, inclusive em procedimentos pequenos como a EDA e em pacientes asmáticos, por promover broncodilatação. As principais limitações são a dor à injeção e a redução da pressão arterial, por isso, deve ser usado com cautela em pacientes hipovolêmicos ou com má tolerância à hipotensão
propofol
produz alterações hemodinâmicas mínimas. Por preservar a pressão arterial na maioria dos pacientes, é frequentemente escolhido como alternativa para indução de pacientes com doença cardiovascular ou hipovolemia grave.
As principais desvantagens incluem dor em queimação durante a injeção, mioclonia e supressão adrenal quando administrado como infusão prolongada para sedação de pacientes graves.
etomidato