8 Risco Flashcards
1
Q
8 Risco
- da volatilidade:
A
8 Risco
- da volatilidade: variação dos rendimentos, reflete o quanto flutuou o rendimento do ativo. medida estatística usada para medir a intensidade e a frequência que acontecem as oscilações no preço do ativo. a medida do risco associado ao investimento é igual o grau de variação do seu preço de mercado: quanto maior a volatilidade do ativo, maior tende a ser o seu risco. isto torna os retornos potenciais difíceis de prever. quando os mercados são mais voláteis, os investimentos financeiros têm um maior risco de perdas substanciais. as flutuações ampliam a probabilidade de resultados extremos, sejam lucrativos ou não.
2
Q
8 Risco
- especuladores:
A
8 Risco
- especuladores: a volatilidade ajuda os especuladores do mercado financeiro porque lhes oferece oportunidades de lucrar muito em um curto período. quando os preços se movem bruscamente para cima ou para baixo, os especuladores podem lucrar com a compra e venda desses ativos. day traders: operadores do mercado financeiro que abrem e fecham operações no mesmo dia,estão sempre em busca de grandes oscilações no mercado.
3
Q
8 Risco
- cálculo a volatilidade do mercado:
A
8 Risco
- cálculo a volatilidade do mercado: considera o desempenho das ações. quantos picos, recessões e variações substanciais ocorrem no dia a dia e como elas se comparam com o desempenho histórico do mercado. medidas usadas para medir a volatilidade: desvio padrão, coeficiente de variação, índice beta, índice de sharpe e variância. cada ativo do mercado financeiro vai variar de forma diferente. É importante notar que alguns apresentam oscilações menores, enquanto outros são capazes de flutuar muito em um curto período.
4
Q
8 Risco
- Value at Risk VaR:
A
8 Risco
- Value at Risk VaR: medida que busca representar uma estimativa de perda máxima: maior perda esperada, de um ativo ou de uma carteira de ativos em determinado período, em determinado grau de confiança, em condições normais de mercado. o VaR pode ser estimado em termos absolutos: como expressão monetária, ou em termos relativos: comparando-se em relação à carteira analisada ou a um benchmark. premissas fundamentais: 1. maior perda esperada. 2. período de análise 3. grau de confiança determinado. medida que evidencia a exposição da carteira ao risco de mercado, bem como suas chances de perdas. resume a perda máxima esperada, facilitando bastante a compreensão do risco de uma carteira. 1. VaR paramétrico: método de variância-covariância, método analítico, modelo que usa elementos informações sobre rentabilidade estimada, partindo da premissa de uma distribuição normal de rentabilidade. 2. VaR não paramétrico: modelo que não busca a construção de cenários e hipóteses sobre a rentabilidade, partindo da própria análise de dados históricos.
5
Q
8 Risco
- teste de estresse, Stress Test:
A
8 Risco
- teste de estresse, Stress Test: análise de risco que busca estimar a vulnerabilidade de determinada carteira de ativos a mudanças em certas variáveis do mercado. formula uma simulação com indicadores diversos:índice de inflação, taxa de juros, câmbio, índices de atividade econômica, buscando a interpretação de cenários estranhos e caóticos: adversos à aparente situação de normalidade das operações, e compreender a reação dos ativos às alterações apresentadas. cada ativo responde a determinada variável de forma particular, às vezes de forma homogênea, às vezes não. parte-se da diversificação de composição da carteira para a significação dos resultados apresentados. pondera-se, o peso de cada ativo componente, bem como a resposta destes às variações apresentadas, para com isso formular hipóteses sobre o agregado.