7ª- Diferenças Culturais no Processamento Emocional Flashcards
O que defende a Teoria das Emoções Básicas em relação à universalidade das emoções?
A diversidade cultural é demasiado recente para ter modificado o substrato biológico das emoções. A cultura apenas afeta a expressão de emoções através de normas de expressão ( normas culturais sobre se e como as emoções devem ser expressas em situações sociais).
O que defende a Abordagem Construcionista Social?
As emoções são construções culturais. Cada cultura experiencia emoções diferentemente. Os genes determinam apenas aspetos básicos das emoções, nomeadamente o afeto central (barómetro neurofisiológico da relação de uma pessoa com o ambiente num determinado momento temporal).
De que forma a Seleção de parceiro é um fator ambiental e cultural relevante para as emoções?
As normas sociais influenciam o que é considerado um bom parceiro, condicionando os genes transmitidos aos filhos.
De que forma o Stress parental é um fator ambiental e cultural relevante para as emoções?
O estresse parental, devido a eventos traumáticos ou às preocupações quotidianas, pode provocar modificações epigenéticas do DNA que é transmitido aos filhos. O estado fisiológico da mãe durante a gravidez afeta o sistema emocional emergente.
De que forma a dieta materna é um fator ambiental e cultural relevante para as emoções?
Varia muito entre culturas, contendo substâncias que são benéficas e/ou nocivas. Por ex., o consumo de colina está associado a menor impulsividade e controlo da frustração por parte dos filhos.
De que forma o cuidado parental é um fator ambiental e cultural relevante para as emoções?
Nas sociedades caçadoras recolectoras as mães passam 90% do tempo em contato com os seus filhos, por contraste com as sociedades desenvolvidas. Em roedores os cuidados maternais influenciam o desenvolvimento da estrutura e função cerebral.
De que forma o tamanho familiar é um fator ambiental e cultural relevante para as emoções?
Na China, a política do filho único, tem produzido indivíduos menos sociáveis e mais centrados em si próprios.
De que forma a Prevenção de doenças é um fator ambiental e cultural relevante para as emoções?
Prevenção de doenças como o SARS. Quando a ameaça de patógenos é elevada a tendência para ligação ao in-group e de afastamento do out-group é maior.
Como é que diferentes ambientes podem elicitar mudanças estruturais e funcionais no cérebro?
Adaptações genéticas ao longo de múltiplas gerações(ex: forma da cabeça); Modificações epigenéticas transmitidas de pais para filhos; Experiências de vida (ex: stress)
De que forma a Elicitação Emocional em relação à Novidade difere entre culturas?
As culturas diferem na sua sua exposição a certos objetos e eventos (ex: neve). Quando confrontadas com tais eventos, os grupos culturais poderão diferir na sua avaliação de novidade. Os estímulos percecionados como mais inovadores podem mais facilmente desencadear uma emoção do que objetos percecionados como familiares.
ex: faces de outras raças
De que forma a Elicitação Emocional em relação à aos Outliers emocionais diferem entre culturas? Que implicações tem para a investigação?
• A experiência de alegria nos Esquimós Utku Eskimo está associada à caça de
lemingues (pequenos roedores) ou ao acto de apedrejar lagópodes, um tipo de ave.
• Os Kubos experienciam prazer ao tomarem conhecimento de acontecimentos
negativos vicenciados por amigos e familiares.
• Os membros da tribo Fore na Nova Guiné praticam canibalismo como forma de lidar com a morte de uma pessoa significativa.
• Algumas tribos indígenas expressam raiva muito dramática e abertamente a outros membros do seu grupo, que simultaneamente temem e admiram a expressão. Em contraste, os Esquimós Utku parecem não ser capazes de expressar raiva.
- Estas diferenças na elicitação emocional sublinham as limitações na investigação de emoções na sociedade industrializada.
De que forma a Identidade Social afeta o reconhecimento emocional?
Maior exatidão no reconhecimento de emoções de pessoas do in-group por comparação com pessoas do out-group.
(em faces invertidas não se observou a vantagem do in-group no reconhecimento das expressões faciais).
De que forma as culturas diferem no modo como verbalizam emoções?
Muitas palavras emocionais têm correspondência entre diferentes línguas. Por outro lado, há palavras com conteúdo emocional que não têm correspondência unívoca com palavras de outras línguas. Há duas explicações possíveis para isto suceder: 1) Quando uma língua não tem nome para uma emoção significa que os falantes dessa língua não a sentem; 2) Os seres humanos sentem as mesmas emoções, mas variam na forma como refletem sobre elas.
ex: os habitantes do Taiti não têm uma palavra para expressar tristeza;
De que forma as sociedades humanas diferem na forma como fazem sentido das suas experiências emocionais?
Nas sociedades descendentes da sociedade europeia há uma ênfase nas deduções lógicas, pelo que as contradições são pouco toleradas. Nas sociedades de descendência chinesa, o raciocínio baseia-se na ideia de que as coisas estão sempre em alteração, são caracterizadas por forças e fraquezas, por bem e mal, e estão ligadas ao todo, pelo que as contradições não são só toleradas, como são esperadas. Consequentemente, os europeus ou estão bem ou estão mal, os chineses estão bem e mal ao mesmo tempo (é normal ter vários estados emocionais em simultâneo)
De que forma o reconhecimento emocional varia entre grupos culturais?
• Vocalizações que comunicam as chamadas “emoções básicas”(raiva, nojo, medo, alegria, tristeza e surpresa) foram reconhecidos bidirecionalmente.
• Em contraste, um conjunto de emoções adicionais foi apenas reconhecido dentro, mas não além, das fronteiras culturais.
• As emoções negativas têm vocalizações que podem ser reconhecidas entre
culturas, enquanto que a maioria das emoções positivas são comunicadas com sinais específicos da cultura.