4a- Bases Cerebrais das Emoções Flashcards
Qual a diferença no percurso e função das vias curta e longa com destino a amígdala?
Via curta: a informação sensorial é enviada diretamente do tálamo para a amígdala, ocorrendo uma resposta inconsciente emocional rápida. - sistema de deteção rápida do perigo.
Via longa: o estímulo sensorial passa do tálamo sensorial para o córtex sensorial e de seguida para a amígdala para gerar a resposta emocional. Permite a consciência do estímulo e o seu processamento de forma a avaliar se o estímulo é um perigo real ou não. (neste último caso a pessoa pode relaxar)
Como funciona o input inibitório?
Se já iniciámos a resposta fisiológica (ex.: coração já começou a bater mais rápido), essa resposta pode, ou não (dependendo do contexto - ex.: ouvir um tiro em Portugal/EUA), ser atenuada.
Quando aquilo que percecionamos como ameaça, afinal não o é, o córtex pré-frontal ventromedial envia informação para a amígdala para esta atenuar a “resposta” do medo.
Quais são as funções do córtex orbitofrontal?
– Descodificação e reconhecimento de reforços primários (e.g., paladar e
toque);
– Controlo e correção de comportamento relacionado com recompensa/ punição.
- Envolvido na emoção e na tomada de decisão
Quais são as consequências de Patologia no Córtex Orbitofrontal?
- Ausência de modulação emocional na tomada de decisão – (sem aversão ao risco/punição)
- Dificuldades no julgamento social (comportamento anti-social)
- Dificuldades no controlo emocional (raiva)
Descreve o caso de Phineas Gage. Onde era a sua lesão e o que causou?
A suas lesões foram no córtex orbitofrontal/ventromedial esquerdo e a região anterior esquerda. O córtex orbitofrontal está envolvido na aprendizagem do valor motivacional e emocional dos estímulos. O OBF trabalha em conjunção com a amígdala para aprender e representar as relações entre os novos estímulos (reforços secundários) e os reforços primários como comida e sexo. O OBF pode detetar alterações no significado recompensatório dos estímulos aprendidos e promover alterações comportamentais adequadas.
Phineas Gage era um indivíduo responsável, respeitável, religioso e socialmente adaptado, PG tornou-se irreverente, profano, descontrolado e impulsivo.
Quais são as funções do Córtex Pré-frontal Ventromedial?
Tem um papel de extinção.
• O CPF ventromedial desempenha um papel central na regulação emocional.
• Permite a aprendizagem de uma interpretação positiva de um estímulo previamente negativo.
• Atenua a resposta da amígdala.
• Comportamento: ausência de resposta a uma pista de medo prévia.
Quais são as subdivisões do Córtex Cingulado Anterior?
A subdivisão ventral afetiva do ACC e a subdivisão dorsal cognitiva do ACC
Quais são as funções da subdivisão ventral afetiva do CCA dorsal?
É ativada por tarefas emocionais, estando envolvida no processamento emocional em controlos saudáveis e na ativação de sintomas em várias desordens psiquiátricas como ansiedade, fobia e OCD.
Quais são as funções da subdivisão dorsal cognitiva do CCA?
Recebe informação somatossensorial relacionada com a dor. A tristeza também ativa as mesmas áreas da dor, como por ex., aquando da separação social ou do corte de relações importantes (situações de stress social). Esta área também é ativada no contexto do medo condicionado ou quando se expõem os participantes a estímulos de medo. Esta área está também associada a situações de conflito cognitivo, como o Stroop-task, nos quais os participantes têm de suprimir uma resposta automática para realizar uma resposta controlada.
Que perturbações emocionais estão relacionadas com Patologia no CCingulado Anterior?
– Depressão: diminuição do volume e alterações nos padrões de atividade.
- A depressão provoca hipoativação (menor do que nos controlos) de CCA dorsal; por sua vez maior atividade no CCA ventral tem estado associada a melhor resposta a antidepressivos.
- Esquizofrenia
Quais as principais funções da Ínsula?
Consciência Interoceptiva. está envolvido na representação visceral e na experiência emocional. É ativado durante a evocação de emoções e durante a sensação consciente de dor e temperatura.
A insula anterior é ativada durante a perceção de expressões faciais de nojo, e estudos de pacientes mostram o envolvimento da insula no reconhecimento de expressões vocais e faciais de nojo e na experiência do nojo.
Papel na produção de um contexto emocionalmente relevante para a experiência sensorial, tal como nojo e desconforto.
É também importante para sentir empatia e na tomada de decisão em situações de conflito.
Como é que a Ínsula interfere no processameneto emocional?
O córtex insular recebe informação homeostática (sinais de temperatura e dor, alterações no pH sanguíneo, nas concentrações de dióxido de carbono e oxigênio no sangue) através de vias que se originam nas fibras nervosas periféricas. Isto é uma evidência do envolvimento dos sinais aferentes somatossensoriais no processamento das emoções. Nos pacientes com comprometimento autônomo puro, uma doença na qual a informação aferente visceral está gravemente comprometida, estudos de imagiologia revelam um embotamento dos processos emocionais e atenuação da atividade das áreas somatossensoriais que contribuem para as emoções.
Quais são as consequências de Patologia na Ínsula?
- Verifica-se uma diminuição de comportamentos aditivos em pacientes com lesão na Ínsula.
- Está também envolvida na Perturbação Obsessivo-Compulsiva- aumento da ativação para estímulos relevantes para a perturbação, tal como para outros estímulos de nojo.
Qual o papel do Cerebelo?
Está envolvido no processamento emocional; modula processamento excitatório e inibitório para comportamento adaptativo (motor e não-motor).
Que patologia encontramos associada a lesões no Cerebelo?
Pathological Laughter and Crying. É uma perturbação da expressão emocional. Quando ocorre lesão nos circuitos do cerebelo as estruturas responsáveis por automaticamente ajustar o riso e o choro operam com informação incompleta sobre o contexto, resultando em comportamento inadequado.