6. Alterações congênitas no cotovelo, punho e mão de crianças Flashcards
Quando ocorrem as alterações congênitas dos MMSS?
quarta e a oitava semana, fase de rápido desenvolvimento dos membros superiores.
formação inicial do broto do membro superior ?
ocorre por um crescimento externo do mesoderma sobre o ectoderma que o recobre. Esse crescimento acontece a partir de duas colunas:
As células da placa lateral mesodérmica formarão ossos, cartilagens e tendões.
O mesorma somático formará os nervos e vasos sanguíneos
Classificação International Federation of Societies for Surgery of the Hand (IFSSH) para deformidades do membro superior congênitas?
Braquidactilia
Termo proveniente do grego com significado de “dedo curto”. O indicador e o quinto dedos são os mais afetados, sendo a falange média o osso mais alterado.
síndrome de Apert?
é uma das formas de maior expressão clínica do fechamento prematuro das suturas cranianas
Apert, observa-se uma das mais graves formas de polissindactilia dos membros superiores e inferiores, caracterizada pela fusão desorganizada dos ossos das mãos e dos pés.
Apert classificação na mão?
Tipo I. mão em pá” ou “mão de obstetra”.
O polegar é independente, embora curto e com desvio radial. A primeira comissura, mesmo existente, está diminuída. O dedo mínimo está independente
Tipo II. mão em colher”.
O polegar e o indicador apresentam sindactilia simples. Os outros dedos, indicador, médio e anular, apresentam fusão das falanges distais. O quinto dedo está unido ao anular.“
Tipo III. mão em casco” ou “pata de vaca”
com inclusão do polegar e do mínimo,
Clinodactilia?
alteração congênita caracterizada por um desvio lateral excessivo do dedo devido a uma alteração óssea. Qualquer angulação lateral do dedo maior que 10° pode ser considerada patológica.
síndrome de Rubinstein-Taybi na mão?
apresenta o polegar alargado e com desvio radial, pela presença de uma falange proximal delta, deformidade que também é conhecida como “polegar do caroneiro” (hitch-hiker thumb).
deformidade de Kirner epidemiologia ?
caracterizada pelo desvio radial e palmar do segmento distal do quinto dedo. 2x mulheres e bilateral. associada a síndromes, como a de Cornélia de Lange e síndrome de Turner.
Síndrome de Klippel-Trènaunay?
Caracteriza-se pela hipertrofia da mão e do membro superior, causados pela presença de malformações vasculares de diferentes tipos
bilaterais e acometer o membro superior e o inferior. Apresentam rigidez articular, neuropatias de compressão e dor crônica, que costumam piorar com o tempo.
Classificação para polidactilia do polegar ?