2.1 Coluna Cervical Flashcards
odontoideum ?
é a denominação dada a uma formação óssea que aparece sobre o ápice do processo odontoide hipo‐ plásico
Klippel-Feil?
clássica é caracterizada por redução da amplitude de movimento cervical, pescoço curto, implantação baixa do cabelo na nuca e fusão entre vértebras cervicais.
Klippel-feil local mais comum?
local mais comum de ocorrência da fusão isolada é entre C2 e C3, seguido de C5 e C6.
síndrome de Morquio na coluna?
é uma mucopolissacaridose associada ao excesso de excreção de ceratossulfato na urina. Essa síndrome, geralmente, está associada à hipoplasia ou à aplasia do odontoide, provocando instabilidade atlantoaxial.
Artrite reumatoide na coluna ?
Na coluna, o local mais afetado é a região cervical (FIG. 2.1.2), e o problema mais comum é a instabilidade C1-C2, seguido de subluxação subaxial e impacção atlantoaxial.
Linha de mcgregor ?
linha de McGregor é traçada da base do palato duro até a cortical externa do occipício. Mede-se a distância da ponta do odontoide até a linha de McGregor. A migração superior do odontoide caracteriza-se quando sua ponta está 4,5 mm acima dessa linha.
Torcicolo paradoxal?
criança apresenta a cabeça inclinada para um lado e rodada para o lado oposto, como ocorre quando há torcicolo espasmódico. Entretanto, o músculo esternocleidomastóideo, que deveria estar contraturado, parece relaxado. Já o lado oposto parece contraturado à palpação. Esse fenômeno é denominado torcicolo paradoxal e é determinado pela rotação entre C1 e C2, não pelo espasmo do músculo esternocleidomastóideo.
Grisel, classificação?
Fielding e Hawkins.
tipo I: deformidade rotatória fixa, sem desvio anterior do atlas. Essa é a forma mais comum e benigna. integridade do ligamento transverso.
tipo II: desvio anterior do atlas entre 3 e 5 mm e a rotação está associada ao ligamento transverso deficiente. A rotação ocorre pelo desvio de uma massa lateral que roda sobre a articulação contralateral intacta.
tipo III: desvio anterior do atlas superior a 5 mm, com deslocamento de ambas as massas laterais.
Tipo IV é uma forma rara, em que há desvio posterior do atlas e associação a um processo odontoide deficiente.
Como calcular estenose cervical?
Índice de torg:
estenose quando o valor do índice é inferior a 0,8