4 - Concurso de pessoas e crimes Flashcards
Penal: Concurso de pessoas e crimesV ou F?Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um a dois terços.
Falso.Se a participação for de menor importância, o artigo 29, § 1º, prevê diminuição de um sexto a um terço.
Penal: Concurso de pessoas e crimesV ou F?Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.
Verdadeiro.Referindo-se à cooperação dolosamente distinta, prevista no artigo 29, § 2º, do CP.
Penal: Concurso de pessoas e crimesV ou F?A autoria colateral ocorre quando dois ou mais agentes concorrem para a prática da realização da infração penal, sem vínculo entre eles. Os indivíduos não possuem liame subjetivo de juntos praticarem a conduta típica, mas acabam realizando a conduta de forma concorrente.
Verdadeiro.
Penal: Concurso de pessoas e crimesRequisitos do concurso de pessoas? (5)
PRIVE1. Puralidade de agentes e condutas;2. Relação de causalidade;3. Identidade de crime; 4. Vínculo subjetivo;5. Existência de fato punível.
Penal: Concurso de pessoas e crimesTeorias unitárias de diferenciação entre autor e participe? (2)
Teoria subjetiva;Teoria extensiva.Subjetiva: autor é todo aquele que contribui para o resultado. Extensiva: não distingue autor de participe, mas existem diversos graus de autoria.
Penal: Concurso de pessoas e crimesTeorias diferenciadoras no concurso de pessoas entre autor e participe? (3)
Objetivo-formal: autor é quem realiza o verbo núcleo do tipo (CP);Objetivo-material: autor é quem contribui de forma mais efetiva ao resultado;Teoria do domínio do fato: autor é quem controla finalisticamente o fato.
Penal: Concurso de pessoas e crimes_____________ (Crime multitudinário / Crime pluriofensivo) é aquele cometido por uma reunião de pessoas, no clima de tumulto ou histeria coletiva, que torna os limites éticos dos individuos temporariamente menos rigidos.
Crime multitudinário.
Penal: Concurso de pessoas e crimesAutor ________________ (mediato/imediato) é aquele que, mesmo sem realizar a ação nuclear típica, pratica a conduta descrita no tipo incriminador, utlizando-se de outras pessoas como seu instrumento - um individuo não culpável (inimputável, sem potencial consciência da ilicitude ou com inexigibilidade de conduta diversa).
Mediato.M de Manipulador.
Penal: Concurso de pessoas e crimesNos crimes __________ (próprios/comuns), admite-se a autoria mediata, desde que o autor mediato também tenha as condições exigidas pelo tipo.
Próprios.
Penal: Concurso de pessoas e crimesNos crimes de mão própria e nos culposos, __________________ (é possível / não é possível) a autoria mediata.
Não é possível.
Penal: Concurso de pessoas e crimesNos crimes culposos, no concurso de pessoas, _____________ (admite-se/não se admite) a coautoria. O liame subjetivo envolve a própria conduta em si.
Admite-se.
Penal: Concurso de pessoas e crimesNos crimes omissivos próprios, o entendimento é de que cabe(m) a ____________ (participação/coautoria/ participação e coautoria).
Participação.
Penal: Concurso de pessoas e crimesNos delitos omissivos impróprios cabe(m) a _________________ (participação/coautoria/participação e coautoria).
Participação e coautoria.
Penal: Concurso de pessoas e crimesQuem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua _______________ (culpa/culpabilidade).
Culpabilidade.
Penal: Concurso de pessoas e crimesSe a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de _________ (um sexto à metade/um sexto a um terço).
Um sexto a um terço.
Penal: Concurso de pessoas e crimesSe algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até _________ (um terço/metade), na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.
Metade.